Capitão do Corinthians na derrota por 1 x 0 para o Ceará, neste domingo (9), na Neo Química Arena, Maycon se manifestou na zona mista após o jogo e comentou um ponto que tem se tornado recorrente na equipe: os desfalques por suspensões. Desta vez, o meia Rodrigo Garro recebeu um amarelo aos 49 minutos do segundo tempo e está suspenso para o clássico contra o São Paulo, na quinta-feira, pela 34ª rodada do Brasileirão.
Questionado sobre conversas com o elenco a respeito dos cartões, Maycon foi direto ao expor o dilema que, segundo ele, envolve a postura competitiva do time. “Se a gente não tivesse tomado nenhum cartão, se a gente não ficasse indignado com o árbitro, se a gente não tivesse feito falta para matar jogada, se a gente não tivesse feito nenhuma dessas ações, vocês estariam cobrando porque a gente não é um time muito pacífico, um time que não toma cartão”, afirmou.

O volante destacou que a cobrança recai sobre o grupo independentemente da postura adotada. “Como eu falei, acho que a balança é muito pesada porque se a gente faz, a gente é cobrado, se a gente não faz, a gente vai ser cobrado também. Eu não sei o que te responder. Eu acho que a gente se foca para fazer o melhor pelo Corinthians.”
“Eu acho que a gente tem que representar o Corinthians da melhor forma. Se a gente acha que o juiz está errando, a gente vai cobrar o juiz e se a gente tiver que tomar cartão, é ruim, óbvio. Mas se a gente não cobrar, vocês vão estar cobrando a gente porque a gente não representa a camisa do Corinthians”, completou.
Segundo ele, decisões em campo acontecem em frações de segundo e nem sempre permitem o controle ideal. “A gente tem que estar fazendo o melhor. A gente tem segundos para decidir, a gente tem segundos para pressionar e depois, é claro, olhando pela televisão, depois do jogo, olhando os lances, a gente poderia ter tomado outras decisões, mas ali, num espaço curto de tempo, é para fazer uma falta, é para matar uma jogada.”
“O lance propriamente do primeiro gol, acho que é um lance que a gente vinha conversando bastante que a equipe adversária queria um contra-ataque, a gente tinha que matar a jogada, não conseguimos e eles fizeram o gol”, ponderou o camisa 7 do Timão.
“Então são lances que, de repente, se a gente mata a jogada, a gente vai tomar outro cartão amarelo ali. É difícil, irmão. Então a gente tem que tentar fazer o melhor no jogo, tem que tentar representar o Corinthians da melhor forma e, às vezes, vai ser dessa forma. Eu acho que, como eu falei, a balança é para os dois lados. A gente está cobrando porque a gente quer representar o Corinthians da melhor forma.”
Além das punições, o volante reconheceu que as lesões e suspensões têm prejudicado o planejamento do técnico Dorival Júnior. Segundo ele, o elenco enxuto acentua o impacto de cada ausência. “O Dorival talvez repetiu uma ou duas vezes, ou talvez uma vez, a equipe de um jogo para o outro, pela sequência de jogos que a gente vem tendo, pelas suspensões, pelas lesões. É claro que atrapalha, mas eu acho que a gente tem que se preparar.”
Maycon destacou que, neste momento da temporada, não há espaço para buscar soluções externas ou justificar problemas. “A gente tem que buscar soluções com o que a gente tem. Não adianta agora, na altura do campeonato que a gente está, no final do ano, disputando o Campeonato Brasileiro, tendo uma Copa do Brasil, a gente procurar achar pontos que não vai se solucionar agora.”
Para o capitão alvinegro, a força coletiva aparece quando o grupo está completo, mas a realidade exige adaptação. “A gente é muito forte quando tem todo mundo. É claro que quando perde alguns jogadores que têm um entendimento da nossa equipe, a equipe sente, é óbvio. Mas eu acho que a gente tem que ter discernimento de saber que nós temos que trabalhar da melhor forma”, concluiu.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45
Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Técnico do Corinthians analisa partida contra o Ceará e projeta reta final do Campeonato Brasileiro
Maycon admite frustração e fala em mudança de mentalidade após nova derrota do Corinthians
Em tarde pouco inspirada, Corinthians é derrotado pelo Ceará na Neo Química Arena

2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados