- Por Henrique Vigliotti e Larissa Beppler/ Redação da Central da Timão
O volante José Martínez ainda não retornou ao Corinthians na temporada 2026 em meio a problemas burocráticos relacionados ao seu passaporte, que segue sem ser emitido. A situação gerou incômodo na comissão técnica, e o venezuelano chegou a ser citado por Dorival Jr. como uma das principais preocupações do departamento de futebol.
A reportagem da Central do Timão apurou que Martínez deu entrada no pedido de um novo passaporte apenas em 13 de janeiro, já que o documento anterior estava sem espaço para novos registros de viagem. Vale destacar que, no protocolo da nova documentação, não há prazo definido para a emissão do passaporte.

Internamente, o Corinthians mudou de postura ao entender que o problema não foi causado pelo atleta, mas pela situação política do país, que impediu o deslocamento do jogador de Maracaibo, sua cidade natal, até Caracas, onde os documentos são emitidos.
Um sinal claro dessa mudança é que o cenário anterior, que previa uma punição em torno de 40% do salário do volante, passou a ser reavaliado. A aplicação de sanção já não é tratada como certa, e há, por parte de Marcelo Paz e também de Osmar Stabile, o entendimento de que é preciso acalmar os ânimos e contar com o venezuelano o quanto antes na equipe.
Enquanto não retorna ao Brasil, Martínez segue treinando de forma remota. O clube enviou ao jogador um cronograma específico de atividades para que ele execute os trabalhos à distância.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45
Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Notícias do Corinthians