O retorno do sub-23 nas categorias de base do Corinthians a partir do ano que vem, está sendo discutida internamente. A diretoria alvinegra enxerga a possibilidade com bons olhos, mas sabe que para acontecer precisará contar com investidores e também com um calendário mais preenchido.
O clube do Parque São Jorge encerrou as atividades do Sub-23 em 2022, após as polêmicas por conta da grande quantidade de jogadores presentes no elenco e as poucas promoções de atletas para a equipe profissional. Posteriormente, no ano seguinte, a CBF também acabou com o Campeonato Brasileiro da categoria.
“Para o Corinthians, vale a pena recriar o sub-23 se não houver custo. Nossa ideia é através de parcerias. Temos essa vontade, mas neste ano não dá mais. As inscrições na Copa Paulista já estão encerradas e não há mais calendário” diz Claudinei Alves, diretor da base do Corinthians.
De acordo com Claudinei Alves, no modelo de parceria, os investidores levariam os atletas ao Corinthians e ganhariam um percentual de venda sobre o passe. Nesses casos, a FIFA proíbe que terceiros possuam participação em direitos econômicos, mas é possível que o próprio jogador tenha uma parte.
“Os garotos que “estourassem” a idade para ficar no sub-20 subiriam para o time sub-23 e não haveria mudança nos direitos econômicos. Já os que chegassem ao Corinthians por meio de investidores teriam os direitos divididos. Nosso foco maior é blindar os jogadores com mais de 20 anos que ainda não estejam prontos para o profissional”, comentou Claudinei.
O diretor da base corinthiana também criticou a forma como o sub-23 foi conduzido anteriormente por gestões passadas. Em sua opinião, eram contratados muitos atletas para a categoria que seriam pouco utilizados.
“Não queremos fazer como era antes, quando não era dada a atenção devida e que vinha todo mundo de fora. Um exemplo: você ouve falar do Arthur Sousa (atacante que era do sub-20)? Ele só está treinando. Seu eu tenho um sub-23 com esse garoto jogando, ele se destaca, vai estar na vitrine e ganhando rodagem. É muito mais interessante”, disse.
A recriação do Campeonato Brasileiro Sub-23 foi tema de debate na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recentemente, mas as conversas não evoluíram. Enquanto aguarda o avanço desta ideia, o Corinthians reativou outras categorias intermediárias, como o Sub-16 e o Sub-18, que atualmente não tem calendário.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados