Nesta sexta-feira, 1° de março, o Corinthians encerrou a preparação para enfrentar o Santo André pelo Paulistão. Após o treinamento, os auxiliares do treinador António Oliveira conversaram com a Corinthians TV e detalharam suas funções na comissão técnica do Timão.
O primeiro a falar no vídeo publicado pela Corinthians TV foi Bruno Lazaroni, que é responsável pela observação coletiva e individual da equipe. O auxiliar-técnico revelou que passa suas observações para que António Oliveira possa analisar qual será o planejamento e as estratégias para os jogadores.
“Normalmente eu fico responsável pela análise da nossa equipe, seja nos treinamentos ou em jogos. A gente parte do seguinte conceito: planejamento, execução e o controle disso, que é o treino ou o jogo.”, iniciou Bruno Lazaroni.
“Então, eu fico responsável mais por essa parte do controle da nossa equipe, o que podemos melhorar, evoluir, pra depois o António definir um novo planejamento, uma nova execução, um novo plano de jogo, um novo plano de treino. É uma engrenagem, cada um tem que fazer sua parte pra que todos possam somar.”, completou o auxiliar.
Na sequência, quem falou foi Bernardo Franco, que é o responsável pela observação dos adversários e desenvolvimento de estratégias de jogo. De acordo com o profissional, ele sugere estratégias ao treinador para que ele monte os treinos para os atletas.
“A gente antecipa os olhares coletivos e individual do nosso próximo adversário e faz sugestões de estratégias pra que a gente possa ir preparando o material, os treinos, pra que a gente consiga contrapor as questões táticas. Em cima disso, o António leva pro treinamento e a gente em conjunto auxilia nos detalhes e ajustes que têm que ser feitos durante a semana.”
Já Diego Favarin é o responsável pela observação e desenvolvimento de estratégias em situações de bola parada. O auxiliar revelou que observa o espaço que os adversários deixam nas bolas paradas ofensivas e busca montar um sistema sólido para a defensiva.
“Como o António diz, nós somos todos treinadores na figura de auxiliares técnicos, dando todo o suporte pra ele observar e gerir o todo. A minha função especificamente é cuidar da nossa bola parada, operacionalizar tanto a defensiva quanto a ofensiva, observar bastante individualmente os jogadores, colocá-los em suas determinadas funções dentro daquilo que é a nossa forma de defender e atacar.”, iniciou Favarin.
“Também olhando pro nosso adversário e trabalhar em cima dos espaços que eles oferecem, além da nossa estrutura de como combater tanto ofensivamente quanto defensivamente.”, continuou o auxiliar.
“É realmente como uma família, a gente passa mais tempo entre nós do que com a nossa própria família. A convivência tem sido primordial pra que pessoalmente a gente se entenda e pra que as coisas fluam bem profissionalmente.”, finalizou, falando sobre a relação entre os membros da comissão técnica.
Por fim, Felipe Zilio foi o último a explicar sua função no Corinthians. Ele é o analista de desempenho responsável pela apresentação das imagens da equipe e dos adversários. O profissional é quem busca encontrar os pontos fortes e fracos das equipes que o Alvinegro Paulista enfrenta.
“O nosso trabalho é em cima da análise dos adversários e sempre tentando unir isso com a análise da própria equipe, pra que as informações que são passadas pro António sejam sempre muito qualificadas, pra que depois ele tome sempre as melhores decisões em relação à estratégia e a montagem da equipe.”, disse Zilio.
“Depois disso é preparado todo o material que é apresentado pros atletas, pra que eles possam entender e executar tudo que o António e a comissão técnica peça pra eles no dia a dia dos treinos e dos jogos.”, finalizou o analista.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Goleira do Corinthians passa por cirurgia e inicia recuperação de lesão no joelho
Escalação: Corinthians finaliza preparação para enfrentar o Santo André pelo Paulistão
Matheus Bidu pode ser reintegrado ao elenco do Corinthians em 2024; entenda
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados