BLOG DO GUSTAVO: O primeiro título, a primeira camisa listrada

Em homenagem aos 109 anos do clube, decidi falar sobre uma parte importante do Corinthians nos primeiros anos de vida, que faz parte da identidade do clube até os dias de hoje. Lhes conto sobre o “Golpe da APEA”.

Em 1914, o recém criado clube de operários não era visto com bons olhos por ninguém. O então esporte bretão era visto como algo exclusivo da burguesia. E o Timão, que no seu segundo ano de participação, conquistou, de forma invicta, o Paulistão de 1914, fez com que os clubes dissessem um basta. Já tentavam boicotar o Corinthians desde 1913, quando três clubes se desvincularam da LPF (Liga Paulista de Futebol) e criaram sua própria liga: Associação Paulista de Sports Athleticos (APEA). A intenção era desmembrar a LPF pouco a pouco, o que foi dando certo. Sua segunda edição contou com seis clubes diferentes. O Corinthians que havia sido campeão em 1914 da LPF com 100% de aproveitamento causou tanto incômodo à elite, que os clubes ricos decidiram por um fim naquilo.

Foi esquematizado pelos mesmos, então, um plano sem que ficasse escancarado seu preconceito perante as origens operárias do Timão. Eis o que aconteceu: o Corinthians e todos os outros clubes visavam muito o título da nova Liga Paulista, pois era lá que estavam os melhores jogadores devido ao investimento financeiro. Sabendo disso, a APEA convidou o Corinthians a jogar em seu campeonato. Inocentemente, o Corinthians aceitou o convide, saiu da LPF e foi de encontro a sua nova federação. Porém, foi barrado ao chegar. Quando o Timão tentou voltar para a LPF, também foi barrado pela instituição, ficando assim, sem disputar nenhum jogo oficial durante o ano de 1915. A única coisa que restou ao clube foi promover partidas amistosas durante todo o ano.

Foto: Reprodução

Foi então que, em 14 de fevereiro de 1915, contra a equipe da Associação Atlética Caçapavense, em Caçapava/SP, o Corinthians entrou em campo com o uniforme Alvinegro pela primeira vez na história (Resultado 2 x 1 para o time da capital). O uniforme negro com listras brancas era um grito contra o preconceito das elites perante o povo.

A ideia de jogar com camisa preta com listras brancas ficou por muito tempo, exclusivo somente daquele ano. O Timão voltaria a usar novamente a camisa listrada somente na década de 40.

2 comentários em “BLOG DO GUSTAVO: O primeiro título, a primeira camisa listrada”

  1. História maravilhosa. Costumo falar q a camisa q identifica um corinthiano de longe é a preta com as listras finas verticais brancas. Essas invenções de toda preta não combina… Enfim. Vai, Corinthians!

Comentários encerrados.

Rolar para cima