- Por Henrique Viglioti e Fabio Luigi / Redação da Central do Timão
O volante André Luiz, de 19 anos, vem sendo a grande sensação do Corinthians nos últimos meses, principalmente pela sua personalidade em campo mesmo sendo tão jovem, algo já relatado pelo técnico Dorival Júnior em entrevistas coletivas. O meio-campista concedeu entrevista exclusiva à Central do Timão nas últimas semanas e relembrou sua trajetória nas categorias de base do clube.
Ele chegou no Parque São Jorge aos 11 anos de idade e, inicialmente, atuando como lateral. Na base, um dos seus títulos mais expressivos foi o Paulistão Sub-17 de 2023, diante do São Paulo, na decisão realizada no Estádio Alfredo Schürig, Fazendinha. Naquele elenco, estavam atletas como Dieguinho, Gui Negão e Luiz Gustavo Bahia, todos hoje integrados ao time principal.

“Eu cheguei (no Corinthians) aos meus 11 anos, aí cheguei como lateral, né? Vinha jogando em diversas posições, como meia, ponta. Mas a partir do Sub-17, me fixei no meio, já joguei como primeiro volante, segundo volante. Como disse, do 17 pra frente sempre ali rodando pelo meio”, iniciou. Ele ainda brincou sobre a chance de jogar como atacante no profissional: “Se precisar, tamo aí, né? Pau pra toda obra.”
Posteriormente, comentou sobre a lesão que teve no joelho no fim de 2024, que fez com que ficasse de fora da lista da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025, montada pelo à época treinador do Timãozinho, Orlando Ribeiro. A contusão fez com que o jovem voltasse a atuar somente em meados de 2025, alguns meses antes de ser integrado ao time principal.
Em sua resposta citou a importância da sua família, ressaltando também a questão mental e o trabalho do dia a dia com os profissionais do clube: “Eu acredito que me fortalecendo muito foi que eu consegui me aproximar cada vez mais, ficar mais próximo da minha família, dos meus amigos, todo mundo ali no dia a dia, fortalecendo. Sempre cuidando do meu mental também, porque foi uma fase muito difícil E fortalecendo o pessoal do clube lá da base, que trabalhou muito bem, todo mundo dando muita atenção.”
Logo na sequência, relembrou sua estreia no profissional. A sua primeira partida no time de cima aconteceu em meados de setembro, na vitória corinthiana por 1 x 0 sobre o Fluminense, no Maracanã, pelo início do segundo turno do último Brasileirão. Em sua fala, citou o nervosismo após conversa com o técnico Dorival Júnior de que ele entraria na partida.
“Pra mim foi um sonho realizado. Estrear ali no Maracanã, que é um dos maiores estádios, de Copa do Mundo, né? Estava lotado e quando o Dorival me chama, primeiro tem aquele nervosismo acima, e depois, tranquilidade. Tranquilidade é tudo. Falei com Deus, pra me guiar. Agradeci a Deus pela oportunidade que estava tendo, um sonho de criança”, disse.
Trajetória de André até aqui no profissional do Corinthians
André foi promovido ao elenco profissional do Corinthians em meados de setembro de 2025, após ser observado pelo técnico Dorival Júnior. O Filho do Terrão vinha se destacando no Sub-20, que à época estava recém recuperado de uma contusão no joelho – fez com que perdesse a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025. Até o momento, são quatro gols em 20 jogos no time de cima.
Sua promoção aconteceu em meio às diversas dificuldades financeiras do Corinthians, que tinha uma punição em vigência na Fifa por uma dívida milionária com o Santos Laguna, do México, pela contratação de Félix Torres, em janeiro de 2024. Diante disso, André Luiz se tornou um ‘reforço caseiro’ e, desde então, vem sendo fundamental na engrenagem no elenco profissional do Corinthians, atuando como segundo homem de meio-campo, chegando constantemente na área e com bom vigor físico, aprimorando sua capacidade de desarmes.
Desde de que foi promovido, participou das conquistas da Copa do Brasil 2025, diante do Vasco da Gama, no Maracanã, e da Supercopa do Brasil 2026, contra o Flamengo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45
Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Goleiro comemora marca e fala da dificuldade de classificação do Corinthians no Paulistão
Meia-atacante do Corinthians projeta quartas de final do Campeonato Paulista
Dorival Jr atinge marca defensiva importante no comando do Corinthians