Na armação da equipe, ao lado de Marcelinho Carioca, Souza se destacava como um meia de muita técnica
Meia canhoto e extremamente habilidoso, Souza, o José Ivanaldo de Souza, se aposentou em 2008, logo após ajudar o América de Natal – time que o revelou -, a escapar do rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro.
“Queria continuar, mas minha musculatura já não obedece mais”, falou o meia à imprensa potiguar.
Souza começou a carreira no próprio América de Natal, mas foi destaque no Paulistão de 94, pelo Rio Branco de Americana. Com belos gols e dribles curtos, foi disputado pelos grandes clubes de São Paulo. O Corinthians venceu a concorrência e levou o meia para o Parque São Jorge.
No time histórico de 1995, Souza foi importante para a equipe alvinegra nas conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil. Responsável pela armação das jogadas da equipe, que contava ainda com o inspirado Marcelinho Carioca, com o artilheiro Viola, com o rápido Marques, com o raçudo Zé Elias, com o goleiro Ronaldo e companhia, também faturou o Paulista de 97.
Ao todo, com a camisa alvinegra, o meia atuou 209 vezes (94 vitórias, 61 empates e 54 derrotas) e marcou 31 gols. Em 1998, após ter sido vice-campeão paulista pelo Corinthians, Souza foi negociado justamente com o São Paulo, o campeão estadual daquele ano. Aliás, Souza era antigo sonho do Tricolor paulista, que desembolsou aproximadamente US$ 5 milhões pela sua contratação.
Veja a atuação do camisa 10 do Timão, em Corinthians 5 x 0 Vasco, jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil 1995.
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão