- Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão
Na tarde do último sábado (24), o Corinthians apresentou oficialmente o lateral-direito Pedro Milans, de 23 anos, que chega ao clube após três temporadas atuando pelo Peñarol, do Uruguai, e para brigar pela titularidade com Matheuzinho. Em entrevista coletiva à imprensa no CT Dr. Joaquim Grava, o atleta se apresentou à torcida e detalhou as suas principais características de jogo.
“Bem, meu estilo de jogo é bastante ofensivo, e eu faço muitas coisas avançando. Também me sinto muito confortável defendendo, pois tenho um equilíbrio entre duas coisas. Entendo muito bem como nós, uruguaios, somos. E, acima de tudo, tento fazer com que ambas as facetas sejam as melhores possíveis. Desde que saí na imprensa, recebi muitas mensagens de apoio, dizendo que eu estava indo para o Corinthians. E estar aqui também é muito bom”, iniciou.

O lateral-direito, inclusive, pode fazer sua estreia pelo Corinthians neste domingo (25), diante do Velo Clube, pelo Campeonato Paulista. Em seguida, comentou sobre o ‘salto’ na carreira ao ser perguntado sobre o sonho de disputar uma Copa do Mundo – 2026 é ano de Copa – pelo Uruguai, comandada pelo técnico Marcelo Bielsa. Ele também foi perguntado sobre a sua adaptação ao idioma português. No atual elenco, cinco falam espanhol.
“Trabalhei todos esses anos para dar este passo. Vim do Peñarol, que tem uma grande torcida, que também tem muita pressão. Estou acostumado a isso. É uma responsabilidade enorme e eu espero estar à altura. Sim, sem dúvidas que é um grande passo na minha carreira. Tomei com tranquilidade. Como disse, venho a cortar de onde me toque, sempre vou querer jogar e trabalhar para isso. Sem dúvidas que estar na seleção é o sonho de todo uruguaio. Vou trabalhar para o Corinthians e se der a seleção também, obviamente, me encantarei.”
“Sem dúvida, isso ajuda muito os que falam espanhol. No começo, sinceramente, eu entendo muito pouco português, mas sim, nos primeiros dias, os que falavam espanhol me aproximaram e me ajudaram para que tudo fosse mais fácil aqui. Também, toda a gente aqui nos ajudou. Na verdade, foi muito fácil a aplicação aqui dentro”, continuou.
Posteriormente, explicou os motivos que fizeram aceitar a proposta do Corinthians. Em sua resposta, citou o alto número de jogos por ano no Brasil e o fato do Alvinegro disputar a Conmebol Libertadores de 2026, algo que vinha jogando com frequência pelo Peñarol nos últimos anos. Na última temporada, fez parte da campanha da equipe uruguaia, que parou nas oitavas de final do torneio internacional ao ser eliminado pelo Racing, da Argentina. Em 2025, Milans fez 42 partidas e deu duas assistências.
“Decidi ir para o Corinthians porque sempre gostei muito do clube, é um clube muito grande, com muita história, que no futebol uruguaio se respeita muito. Pode ter certeza, este ano joguei a Copa Libertadores, joguei por dois anos seguidos. E tem uma ótima chance de disputar a Libertadores com outro clube, como o Corinthians. É um desafio que me convenceu a vir à Liga do Brasil, que é muito competitiva, tem muitas partidas, e futebolisticamente eu acho que ajuda muito os jogadores. Eu me sinto muito bem, me sinto preparado para dar o meu melhor.”
Por fim, revelou que recusou todas as propostas que recebeu após o contato do Corinthians e fez um raciocínio sobre a adaptação ao futebol brasileiro: “Fiquei muito feliz quando fui procurado, de verdade. Eu tinha analisado outras opções e sabia que o Corinthians tinha algum interesse, mas não tinha se concretizado. E quando a proposta chegou, as outras opções foram descartadas imediatamente. Como eu disse, tinha muita vontade de vir para cá, para este grande clube e para jogar no Campeonato Brasileiro.”
“Sim, me disseram que os jogadores gostam muito de jogar com a garra. Na verdade, me sinto bastante identificado. Os uruguaios nos levamos para dentro. Como disse hoje, me sinto cômodo nas duas facetas defensivas e no ataque. Eu tenho que trabalhar muito, venho de um mês sem jogar, mas me sinto bem e quero estar no campo o mais cedo possível”, finalizou.
Mas quem é Pedro Milans?
Pedro Milans iniciou sua trajetória no futebol profissional pelo Juventud, do Uruguai, clube no qual foi formado e defendeu entre as temporadas de 2019 e 2022. Pela equipe, o lateral-direito acumulou 60 partidas disputadas, contribuindo com três gols e seis assistências, números que marcaram seu processo de desenvolvimento e consolidação no cenário nacional.
Em 2022, Milans foi contratado pelo Peñarol, onde permaneceu até 2025 e deu um salto em sua carreira. Pelo tradicional clube uruguaio, o jogador somou 112 jogos oficiais, mantendo a produção ofensiva com três gols e oito assistências, além de se firmar como titular absoluto a partir de 2023, especialmente em competições nacionais e internacionais.
Durante sua passagem pelo Peñarol, Pedro Milans também acumulou conquistas relevantes. O lateral fez parte do elenco campeão do Campeonato Uruguaio na temporada 2023/24 e da Copa Uruguaia em 2024/25.
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45
Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Corinthians encerra preparação para enfrentar o Velo Clube e zagueiro comenta importância da partida
Copa Super 8: Corinthians Basquete enfrenta o Minas, fora de casa, pelas quartas de final
Corinthians faz consulta por lateral-esquerdo do futebol português