Historicamente, nunca é fácil jogar contra o Botafogo, seja qual for o nível do time da estrela solitária. É um adversário que sempre dá muito trabalho para o Corinthians. Por isso, a quarta vitória seguida contra o Botafogo no solo sagrado de Itaquera é passível de comemoração, mas não só pela vitória. O Corinthians fez a melhor partida do ano. Impôs a sua maior qualidade técnica desde o primeiro minuto do jogo. Gatito fez quatro grandes defesas no primeiro tempo até o gol de Boselli em jogada excepcional de Pedrinho nos estertores do primeiro tempo. Antes disso, o Corinthians teve o controle total do jogo.
A linha de defesa jogou sem sustos, até porque o Botafogo foi inoperante, mas cabe destacar a boa partida de Carlos que, mais uma vez deu conta do recado. Nos jogos em que o time jogar mais no ataque por necessidade, Carlos é mais útil que Avelar.
Gabriel e Vital fizeram um grande jogo. Gabriel roubou muitas bolas, passa melhor que Ralf e é mais rápido. Gabriel é o novo titular da volância.
Mas Ralf deve ser descartado? Sob nenhuma hipótese. Temos dois camisas “5” do maior gabarito.
Vital acelera o jogo na transição para o ataque com mais rapidez e objetividade que Sornoza, jogador mais lento e que joga à base do passe curto. Mas não precisamos descartar Sornoza, que ainda pode ser útil. Entretanto, nesse caso, Vital e sua moto pedem passagem ao som dos Paralamas do Sucesso.
Leia também: BLOG DO MARCELO TIMÃO: Acréscimos - Corinthians 2×0 Botafogo
Everaldo entrou bem no lugar de Clayson. Tem menos habilidade que o concorrente, mas maior poder de decisão. Pode ser peça importante para revezar com Clayson ou até jogar junto em determinadas circunstâncias. Os dois são do mesmo nível e Everaldo não joga a Copa Sul-Americana, pois já atuou pelo Fluminense.
Boselli fez o que dele espera. Gol. Mas o comandante ainda prefere Love. Sem cornetas, o Carille sabe o que está fazendo, tendo em vista que prometeu e cumpriu um time melhor após a Copa América. O Corinthians finalizou 11 vezes só no primeiro tempo. Antes da parada da Copa América, o time finalizava 8 vezes. Por jogo…
E o que falar de Pedrinho? Gerson, o canhotinha de ouro, pediu Pedrinho na Seleção. Exagero? Talvez. Mas o Pedrinho com sequência e na condição de “dono do time” ainda tem muito a evoluir. Ontem, Pedrinho participou dos 2 gols, parou em Gatito em outras 2 oportunidades; a primeira num chutaço de fora da área; a segunda numa cabeçada ao final do primeiro tempo em jogada de Carlos. O Little Pedro me fez suspirar com tamanho talento.
Leia também: MAIS QUE UMA TORCIDA: Noiva surpreende e entra em seu casamento ao som do Hino do Corinthians
O que os últimos jogos do Corinthians mostraram?
Que o Corinthians pode contar com o seu grupo, revezando assim que necessário, porque a maratona de jogos impõe, por muitas vezes, a escalação do atleta em melhores condições físicas.
O Corinthians tem apenas 4 titulares absolutos: Cássio, Fagner, Gil e Little Pedro. Os demais podem ser reservas ou titulares de acordo com as circunstâncias, porque Carille sabe que o “campo fala”. E fala muito.
Que venha o Fluminense.
Você pode me seguir no Twitter/@cesaramferreira
Boa análise doutor!
Obrigado, Sr. Miguel. Tamo junto.
Excelente análise!