O Parque São Jorge receberá, neste sábado, 9 de agosto, das 9 às 17h (horário de Brasília), a Assembleia Geral dos Associados que ratificará ou não a destituição definitiva de Augusto Melo da presidência do Corinthians. O mandatário está afastado do cargo desde o dia 26 de maio, após votação no Conselho Deliberativo pauta no Caso VaideBet.
Segundo a informação publicada inicialmente pelo ge.globo, estão aptos a votar cerca de 10 mil sócios, sendo que nela aparecem nomes de pessoas falecidas. O fato em questão levantou questionamentos sobre possível fraude na realização do evento. A situação foi identificada por integrantes da diretoria e do Conselho Deliberativo.

Internamente, o Alvinegro trata a situação de maneira tranquila e previsível, mas redobrando os cuidados, garantindo que isto não será um problema e sem riscos de irregularidades no pleito. O Corinthians também argumenta que há a categoria dos sócios remidos, ou seja, que não pagam mensalidade, e o recadastramento na base dos associados não é feito há alguns anos.
Para a votação, será necessário a apresentação de documento oficial com foto, o que impede, segundo o clube, que um ato de fraude seja feito. O presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Jr, afirmou ao ge.globo que a segurança será reforçada, principalmente nas urnas dos sócios remidos. O Alvinegro também pretende contar com o sistema de reconhecimento facial no Parque São Jorge visando as eleições de 2026, com objetivo de reduzir os riscos de fraude.
Além disso, de acordo com o regimento da Comissão Eleitoral do Corinthians, terão o direito de exercer o voto aqueles que: tiverem mais de 18 anos, sejam há pelos menos cinco anos associado e com mensalidade em dia até dois meses antes da eleição – 9 de junho. Neste fim de semana, espera-se que ntre 2 mil e 4 mil sócios compareçam às urnas.
Caso o impeachment seja aprovado, serão marcadas eleições indiretas, isto é, entre os 300 membros do Conselho Deliberativo. Porém, se Augusto Melo retornar, reassume o poder, podendo também enfrentar outros processos de destituição, dentre eles o da reprovação das contas de 2024.
Veja Mais:
Após eliminar o maior rival, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Juventude no Brasileirão
Corinthians fecha nova parceria para o futebol feminino e prevê melhorias na Neo Química Arena
Corinthians enfrenta o Pinheiros pela segunda rodada do Paulista de Basquete

2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados