Na noite da última quarta-feira, 2 de julho, o Corinthians visitou o Internacional no Estádio Passos d’Areia, pela 16ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-20, e acabou perdendo pelo placar de 1 x 0. O resultado fez com que o Alvinegro se mantivesse na 14ª posição com 18 pontos (quatro vitórias, seis empates e seis derrotas – 22 gols marcados e 30 sofridos).
O oitava colocado do torneio nacional, que corresponde ao primeiro time dentro da zona de classificação das quartas de final, é o América-MG com 24 pontos. Restando apenas três rodadas para o final da primeira fase, o Timãozinho, se quiser ter chances de avançar para o mata-mata, terá que ganhar os três jogos restantes – América-MG (C), Fluminense (F) e Juventude (C) – e, nesse caso, chegaria aos 27 pontos. As três equipes estão na metade superior da tabela e brigam por classificação.
Ao mesmo tempo, vale ressaltar, teria que torcer para uma combinação de resultados. Em relação à zona de rebaixamento, a distância é de apenas três pontos. Neste momento, a 18ª é ocupada pelo Cuiabá, com 15 pontos. Entre o Alvinegro e o time do Centro-Oeste estão Grêmio (17 pontos), Bahia (16 pontos), Internacional (15 pontos).
Caso seja eliminado, será o ano seguido que o Corinthians não chega pelo menos às quartas de final do Campeonato Brasileiro Sub-20. Na temporada 2024, o clube do Parque São Jorge fez uma campanha decepcionante e ocupou apenas a 18ª posição com 18 pontos (cinco vitórias, três empates e 11 derrotas – 23 gols marcados e 46 sofridos). Inclusive, se houvesse descenso na última edição, o Alvinegro teria sido rebaixado para a Série B do Brasileiro da categoria.
Em 2024, após a conquista da Copinha, o Corinthians passou por mudanças intensas nas categorias de base. Além das várias contratações para a base – 87 – o técnico Danilo foi demitido depois de uma sequência de maus resultados e Raphael Laruccia, do Sub-17, assumiu interinamente a equipe até a chegada de Orlando Ribeiro, na reta final de setembro de 2024.
Em 2022 e 2023 (formatos diferentes), o Corinthians fez boas campanhas. No primeiro, foi vice-campeão, perdendo para o Palmeiras na final pelo placar de 1 x 0. No segundo, também caiu para o arquirrival, mas dessa vez na semifinal. Na atual edição, os critérios de desempate que podem decidir uma classificação ou rebaixamento são: número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, confronto direito, cartões vermelhos, cartões amarelos e sorteio.
Além do Campeonato Brasileiro, o Corinthians disputa o Paulistão da categoria. No próximo sábado, 5 de julho, às 15h (horário de Brasília). O Timãozinho enfrentará o Palmeiras, pela décima rodada da primeira fase do estadual, na Arena Barueri. Neste momento, ambos dividem a liderança do Grupo 2 com 22 pontos, mas o rival leva vantagem no critério de saldo de gols.
Veja Mais:
Nascido em 2009, atacante do Sub-17 estreia pelo Sub-20 do Corinthians em partida do Brasileirão
Corinthians fecha 1ª fase com 100% de aproveitamento na LDB
0
0
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados