A contratação pode se consolidar como a maior contratação do Corinthians dos últimos anos, Luan é o maior ídolo da torcida do Grêmio na década, veja sua trajetória no clube gaúcho. Há cinco anos como profissional, Luan se firma como o principal jogador do clube gaúcho na década, deixando milhares de gremistas inconformados com sua saída.
Luan Guilherme de Jesus Vieira, mais conhecido como Luan, natural de São José do Rio Preto – SP , nascido em 27 de março de 1993 (26 anos).
Com passagens em clubes do interior de São Paulo, Luan chegou ao Grêmio ainda antes de estrear como profissional em 2014. No clube gaúcho, tornou-se ídolo da torcida tricolor ao ser o principal jogador da conquista do tricampeonato da Libertadores da América de 2017. Habilidoso, sem posição fixa no campo de ataque e especialista em bolas paradas, é considerado um dos melhores jogadores em atividade no futebol brasileiro, em 2017 foi eleito o Rei da América.
LUAN NO GRÊMIO
Destacou-se com excelentes atuações durante o Campeonato Brasileiro de 2015, pelo qual foi premiado com a Bola de Prata e eleito para a seleção do Brasileirão, graças aos 10 gols marcados na competição atuando como atacante.
Naquele ano, foi protagonista na goleada sobre o Inter por 5 a 0, com dois gols. O Gre-Nal fica na história como um dos grandes capítulos do atacante justamente pelo resultado expressivo contra o maior rival.
Após início ruim do clube na temporada 2016, a resposta veio no primeiro jogo na sequência pela Libertadores da América, na qual o atacante deu duas assistências que abriram a goleada por 4 a 0 contra a LDU.
Em 2016 Luan conquistou o tão sonhado ouro olímpico, sendo um dos destaques da conquista pela seleção brasileira. O atacante ajeitou o time de Rogério Micale durante a competição e foi importante na campanha do feito inédito de Neymar e companhia.
2017 O ANO DA CONSAGRAÇÃO
Em 4 de junho de 2017, após gol marcado contra o Vasco da Gama, pela 4ª rodada do Brasileirão, Luan se tornou o maior artilheiro da história da Arena do Grêmio. Com 29 gols naquela altura, Luan ultrapassou os 28 marcados pelo argentino Hernán Barcos, anterior artilheiro.
Em agosto, Luan era alvo do Spartak Moscou, da Rússia. A proposta chegou aos 22 milhões de euros pedidos e havia sido aceita pelo Grêmio. O então agente do atleta, Jair Peixoto, também era a favor da transferência. Mas o jogador não foi seduzido pela ida para o clube Russo. O jogador tinha a intenção de jogar em outras ligas, e também tinha pela frente a oportunidade de ser campeão da América.
Essa atitude fez o jogador cair nas graças da torcida gremista e com a conquista da Libertadores, o jogador virou o maior ídolo do clube na década. Luan foi eleito o melhor jogador da Copa Libertadores da América de 2017. Foi o autor de um dos gols do Grêmio na final contra o Lanús, da Argentina.
Números de Luan na temporada 2017:
52 Jogos
18 gols
12 assistências
A torcida gremista, não engoliu a saída de Luan. As manifestações nas redes sociais, em sua maioria, são de cobrança ao presidente Romildo Bolzan e sua diretoria. A figura de ídolo do atleta, jogador há mais tempo no elenco do Grêmio – está no profissional desde 2014 – traz um peso que independe do rendimento. E o argumento é que, mesmo como reserva na maior parte do ano, são nove gols e 10 assistências em 36 jogos disputados em 2019.
Veja abaixo as manifestações de alguns torcedores nas redes sociais.
Ouvimos o jornalista Juliano Britto da rádio Pachola do Rio Grande do Sul, rádio criada por torcedores do clube. Juliano Britto expressa o sentimento do torcedor gremista pela provável saída de Luan:
“Luan é a cara do Grêmio. Assim como outros ídolos da nossa geração, ele entendeu as nossas angústias, abraçou as nossas dores e fez acontecer. Ajudou o clube a sair de uma fila incrível de 15 anos sem títulos. Foi protagonista em todos eles. Rei da América. Debochava dos colorados a cada título ou vitória em Grenal. Quando parecia que jamais viriam outros camisas 7 além de Renato e Paulo Nunes, eis que a mística da camisa mais importante da história do clube surge outra vez e através de Luan. Um menino franzino, atrevido, moleque e com muita bola no pé. Ele resolveu a parada na seleção de ouro. No Grêmio. Nos clássicos, nos jogos mais encardidos, lá estava Luan, girando de um lado para o outro com a bola, fazendo gols de falta, irritando argentinos e levantando taças. É um grande ídolo para o povo gremista, que através de tatuagens, fotos, textos apaixonados e declarações nas redes sociais, demonstra toda sua admiração e amor ao cara que agiu como a gente agiria dentro de campo. Que ele seja muito feliz. Ele merece. Menos feliz contra o Grêmio, óbvio. Muito feliz na vida. O que ele fez na noite mágica de Lanús e em toda sua trajetória no Grêmio, jamais será esquecido. Obrigado, Luan. Para os mais íntimos, ou seja, nós gremistas, “Luanel”.” –Juliano Britto torcedor do Grêmio e jornalista da Rádio Pachola
Em 2019 foi um ano difícil para meia atacante, devido algumas contusões, mas mesmo assim os números de Luan são muito bons, foram 36 jogos, 10 gols e 9 assistências, os números são melhores do que os três atacantes do Corinthians (Gustavo, Love e Boselli) juntos.
Números de Luan no Grêmio de 2014 a 2019:
Jogos: 274
Gols: 74
Assistências: 56
O Timão pagará 5 milhões de euros (R$ 22,7 milhões, na cotação do dia) para ficar com 50% dos direitos econômicos do jogador. O Grêmio ficará com a outra fatia do jogador (também 50%). O Timão não vai envolver jogadores no negócio.
O Banco BMG, patrocinador master do Corinthians, auxiliou o clube na operação.
Por: Fábio Macedo (BlogdoMacedo)
Siga no twitter: @MACEDO88FUTSHOW
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados