Foto: Agência Corinthians
Análise simples e objetiva do elenco do Corinthians e as reais probabilidades de conquistas ainda em 2019.
Sigam o fio.
Goleiros: Cássio, Walter e Caíque
Cássio é o melhor goleiro do Brasil. Dispensa comentários. Walter é o melhor goleiro reserva do Brasil. Caíque é um bom goleiro.
O Corinthians está muito bem servido em sua meta.
Laterais: Fagner, Michel, Avelar, Carlos e Píton
Fagner é o melhor lateral direito do Brasil. Faz 4 anos, no mínimo. É insubstituível. Michel Macedo ainda não se firmou, mas, em tese, é um bom reserva. Nada, além disso. Avelar é um lateral que marca bem, é bom no jogo aéreo ofensivo, mas não apoia com eficiência, o que deixa a equipe previsível. Carlos ainda é jovem, imaturo, embora com potencial. Eu apostaria no Carlos em detrimento do Avelar, para melhorar a qualidade ofensiva do lado esquerdo, mesmo que com isso a defesa fique mais exposta. Píton é um bom jogador.
Falta um lateral esquerdo com mais capacidade ofensiva para dialogar ofensivamente com os atacantes.
Zagueiros: Manoel, Marllon, Mendez, Henrique e Gil
Com a chegada de Gil, a zaga eleva o seu patamar. Manoel e Henrique são experientes, mas falham bastante. Manoel vem num momento melhor. Henrique está num nível bem modesto para um zagueiro do Corinthians. Mendez é uma promessa, precisa ser mais testado. E lapidado, se necessário. Marllon é um zagueiro comum.
O Corinthians está bem servido na zaga, especialmente após a chegada de Gil.
Volantes: Ralf, Gabriel, Renê Júnior, Júnior Urso, Ramiro e Matheus Jesus
Ralf é titular absoluto. Não há, no Brasil, nenhum volante com a capacidade de marcação de Ralf. Em compensação, Ralf tem dificuldades no passe. Gabriel é um bom reserva. Fez um ótimo 2017. Renê Júnior ainda está no Departamento Médico.
Júnior Urso foi a melhor contratação de 2019. Encaixou rapidamente no padrão da equipe. Ramiro ainda não mostrou a que veio, está bem abaixo do Urso, por exemplo. Talvez seja mais útil jogando pelo lado direito. Matheus Jesus fez um ótimo Paulista, mas ainda não teve oportunidades.
O Corinthians possui bons volantes titulares, mas os reservas não estão no mesmo nível. Urso e Ralf fazem muita falta quando não jogam.
Meias: Jadson, Sornoza, Araos, Pedrinho, Vital e Régis
Eis a posição em que o Corinthians mais sofre.
Jadson, infelizmente, não tem mais condições de dar a dinâmica ofensiva necessária que um time como o Corinthians precisa. Fisicamente, Jadson não possui mais condições.
Sornoza também não dá a dinâmica ofensiva necessária. Ele joga mais como volante ao lado de Urso, que meia. A única vantagem do Sornoza é a bola parada.
Araos não teve oportunidades, mas foram gastos 17 milhões. Parece que será emprestado.
Régis jogou muito pouco, mas, claramente, não é o homem que resolverá o problema do Corinthians. Aliás, como explicar a contratação de Régis?
Matheus Vital merece mais chances que Jadson e Sornoza.
Pedrinho precisa ser testado pelo meio. É ali que ele pode fazer algo diferente. Pelo lado, Pedrinho tem dificuldades.
De qualquer forma, o Corinthians precisa, urgentemente, de um meia mais veloz, mais driblador, mais dinâmico. Mas onde está esse jogador?
E o Corinthians tem grana para contratá-lo?
Atacantes: Love, Gustagol, Boselli, Clayson, Everaldo e Janderson
O Corinthians tem 3 bons atacantes. Dois jogadores mais de área, Boselli e Gustagol, e o Love de mais movimentação. Mas quem joga é o Vagner Love, o de mais movimentação, mas com claras dificuldades técnicas. As opções são boas, mas o Love, no meu entendimento, ou joga num 442, ou é reserva. Ele não pode colocar Boselli ou Gustagol no banco.
Boselli ainda não jogou o que pode, mas é o mais técnico dos nossos centroavantes.
Gustagol é o artilheiro da temporada, mas se machucou. Tem tudo para voltar a ser titular.
Pelo lado, o Corinthians tem Clayson, que é um jogador pouco objetivo e com pouca capacidade de finalização. Everaldo, que praticamente não jogou. E Janderson, que é jovem. Urge a contratação de um atacante de lado, que tenha como característica uma boa finalização ao gol. A carência nessa posição é muito grande.
Conclusão
O elenco do Corinthians é mediano. Não é bom nem ruim, mas não é um elenco capaz de brigar pelo título brasileiro com Palmeiras e Flamengo.
Há carências na lateral esquerda, tendo em vista que não há um jogador com características ofensivas na posição. Carlos ainda é muito jovem.
Há carências no meio, pela ausência de dinamismo ofensivo, pois Jadson e Sornoza não conseguem dar a dinâmica ofensiva que resulte num time mais letal. Quem sabe o Pedrinho por ali?
E a carência maior desde o início do ano é a falta de profundidade pelos lados. Clayson e Everaldo não são apostas animadoras para um time que pretende ser campeão de alguma coisa. Tira o escorpião do bolso, Corinthians!
No atual momento, o limite desse elenco é lutar por uma vaga na Taça Libertadores da América de 2020, por mais que o meu coração corinthiano fique machucado.
Por outro lado, briga pelo título da Sul-Americana, caso leve a competição a sério.
Eu apostaria 2 caraminguás na Sul-Americana.
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Concordo. Bela análise do elenco. Precisamos de “pontas” que consigam criar jogadas pelo lado do campo pro centroavante finalizar. E um meia camisa 10 de verdade pra conduzir com qualidade esse meio. Aí é mais difícil teria que buscar no mercado Argentino que forma mais esse tipo de jogador.
As carências são bem mais consideráveis.
E o Corinthians não parece disposto a gastar.
Lucas Piton é nosso melhor lateral esquerdo pois tem o que nenhum dos outros tem. Apoio e cruzamentos perfeito.
Carille precisa urgentemente dar oportunidades a ele.
Colocar o Pedrinho na armação e Everaldo como titular que é muito superior ao Cleyson.
Não inventar lugar pra colocar Cleyson pra jogar como é sua intenção hoje no meio.
Liberar mais os laterais pra apoiar pois o Ralf cobre todos e não deixar o time preso a um esquema como hoje.
Oi, Walter. Boa análise.
Abraços.
Eu acho que se o Pedrinho jogar pelo meio e sem a obrigação de marcar ele pode ser esse meia que precisamos, acho que só falta o lateral esquerdo e o ponta, centroavante pra mim o Love é o último da fila, e o Ralf é ídolo pra caralho mas no futebol de hoje o passe é fundamental, o Ralf não tem condições de jogar ali, ele mata muito ataque do time, Cássio, Fagner, Gil, Mendez, alguém, Gabriel, urso, alguém, Pedrinho, Everaldo ou clayson, gustagol ou boselli, esse seria meu time
Grande Clenio. O Pedrinho deve ser testado no meio e com sequência. Ele pode suprir essa lacuna por ali. Aguardemos o que o Everaldo pode nos dar.
Da linha defensiva, laterais e zagueiros, creio q estamos bem servido, porém, o Avelar deixa muito a desejar no aspecto ofensivo, lateral com claras características defensivas, o que é comum nos times europeus medianos pelos quais o Avelar jogou, que só jogam se defendendo, Avelar é lateral/zagueiro. No meio-campo, Ralf é absoluto, vejo uma queda de rendimento do Jr Urso, pode jogar mais. Os meias, não vejo pra onde melhorar, colocaria o Pedrinho centralizado, boa visão de jogo, tem boa finalização. Os atacantes, creio que precisa de mais um pro lado de campo, que possa fazer a diferença, e o centroavante, difícil analisar pra um time que pouco cria, mas daria uma sequência de jogos pro Boselli.
Necessidades do elenco, um lateral esquerdo, um meia de criação, e um atacante de beirada
Acho possível brigar pelo Título da Sul Americana, o Brasileiro pra brigar pela vaga na Libertadores, precisará ser mais regular
Boa análise, Glauco.