Reportagem feita pelo jornalista em 2001 denunciava suposto tráfico de drogas na base do Timão
O apresentador do SporTV pagou uma indenização de 396 mil reais, em processo por danos morais movido por Sérgio Jesus, ex-jogador das categorias de base do Corinthians. Jesus entrou na Justiça após uma matéria feita por Rizek para a revista Placar, publicada em março de 2001, que envolvia o clube em uma denúncia de tráfico de drogas.
Repórter da revista na época, André Rizek assinou uma matéria entitulada A História dos Aspirantes, que tratava de uma suposta comercialização de drogas na base de clubes brasileiros, incluindo o Corinthians. Sérgio Jesus acionou o jornalista e a Editora Abril na justiça e, em 2013, ambos foram condenados a pagar R$ 50 mil de indenização.
Com juros e correções inflacionárias, o valor aumentou para R$ 396.296,78; como a Abril entrou em recuperação judicial, a editora deixou se ser obrigada a efetuar o pagamento. Ao UOL Esporte, o advogado de Rizek, Maurício Pessoa, afirmou que a editora deveria pagar a indenização e diz acreditar em acordo entre a empresa e o jornalista.
Mencionado na matéria, Sérgio Jesus processou Rizek e a Abril em 2003. Jesus alegou que as declarações atribuídas a ele na reportagem eram falsas e negou conhecer qualquer esquema de tráfico de drogas nas categorias de base do Corinthians.
Em 2013, a juíza da 3ª Vara Cível Andréa Palma concluiu que a matéria tinha caráter acusatório e indicava que o ex-atleta sabia do comércio de drogas na base do clube. A juíza também concluiu que Rizek e a Placar não comprovaram a veracidade dos fatos:
“Pelo exposto nos testemunhos e na matéria, fica comprovada que matéria não possui a certeza que apresenta de início, além de de não possuir lastro nos fatos verdadeiramente ocorridos”, determinou a juíza na sentença de janeiro de 2013. “A responsabilidade decorrente dos fatos narrados nos autos não se limita ao veículo de informação. Devem também responder pelos prejuízos os responsáveis pela matéria jornalística”, completou.
Em agosto de 2015, a Justiça manteve essa decisão em 2ª instância. Para pagar a indenização, Rizek contou com uma vaquinha feita por amigos e até evitou a penhora de seu imóvel. O jornalista pediu à Justiça para fazer o pagamento em parcelas; o pedido foi aceito e o apresentador do SporTV pagou a última parcela em agosto.
Segundo a defesa do jornalista, ele teria pago 620 mil reais de indenização a outro ex-atleta de base em processo envolvendo a mesma reportagem. Em ambas as ações, a Abril transferiu 310 mil reais a Rizek; por estar em recuperação judicial, a editora teria fixado essa quantia para pagar em cada condenação recebida. O departamento jurídico de Rizek ainda afirmou que a Abril deve 400 mil reais ao jornalista.
Por Eduardo Quintino/Redação da Central do Timão
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Acho é pouco, o valor deveria ser muito maior pra esse anti aprender e parar de falar merda um pouco