Estudo de valor de Marcas da BDO aponta queda no valor do Timão, uma redução de 1% em relação ao ano passado; Palmeiras encosta
O estudo anual da consultoria BDO, divulgado inicialmente pelo blog do Rodrigo Mattos, no portal UOL, mostra que o Corinthians é a segunda marca entre os clubes brasileiros, atrás do Flamengo, que se tornou o primeiro clube do país a ultrapassar o montante de R$ 2 bilhões como valor de marca.
Apesar do ano sem títulos, o estudo da BDO também apontou um crescimento significativo no valor de marca do rival Palmeiras, que saltou de R$ 1,529 bilhão em 2018 para R$ 1,717 bilhão nesta temporada – com isso, o clube alviverde se aproximou do Corinthians, que viu seu valor de marca cair de R$ 1,741 bilhão para R$ 1,736 bilhão em 2019.
“- Não tivemos alteração no valor das marcas para os 3 primeiros colocados: Flamengo, Corinthians e Palmeiras, todavia, o Palmeiras, conforme previsto no ano anterior, praticamente alcançou o Corinthians em 2019. Em comparação com 2018, temos: Flamengo com crescimento de 11%, Corinthians com redução de 1% e Palmeiras com crescimento de 12%”, diz o estudo.
Vale destacar que o estudo de valor de marcas feito pela BDO há 12 anos leva em conta o tamanho de torcida, receita obtida e mercado – a análise usa metodologia que considera 30 variáveis, entre pesquisas e dados financeiros, dos clubes. Diversificação de receitas de direitos de televisão por conta da concorrência, evolução dos programas de sócio-torcedores, as novas arenas e sua exploração e a interação dos clubes com seus torcedores em mídias sociais, foram fatores que tiveram influência nas marcas nos últimos anos.
CONFIRA OS CINCO CLUBES COM OS MAIORES VALORES DE MARCA EM 2019:
1º Flamengo – R$ 2,160 bilhões
2º Corinthians – R$ 1,736 bilhão
3º Palmeiras – R$ 1,717 bilhão
4º São Paulo – R$ 1,228 bilhão
5º Grêmio – R$ 695 milhões
Por Redação da Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados