Carrillo avalia desempenho individual, analisa Brasileirão do Corinthians e projeta semifinais da Copa do Brasil

  • Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

Na tarde do último domingo (8), o Corinthians enfrentou o Juventude, na Neo Química Arena, em duelo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro e ficou apenas no empate por 1 x 1. O gol corinthiano foi marcado pelo volante José Martínez. Com o resultado, o Alvinegro encerrou o torneio apenas na 13ª colocação com 47 pontos.

Após o apito final, o meio-campista André Carrillo concedeu entrevista à imprensa na zona mista e foi questionado sobre o seu desempenho individual nos últimos meses. Principalmente depois de ter sofrido uma lesão no tornozelo em agosto, o peruano teve queda de desempenho e já não é mais o titular incontestável da equipe. Neste ano, foram três gols e três assistências em 50 jogos.

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Eu também sou autocrítico, eu sinto que não estou no meu melhor nível, mas eu posso dizer que estou trabalhando do jeito que o comando técnico me pede, estou fazendo de tudo para estar bem. Continuo trabalhando que o foco para a semifinal (da Copa do Brasil) vai ser totalmente diferente e tomara que conquistemos esse título”, iniciou.

Posteriormente, foi questionado sobre o desempenho do Corinthians em casa no Campeonato Brasileiro de 2025. Ao todo, foram oito vitórias, seis empates e cinco derrotas – 26 gols marcados e 18 sofridos. Os números estão entre os piores do clube atuando como mandante em Itaquera pela competição nacional – apenas a 13ª melhor campanha como mandante.

Eu não sei dizer, sinceramente. Não fiz uma análise, mas com certeza eu acho que a gente não conseguiu aproveitar os jogos em casa. Nós não fomos tão fortes em casa como fomos o ano passado. Mas, o Brasileirão já terminou, terminamos na posição que estamos. Agora é totalmente diferente, é a semana final da Copa do Brasil. E há muito tempo eu acho que o foco era esse.”

Em seguida, o peruano respondeu sobre o que teria faltado para a equipe encerrar o Brasileirão em uma melhor condição. Ao todo, foram apenas 12 vitórias, 11 empates e 15 derrotas – 42 gols marcados e 47 sofridos. Ele entende que faltou equilíbrio e respondeu sobre o time que pode iniciar os jogos contra o Cruzeiro, pelas semifinais da Copa do Brasil, nos dias 10 e 14.

Eu acho que falta mais equilíbrio, mais melhorando os aspectos, mais forte. Eu acho que esta é uma decisão do treinador(escalação), de ver os pontos fortes, os pontos mais fracos que tivemos e fazer um análise mais direto. Sabemos que é um jogo de visita e um jogo de local. Devemos sair fortes de visita porque sabemos que contamos com a torcida. É uma motivação diferente. Estamos pensando nesse jogo há muito tempo. Em jogos decisivos, que são de volta, muito preparado para isso”, continuou.

André Carrillo também comentou sobre a falta de eficiência no setor ofensivo. Apesar de ter sido a segunda equipe do Brasileirão com maior posse de bola – somente atrás do Flamengo -, o Alvinegro esteve entre os piores ataques e entre os times que menos finalizaram em gol na competição nacional.

“Provavelmente estamos com boas posse, mas estamos tendo pouca eficácia na frente e estamos tendo posse talvez na parte defensiva do campo, não estar na frente, não saberia se isso, não fiz uma análise. Mas o importante é que o equipe está bem agora de cabeça, está focado na quarta e no próximo domingo, que vai ser as duas semifinais. Um pouco vai ser exatamente com posse de bola, sem posse de bola a gente tem que ganhar.”

O camisa 19 fez uma avaliação da temporada do Corinthians. Apesar do título Paulista, conquistado sobre o Palmeiras, e uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil, ele acredita que não foi um bom ano. O Alvinegro, vale lembrar, foi eliminado na fase preliminar da Libertadores e se despediu da Conmebol Sul-Americana na fase de grupos.

O meio-campista respondeu sobre o aspecto da pressão, diante dos últimos resultados, serem voltados à conquista da Copa do Brasil pela quarta vez. A partida de ida das semifinais ocorre já nesta quarta-feira (10), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão.

“Esse ano não foi um bom ano. Quando se representa o Corinthians, os meus objetivos são sempre lutar lá em cima. Esse ano não foi um bom ano, a meu modo de ver hoje, mas podemos terminar bem se ganhamos a Copa. Pressão maior não. Eu acho que o objetivo sempre foi igual, não é? Sabemos que devemos ir passo a passo, ganhar a semis e ir em busca da Copa. Então, eu acho que o objetivo sempre foi o mesmo.”

Por fim, falou sobre o suporte aos jogadores revelados nas categorias de base do Corinthians (Dieguinho, Gui Negão, André, Bahia…) e relação com esses jovens no dia a dia do clube. O volante detalhou como vem sendo sua preparação para o confronto contra o time mineiro.

“Eles estão muito bem, trabalhando corretamente, fazendo a diferença nos jogos que eles jogaram. E aos mais velhos, como nós, estamos dando todo aquele suporte que eles merecem, tirando responsabilidade de deixar eles jogarem do jeito que eles sabem para sentirem a vontade.

“Como sempre, dedicação com muito profissionalismo, analisando muito o rival e essas emissões são com muita vontade. Como falei há pouco tempo, pode jogar bem, pode jogar mal, mas decisão é para ganhar de qualquer jeito”, finalizou.

Contratado pelo Corinthians na janela de transferências da metade de 2024 após passagem pelo mundo árabe, o meio-campista peruano acumula três gols e cinco assistências com a camisa corinthiana em 67 partidas (45 como titular). Ele foi fundamental na arrancada da equipe no Brasileirão 2024 e foi titular na conquista do Paulistão 2025, diante do Palmeiras, em Itaquera.

Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45
Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

https://youtu.be/Quy9xQaXIZw

Corinthians encerra Brasileirão na metade inferior da tabela e com vaga na Conmebol Sul-Americana 2026

Durante premiação, zagueira anuncia que não irá permanecer no Corinthians em 2025

Maycon e Hugo Souza relembram frustrações e projetam Corinthians mais maduro para semifinal da Copa do Brasil

Notícias do Corinthians

Compartilhar:

Últimas publicações

Ver tudo