- Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão
Inspirada na Copa Conmebol, disputa entre 1992 e 1999, a Conmebol Sul-Americana teve sua primeira edição realizada na temporada 2002. De lá para cá, o Corinthians participou de nove edições da competição, isso porque os clubes que eram eliminados da Libertadores da América não “desciam” para disputar o torneio, diferentemente do que aconteceu nos dias atuais.
A primeira vez em que o Alvinegro esteve na competição foi no ano de 2003, em que foi eliminado na fase preliminar. Em 2005, o Corinthians voltou a participar do torneio e dessa vez parou nas quartas de final, sendo eliminado para o Pumas, do México. Por sua vez, na temporada 2006 caiu para o Lanús nas oitavas de final e, em 2007, foi desclassificado na fase preliminar.
No ano de 2017, o Timão voltou a participar da competição após dez anos e parou nas oitavas de final, quando foi eliminado para o Racing, da Argentina, adversário das semifinais desta edição, nas oitavas de final. Em 2021, o clube do Parque São Jorge acabou sendo eliminado na fase de grupos, quando somente o líder da chave avançava de fase. No entanto, o Corinthians apresentou uma evolução de performance no torneio principalmente nas três últimas vezes em que esteve na competição internacional.
Nas edições de 2019 e 2023, o Alvinegro chegou até às semifinais sendo eliminado para Independiente Del Valle, do Equador, e Fortaleza. Na atual edição, a equipe paulista também se encontra nas semifinais da competição, onde tem chances reais de avançar para a decisão. Mas, para isso, terá que superar novamente o Racing, assim como foi em 2019, em Avellaneda.
Já que passou a participar com mais frequência do torneio nos últimos cinco anos, muito por conta das más campanhas no Campeonato Brasileiro, o Corinthians não tem grandes artilheiros pelo clube no torneio internacional. Porém, particularmente, um deles vem fazendo seu nome representando o manto corinthiano nesta competição. Trata-se do atacante Yuri Alberto, maior artilheiro do Timão na competição em toda a história com dez gols marcados.
Confira abaixo a lista dos maiores goleadores do Corinthians na história da Conmebol Sul-Americana:
1. Yuri Alberto – 10 gols marcados ;
2. Vágner Love – 4 gols marcados ;
3. Ángel Romero, Igor Coronado, Pedrinho e Luan – 3 gols marcados ;
4. Rodriguinho, Ramiro, Jadson, Balbuena, Gustagol, Clayson, Gustavo Silva, Mateus Vital, Maycon, Gil, Wesley e Rodrigo Garro – 2 gols marcados ;
5. Pedro Henrique, Giovane, Talles Magno, Matheuzinho, Pedro Raul, Fausto Vera, Ryan, Felipe Augusto, Jô, Cauê, Mauro Boselli, Júnior Urso, Sornoza, Dinelson, Fabrício, Ronny, Marinho, Hugo, Bobô, Gustavo Nery, Amoroso, Rafael Moura, Magrão, Nádson, Renato Ribeiro, Dentinho e Finazzi – 1 gol marcado.
Veja Mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910. Aposte com responsabilidade | Site +18.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Memphis avalia empate do Corinthians contra o Racing e promete equipe mais forte na Argentina
Lateral do Corinthians ressalta a importância da Fiel nos momentos cruciais da atual temporada