Estreia no exterior e “vingança” do Maracanazzo: o primeiro jogo do Corinthians no Centenário

  • Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

Na noite desta terça-feira, 2, o Corinthians estreia na Copa Sul-Americana enfrentando o Racing Montevideo, do Uruguai, às 21h30 (horário de Brasília). E o estádio que vai receber a partida é bastante conhecido do Timão: trata-se do histórico Estádio Centenário, construído para receber jogos da primeira Copa do Mundo da história, em 1930.

Mas a relação do Alvinegro com sesse estádio vai muito além de ser o palco do jogo desta terça-feira, ou de já ter recebido 15 jogos do Timão na sua história. Isso pois a primeira dessas partidas é especial. Afinal, foi o palco do primeiro jogo do Corinthians fora do Brasil. E seu resultado foi considerado, no Brasil, como uma espécie de “vingança” de uma das maiores derrotas da história da Seleção: o “Maracanazzo”.

O ano era 1951, e o Uruguai havia criado um torneio amistoso para comemorar a conquista da Copa do Mundo, um ano antes. Para disputar o chamado Quadrangular de Montevideo, formou um combinado com jogadores locais, sendo quatro deles campeões pela seleção em 1950, além do Peñarol, time da casa, e os brasileiros Bangu e Corinthians – que iniciava uma era de hegemonia no futebol, durante toda a década de 1950.

O Timão enfrentou o Combinado Uruguaio na semifinal, e quebrando qualquer expectativa dos donos da casa, venceu com sobras em sua primeira partida no exterior, goleando os adversários por 4 x 1. A atuação foi de tal nível que a imprensa brasileira repercutiu a vitória como uma vingança brasileira à derrota sofrida na Copa do Mundo pela Seleção, no ano anterior.

A competição acabou sem vencedores, pois os uruguaios tentaram colocar um árbitro local para apitar a final entre Corinthians e Bangu, e diante da recusa corinthiana com a atitude, não houve jogo. Mas a partida da estreia seguiu marcada na história, como uma das grandes atuações do Esquadrão Imortal do Corinthians nos anos 1950. Confira abaixo a ficha técnica do jogo:

Combinado Uruguaio 1 × 4 Corinthians
Data:
30 de junho de 1951
Local: Estádio Centenário – Montevideo, Uruguai
Árbitro: Dante Rossi
Público: 6055 pagantes
Combinado Uruguaio: Carlos Di Mateo (Carvidon), Matias Gonzalez, Vilches, Rodriguez Andrade, Hosiris Romero (Da Silva), Valdemar, González, Eirin Pippo (Osmar), Atílio Garcia (Cancela), Abreu e Moran.
Corinthians: Cabeção, Homero, Rosalém, Idário, Touguinha (Roberto), Julião, Cláudio (Nardo), Luizinho, Baltazar e Colombo (Nelsinho). Técnico: Newton Senra.
Gols: Baltazar (17′ e 24′), Luizinho (37′), Atílio Garcia (63′) e Nelsinho (70′).

Veja mais:

Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.

Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.

Com duas jogadoras do Corinthians, Seleção Brasileira é campeã do Sul-Americano Sub-17

Corinthians x Racing-URU: árbitro colombiano de 30 anos será o responsável pelo apito na partida

Há 141 anos, nascia Rafael Perrone, fundador e primeiro capitão do Corinthians

Notícias do Corinthians

Rolar para cima