Nesta segunda-feira, 25, os Gaviões da Fiel, por meio de sua Comissão de Carnaval, anunciaram o desligamento de Ana Paula Minerato, musa da escola de samba, de todas as atividades e representações ligadas à agremiação. A decisão foi tomada após o vazamento de um áudio em que ela faz comentários racistas contra a cantora Ananda.
Os Gaviões da Fiel reafirmaram seu compromisso no combate ao racismo e se posicionaram firmemente contra qualquer atitude discriminatória, destacando que não toleram comportamentos que violem a igualdade e a dignidade humana.
Ana Paula Minerato teve um áudio vazado nas redes sociais no qual ela se refere à cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca, como “mina do cabelo duro” e “neguinha”, além de diversos outros comentários preconceituosos contra a artista.
“Empregada do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro? Não sabia que você gostava de mina com cabelo duro. Você gosta de mina com cabelo duro? Cabelo duro você gosta? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Você gosta de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né. Alguém ali o pai ou a mãe veio da África”, iniciou dizendo no áudio.
“Nossa, mano. Ela é feia, hein, tio? Car*lho, essa faixa de nega que ela usa é zoada, hein. Nossa, achei que ela era mais gatinha”, complementou Ana Paula debochando de Ananda.
Após as falas preconceituosas, a cantora Ananda respondeu às ofensas em suas redes sociais: “Estava de boa aqui na praia, curtindo a minha, quando de repente me deparo com esse absurdo vindo de uma pessoa que, com todo respeito, se acha tão bonita assim para desmerecer a beleza de outras pessoas que são diferentes de você?“, questionou.
Ana Paula Minerato desfilou pelos Gaviões da Fiel no Carnaval de São Paulo em 2022. Naquele ano, o samba-enredo da escola abordou a desigualdade social, com destaque para a escravidão no Brasil. A letra trouxe reflexões sobre o papel dos senhores de engenho que enriqueceram explorando o trabalho escravo.
Até o momento da publicação desta matéria, a ex-musa da escola não se pronunciou sobre o caso. Ana Paula Minerato também foi demitida da rádio Band FM, onde trabalhava desde 2015 como titular de um programa diário. Em nota, a emissora disse repudiar “veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito”.
Confira na íntegra a nota oficial dos Gaviões da Fiel:
“A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista.
Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade.
Seguiremos firmes em nossa trajetória de respeito, inclusão e justiça, valores que sempre guiaram nossa história.”
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO e realizar seu cadastro! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910. Aposte com responsabilidade | Site +18.
Corinthians terá semana com compromisso no Brasileirão, decisão no futsal e embate no NBB
Rodrigo Garro faz um balanço da sua primeira temporada no Corinthians e celebra recuperação do time
Técnico do Corinthians elogia André Carrillo: “É um vencedor, um grande profissional”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados