Planejamento e tempo. Duas palavras que, às vezes, não passam de apenas palavras no mundo do futebol, principalmente no Brasil. Planejamento e tempo, duas coisas necessárias para o sucesso no esporte e na vida. Duas coisas necessárias a Tiago Nunes, novo treinador do Corinthians.
Nos últimos anos o tempo foi entendido no Timão, isso passou confiança aos técnicos que conseguiram ter calma para desenvolver suas ideias. Deu mais certo do que errado, e quando acontecia um erro, era por causa da outra parte que faltava; o planejamento. Pouco adianta não embarcar no discurso imediatista que a todo instante coloca o técnico como culpado dos problemas, se não conseguir solucionar os reais problemas ou evitar que aconteçam.
O planejamento passa pelo modo como orçamento é gasto e o quanto dele é possível liberar para que o técnico, em seu tempo, consiga ter um time competitivo. O Corinthians dos últimos cinco anos mais perdeu jogadores de qualidade do que contratou. É um dos times que mais gasta com jogadores emprestados em sua folha salarial e comissão para agentes e empresários. Isso impacta no orçamento, que impacta no planejamento e consequentemente esbarra no tempo.
Leia mais opiniões no meu blog eSports - a volta acertada do Corinthians Ele já sabia!
Tiago tem ideias claras, de um jogo ofensivo e com intensividade. O último Corinthians que jogou assim foi o de 2015 ainda na era Tite, de 2008 para cá a maioria dos técnicos era contratado dentro do perfil e do modelo de jogo reativo. Passaram-se onze anos desde que Mano Menezes implantou esse modelo no Corinthians e isso foi se aperfeiçoando ao longo dos anos, não foi do dia para a noite e também não foi por acaso. Isso demanda planejamento e tempo. Palavras-chave desse texto.
Com a chegada do novo treinador, todo o modelo reativo passará por uma mutação e aos poucos vai se tornar o ofensivo, da troca de passes, da posse de bola, dos posicionamentos em campo… Vale a tentativa, mas é preciso ter calma. O sucesso não virá da noite para o dia, Tiago Nunes não é mágico. É preciso crer na mudança, de alguma forma ela torna o jogo mais bonito, mas ter cautela nos erros ou quando ela vai aparecer realmente.
O Corinthians começou acertando no planejamento para o ano que vem com a contratação do treinador, acertará ainda mais se deixá-lo apenas nos bastidores até janeiro, daí é acertar em algo que cometeu muitos erros nos últimos anos: o perfil de jogadores contratados. O clube não pode pensar em contratar para compor elenco, precisaria de um elenco para isso. Precisa ser certeiro no mercado e com o que tem, montar um time no qual Tiago consiga começar a implantar suas ideias.
Nunes é o maior da história do Athletico Paranaense, é top 5 melhores do Brasil atualmente e tem tudo para aproveitar o ápice de sua carreira até aqui, que é comandar um time como o Corinthians.
Deem tempo ao homem e planejem. O resto ele há de conseguir.