Diversos atletas do Goiás foram diagnosticados com o COVID-19 às vésperas de estreia; isso pode acontecer de novo no Brasileirão?
No último sábado (8), o Brasileirão começou sobre forte desconfiança da imprensa nacional e internacional. Diversos jornais, como o ‘Mundo Deportivo’, de Barcelona, destacou o início do torneio nacional no dia em que o Brasil chegou aos 100 mil mortos em decorrência do COVID-19.
O questionamento principal das publicações era em relação à capacidade de manter os protocolos de controle em um país tão grande, e com um número expressivo de casos – já na casa dos milhões. E já na primeira rodada, a desconfiança sobre o Brasileirão se mostrou plausível.
A partida entre Goiás e São Paulo foi cancelada pouco antes do início, já que mais de dez atletas do clube goiano testaram positivo para o novo coronavírus. Os jogadores haviam realizados exames, sem nenhuma constatação. Na sexta-feira, mudaram de laboratório, e os resultados só chegaram no domingo de manhã. A CBF se pronunciou sobre o caso em nota oficial; veja na íntegra:
“A decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de adiar a partida entre Goiás Esporte Clube e São Paulo Futebol Clube, neste domingo, foi guiada pela determinação de preservar a saúde dos jogadores.
O adiamento da partida foi definido assim que chegaram os resultados da contraprova dos testes solicitada pelo Goiás. A contraprova confirmou a contaminação dos atletas que havia sido detectada no exame realizado pelo Hospital Albert Einstein, contratado pela CBF, cujo resultado chegou ao conhecimento do clube e da entidade somente neste domingo pela manhã, em função de um problema de logística do operador dos exames.
A Comissão Médica da CBF já determinou à instituição hospitalar que assegure o cumprimento do prazo correto de envio dos resultados dos exames, mantendo a sua qualidade e confiabilidade.
A Diretoria de Competições da CBF informará oportunamente a nova data para realização da partida”
Os problemas com o laboratório, inclusive, motivaram o Corinthians a declarar que não fará mais exames com o Einstein para o Brasileirão 2020.
Assim, apesar da volta, os clubes brasileiros vivem a incerteza sobre novos jogos como o de domingo, sem saber como o campeonato será impactado pelos problemas nas medidas de segurança. O Corinthians estreia nesta quarta (12), após ter o primeiro jogo adiado. O adversário desta segunda rodada é o Galo, fora de casa.
Leia mais:
+ Jornal espanhol destaca atacante como principal força do Corinthians para o Brasileirão
+ Corinthians inicia preparação para o Brasileirão com problemas e ‘soluções’; veja
Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados