Camisa 12 fica na lanterna e é rebaixada ao Acesso 2 no Carnaval de São Paulo

  • Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

A escola de samba Camisa 12 está rebaixada ao Grupo de Acesso 2 do Carnaval de São Paulo. Ligada à torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista, a agremiação terminou na última posição do Grupo de Acesso 1 após a apuração realizada na manhã desta terça-feira, no Sambódromo do Anhembi.

Na soma geral, a Camisa 12 alcançou 268,5 pontos. As notas foram distribuídas nos quesitos evolução, samba-enredo, bateria, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias, comissão de frente, harmonia e fantasias. Além dela, a tradicional Nenê de Vila Matilde também acabou rebaixada para o Acesso 2.

Por outro lado, o Grupo de Acesso 1 teve como campeã a Acadêmicos de Tucuruvi, com a Pérola Negra ficando com o vice-campeonato. As duas escolas asseguraram vaga no Grupo Especial em 2027. Permanecem no Acesso 1 para a próxima temporada a Mancha Verde, a Independente Tricolor, a Unidos de Vila Maria e a Dom Bosco de Itaquera.

No desfile realizado no último domingo, a Camisa 12 apresentou o enredo “Princesas Nagô, Rainhas do Brasil – A origem da fé, herança de Ketu”. A proposta levou para a avenida uma celebração das raízes da cultura e da religiosidade afro-brasileira, destacando a força e o protagonismo de mulheres negras fundamentais na consolidação do candomblé no país. O tema reverenciou personalidades históricas como Iyá Nassô, Iyá Detá e Iyá Akalá.

Já a Gaviões da Fiel disputa o Grupo Especial, cuja apuração está prevista para as 16h desta terça-feira. Com o enredo “Vozes Ancestrais Para um Novo Amanhã”, a escola apresentou uma homenagem às florestas do Brasil e aos povos originários. O samba trouxe termos de línguas indígenas e fez referência às violências sofridas por essas populações desde a colonização portuguesa.

Em 2025, a Gaviões levou ao Anhembi o enredo “Irin Ajó Emi Ojisé (A Viagem do Espírito Mensageiro)”, que explorou o simbolismo das máscaras no continente africano e ressaltou a pluralidade cultural de seus povos. Na ocasião, a escola alcançou o terceiro lugar, atrás da campeã Rosas de Ouro e da Acadêmicos do Tatuapé, resultado que garantiu presença no Desfile das Campeãs.

Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45

Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Notícias do Corinthians

Compartilhar:

Últimas publicações

Ver tudo