É com muita satisfação que volto escrever para Central do Timão, pena que voltamos com o Corinthians passando uma má fase, afinal o time não se encontra em campo e Tiago Nunes não consegue encontra a equipe ideal.
Mas essa má fase começou após a eliminação do Corinthians na Libertadores pelo Guarani ou é coisa antiga? Na minha opinião, a má fase do Corinthians vem desde maio de 2018, após a primeira saída Fábio Carille, vamos aos fatos que me levaram a essa conclusão.
Em maio de 2018 quando Fábio Carille deixou o Corinthians para acertar com Al Weda da Arábia Saudita, o Timão havia conquistado o Bicampeonato Paulista, estava classificado para as oitavas de final da Libertadores, com uma das melhores campanhas da primeira fase do torneio continental, classificado para as quartas de final da Copa do Brasil e terceiro lugar do Brasileiro. Na ocasião, além da saída de Fábio Carille, deixaram o Timão, Balbuena, Maycon, Rodriguinho e Sidcley, a espinha dorsal do elenco Bicampeão Paulista.
De lá para cá, o Corinthians não se encontrou mais. Teve bons resultados é verdade, em 2018 chegou até final da Copa do Brasil, por outro lado lutou para não cair no Brasileiro.
Em 2019, Carille retorna ao Timão, apesar da conquista do Tricampeonato Paulista, a equipe não apresentou um bom futebol e após uma campanha irregular no Brasileiro, eliminação na Copa do Brasil e desentendimentos com parte da imprensa, o técnico não suportou a pressão da torcida e da mídia e foi demitido, após a derrota para o Flamengo.
Em 2020 chegou Tiago Nunes, para muitos era a salvação da lavoura, agora o Corinthians iria jogar o fino da bola e iríamos retornar o protagonismo do clube na última década, mas não foi bem assim.
O Corinthiano esquece, mas nesse período que citei acima, passaram pelo elenco do Corinthians mais de 79 jogadores, e foram 5 mudanças de técnicos, de 2018 para cá houve mais de 35 mudanças de jogadores no elenco, entre saídas e chegadas.
Pergunto: nesse cenário e possível construir um sólido trabalho?
É praticamente impossível. Então, como culpar o treinador se não há tempo hábil para dar sequer entrosamento a equipe, ainda mais quando as peças que o treinador tem à disposição não são as melhores do mercado e ele precisa constantemente mudar as peças para tentar encontrar a formação ideal.
O que me parece claro, que essa má fase do Corinthians passa e muito pela má gestão do departamento de futebol, contratações sem aval dos técnicos, sem critério algum, jogadores que chegam, ficam três meses e deixam o clube por não ter condições técnicas para jogar no Corinthians, enfim… O que me deixa triste é ver grande parte da torcida isentar os dirigentes e ficar a insistir na narrativa de que a culpa é do treinador.
Agora faço um cenário hipotético, vamos “imaginar” que o badalado treinador Jorge Jesus assume o Corinthians nesta segunda-feira e Tiago Nunes vai dirigir o Flamengo. Responda com toda sinceridade, quem você acha que termina à frente na classificação do campeonato Brasileiro ao final da temporada 2020? Será que a culpa é da gestão do clube ou do treinador?
Opine.
Por Fábio Macedo
Siga no twitter: @MACEDO88FUTSHOW
TN se daria melhor, sem sombra de dúvida. ( MINHA opinião )
Concordo plenamente.
A culpa é da má gestão e do péssimo planejamento.
Acho que o técnico Tiago Nunes merece confiança sim, mas para isso os jogadores precisa abraçar as ideias do treinador, e isso não está acontecendo, vai do goleiro Cássio que tá visivelmente abaixo e os jogadores de linha que tá faltando no timão é raça. Isso que falta .
Tá bagunçado mesmo
Já tenho dito as dias nem Kloop ou Guardiola daria jeito nesse time, com esses jogadores horríveis e diretoria cheios de incompetentes.
Excelente texto!
Concordo plenamente.