- Por Mirella Ramos / Redação da Central do Timão
A negociação envolvendo João Pedro Tchoca pode colocar o zagueiro entre as maiores vendas da história do Corinthians para a posição. O defensor teve a saída oficializada no último domingo (25), após ser emprestado ao Torino, da Itália, com contrato válido até junho de 2026.
O acordo prevê o pagamento de 1,5 milhão de euros pelo empréstimo do atleta. Ao fim do período, o clube italiano poderá exercer a opção de compra fixada em 4,5 milhões de euros. Além disso, o contrato inclui metas que podem render mais um milhão de euros ao Corinthians, totalizando até sete milhões de euros na negociação.

Caso todos os acordos sejam atingidos, João Pedro passará a figurar como a quarta maior venda de um zagueiro do clube em valores nominais na moeda europeia. Já considerando a conversão para o real e a correção monetária, o defensor apareceria na quinta colocação do ranking histórico.
De acordo com as informações do Meu Timão, Murillo lidera a lista de zagueiros mais caros vendidos pelo Corinthians em euros, negociado por 12 milhões de euros com o Nottingham Forest, em 2023. Na sequência aparecem Gil, vendido ao Shandong Luneng por 10 milhões de euros, João Victor, transferido ao Benfica por oito milhões de euros, e João Pedro Tchoca, que pode alcançar sete milhões de euros com o cumprimento das metas contratuais.
Outros nomes importantes completam o ranking, como Felipe e Marquinhos, ambos negociados por seis milhões de euros, além de Leandro Castán e Fábio Luciano. No caso do ex-capitão campeão mundial em 2000, a transação com o Fenerbahçe teve valor corrigido para R$ 86,9 milhõesreais nos dias atuais, embora apenas uma parte tenha sido repassada ao Corinthians, já que os direitos econômicos pertenciam majoritariamente a um fundo de investimento.
A correção monetária em reais altera significativamente o ranking histórico. Com a atualização dos valores, Fábio Luciano aparece como a maior venda de um zagueiro do Corinthians em moeda nacional, seguido por Gil, Murillo e Felipe. João Pedro, se concretizada a venda com metas, pode atingir aproximadamente R$ 43,8 milhões de reais, valor que o colocaria próximo de atletas como João Victor e Marquinhos.
Um ponto que diferencia a negociação de João Pedro em relação a outras transferências é a participação do Corinthians nos direitos econômicos. O clube detém 75% do zagueiro, enquanto, por exemplo, possuía 100% de Marquinhos à época da venda para a Roma, mesmo ambos tendo sido negociados pelo mesmo modelo: empréstimo com opção de compra.
O Corinthians segue a preparação para a estreia no Campeonato Brasileiro, diante do Bahia, nesta quarta-feira (28), às 20h (horário de Brasília) na Vila Belmiro, em Santos.
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45
Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Notícias do Corinthians