O ex-lateral Alessandro foi capitão na época mais vitoriosa da história do Corinthians, no início da última década, mas também viveu momentos conturbados em sua passagem pelo Parque São Jorge. Em um desses períodos complicados, o atual gerente de futebol do clube esteve na primeira eliminação de um time brasileiro na pré-Libertadores, quando o Timão caiu para o Tolima, em 2011.
Na última quinta-feira, em conversa com a imprensa durante o evento em comemoração aos 112 anos do Corinthians, na Neo Química Arena, Alessandro revelou que “não conhecia” o Tolima, algoz alvinegro. Eliminado na pré-Libertadores no dia 2 de fevereiro, o Timão teve um clássico contra o Palmeiras, pelo Paulistão, quatro dias depois, no Pacaembu.
“Perder ou vencer um clássico tem decisões a se tomar que têm um peso muito grande. Por ter sido eliminado precocemente pelo Tolima, que era um clube que poucas pessoas conheciam no Brasil… Eu mesmo não conhecia. De um clube que era para ter tido vaga direta na Libertadores no (Brasileiro do) ano anterior, é eliminado pelo Tolima e já esbarra com o Palmeiras na sequência…”, declarou Alessandro.
Alessandro se aposentou no final de 2013, com apenas quatro gols marcados em 258 jogos pelo Corinthians. Um deles, porém, foi justamente naquele Derby pós-Tolima, que deu a vitória por 1 x 0 para os comandados de Tite. O ídolo alvinegro não conseguiu medir o que aconteceria com grande parte daquele elenco e com o próprio treinador se a equipe perdesse para o Palmeiras, e elegeu aquele gol como o “mais importante de sua carreira”.
“Uma derrota ali (no Derby), a gente não sabe mencionar e medir o que poderia ocorrer na sequência profissional de todos nós atletas. Então foi, sem sombra de dúvidas, o gol mais importante da minha carreira. Sempre fui de fazer pouquíssimos gols, minha média era de um por ano e aquele correspondeu para a minha carreira inteira. Teve um peso muito grande, sim. Tinha um caráter de responsabilidade muito grande”, afirmou o dirigente.
Vale destacar que boa parte da torcida do Corinthians acredita que o gol de Alessandro contra o Palmeiras foi determinante para as conquistas que vieram a seguir. Em menos de dois anos após aquele Derby, o Timão se sagrou campeão do Brasileirão (2011), da Libertadores (2012) e do Mundial (2012), com Tite e com o time-base que derrotou o arquirrival.
Veja mais:
Duilio confirma sondagens e diz que Corinthians recusa propostas “praticamente todos os dias”
Corinthians recebe Osasco de olho em reabilitação no Paulista de Basquete; saiba tudo
Fábio Santos relembra gol “especial” na Libertadores de 2012 e elege jogo mais difícil na campanha
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados