Corinthians busca encostar no G4 do Brasileirão contra adversário que já rendeu boas histórias e recordações a Fiel
Neste domingo (25), o Timão entra em campo na Ressacada, às 19h (horário de Brasília), contra o Avaí, em busca de mais três pontos na corrida pelo G4 – ou até mesmo pelo título – da competição.
Na sexta colocação, com 27 pontos, o Timão enfrenta o Avaí, que ainda não venceu no campeonato deste ano e ocupa a lanterna desta edição, mas que já proporcionou jogos que não saem da memória do torcedor corinthiano.
Na história geral do confronto foram 13 jogos, com seis vitórias do Corinthians, quatro empates e três derrotas. O Timão marcou 23 gols e sofreu 18.
Confira abaixo quatro jogos marcantes entre Corinthians e Avaí neste século
BRIGA EM CAMPO – CORINTHIANS 3×2 AVAÍ (BRASILEIRÃO SÉRIE B 2008)
O jogo, realizado no Pacaembu, que era para ser festivo, acabou sendo marcado por pancadaria generalizada dentro das quatro linhas, em especial no segundo tempo da partida.
Garantidos na Série A do Brasileirão em 2009, Corinthians e Avaí fizeram um jogo movimentado, repleto de gols, fazendo jus às melhores campanhas da Série B de 2008, mas, no segundo tempo, quando o placar já apontava 2 a 1 para o Timão, Batista e Elias se desentenderam em lance isolado, o que iniciou briga generalizada, em especial para Morais e Marquinhos, que trocaram socos em pleno gramado. A briga se estendeu por alguns minutos e teve até torcedor no gramado da Saudosa Maloca.
No final, vitória corinthiana por 3 a 2, com gols de Herrera, duas vezes, e André Santos. Após o duelo, o Corinthians ergueu a taça de campeão da Série B de 2008 e deu a volta olímpica no estádio.
Leia também:
16ª RODADA: Perspectivas de posição na classificação para o Corinthians
O OUTRO LADO: contra o Timão, Avaí busca primeira vitória no Brasileiro
VITÓRIA FENOMENAL – CORINTHIANS 4×0 AVAÍ (BRASILEIRÃO 2010)
Pela 33ª rodada do Brasileirão de 2010, o Corinthians conquistou uma de suas vitórias mais elásticas no ano de seu Centenário, justamente sobre o Avaí, adversário do Timão neste domingo (25).
No Pacaembu lotado pela Fiel Torcida, o Timão aplicou sonora goleada sobre o Avaí, que brigaria contra o rebaixamento no nacional daquele ano. Bruno César, de longe, anotou um lindo gol, no ângulo de Zé Carlos, ainda no primeiro tempo.
No segundo tempo, Elias ampliou após belíssima jogada do ex-lateral Alessandro. Poucos instantes depois, Roberto Carlos rolou para Ronaldo, que de fora da área, rasteiro, sem chances para o goleiro do Leão. No final da partida, Dentinho fez boa jogada individual e foi derrubado na área. O árbitro assinalou penalidade máxima e Ronaldo, novamente, com categoria, converteu e fechou a conta para o Time do Povo na Saudosa Maloca.
O Timão terminou o Brasileirão 2010 na terceira posição e classificou-se para a pré-Libertadores do ano seguinte.
A PRIMEIRA VEZ DE ÉMERSON SHEIK – AVAÍ 3×2 CORINTHIANS (BRASILEIRÃO 2011)
O Timão, é verdade, saiu sem pontuar nesta rodada, mas a partida, válida pelo Brasileirão 2011, ficou marcada por um ótimo motivo.
Contratado para a disputa do Brasileirão daquele ano, o herói da conquista da Libertadores de 2012, anotou pela primeira vez com a camisa do Corinthians na Ressacada. Como na jogada do primeiro gol do jogo do título continental em 2012, Danilo deu passe açucarado para Sheik fuzilar o goleiro e marcar.
Apesar da vitória da equipe catarinense, a atuação do Corinthians no primeiro tempo daquela partida é considerada uma das melhores do Timão na vitoriosa campanha do Brasileirão de 2011.
O Corinthians terminou o Brasileirão daquele ano como campeão, após empate por 0 a 0 contra o Palmeiras, na última rodada.
Emerson Sheik aposentou-se no final de 2018 e atualmente ocupa cargo na diretoria do Timão.
Leia também:
PARTIU MARACA: Fiel esgota sua carga de ingressos para o jogo diante do Fluminense
RUMO AO G4: Timão enfrenta o Avaí na Ressacada
A REDENÇÃO DO GRINGO DA FAVELA – CORINTHIANS 1×0 AVAÍ (BRASILEIRÃO 2017)
O último jogo da lista é curiosamente o último confronto entre as equipes, que duelam na tarde deste domingo, na Ressacada. A vitória corinthiana sobre os catarinenses em 2017 é também o único duelo entre ambos na Arena Corinthians.
O Corinthians era líder da edição daquele ano e já fazia contagem regressiva para, enfim, gritar “É campeão”, mas enfrentou o Avaí sem o artilheiro da equipe na edição daquele ano, Jô, que fora substituído pelo até então contestado Kazim.
Mas a desconfiança deu lugar à explosão aos quatro minutos da etapa complementar, quando Guilherme Arana cruzou para a área com perfeição e ele, Kazim, colocou o peito na bola para abrir o placar na Arena Corinthians, e fazer o Timão ficar com nove dedos na taça do Brasileirão 2017.
A comemoração do turco, com a bandeira do Corinthians em mãos, é até hoje lembrada pela Fiel Torcida.
O Corinthians se sagrou campeão Brasileiro de 2017 duas rodadas depois, também na Arena Corinthians, após bater o Fluminense, por 3 a 1.
Por Gabriel Salvati
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Aquela pancadaria de 2008 é histórica.
O gol do Kazim nos deu a possibilidade de com uma vitória na rodada seguinte contra o Fluminense nos sagrassemos campeões. E foi o q aconteceu…. Ótimas histórias