Preparador físico campeão do Brasileirão de 2017 na comissão técnica de Fábio Carille, Walmir Cruz aceitou convite para retornar ao Corinthians em 2024, mas agora para exercer a função de coordenador de performance. O profissional já iniciou trabalhos no CT Joaquim Grava, neste domingo, 07/01, data da reapresentação do elenco alvinegro, e detalhou o primeiro dia de pré-temporada do clube.
Em entrevista à Corinthians TV, Walmir Cruz explicou que o primeiro dia de pré-temporada contou com diversas avaliações físicas dos jogadores, não só os que já estavam no clube, como também os que foram contratados para 2024, como Diego Palacios, Hugo, Rodrigo Garro e Raniele. Houve, ainda, um trabalho no campo, segundo o profissional.
“Foi a reapresentação dos atletas, inclusive os novos atletas que chegaram, para algumas avaliações. Avaliação nutricional, na academia, de potência… Vieram, depois, fazer um trabalho no campo para não perder unidade de treino“, explicou Cruz.
“Estão previstas para esses dias, os exames cardiológicos, o ecocardiograma, a avaliação isocinética, que é uma avaliação muscular no laboratório, para que a gente saiba em que momento vamos utilizar esses atletas.”
De acordo com Walmir Cruz, os profissionais de saúde e performance do Corinthians avaliaram que os atletas se reapresentaram ao clube em boas condições físicas. Boa parte do elenco não deixou de treinar durante as férias. Na visão do coordenador, algo fundamental para iniciar a temporada com um bom ritmo.
“Eles se apresentaram com bastante alegria. Não poderia ser diferente, porque (tiveram) um mês de férias, e em uma condição boa. O atleta, hoje em dia, treina mais do que lá atrás e chegam em uma condição legal. Muito bom, porque temos pouco tempo para trabalhar”, declarou.
“Os treinamentos no campo são totalmente diferentes do que a gente faz na academia. O Cássio treinou na areia… Um atleta, que está no elenco, se apresentou quando estive aqui da outra vez (em 2017), que disse ‘nunca mais deixo de treinar nas férias’. Quando chegamos aqui, não tem tempo necessário e hábil para treinar como gostaríamos.”
“Temos duas semanas para iniciar o campeonato (Paulista). Teremos, nesse ano, quatro competições. Pouco espaço de treinamento para um calendário apertado e longo. Eles precisam ter uma condição média para a gente chegar e saber, pontualmente, o que vamos fazer com cada um“, disse.
Por fim, o profissional disse que, a partir desta segunda-feira, 08/01, o técnico Mano Menezes fará novos trabalhos com bola no CT, já de olho na estreia do Corinthians no Paulistão, contra o Guarani, no dia 21, na Neo Química Arena.
“Teremos (bola) amanhã (segunda-feira), de manhã e à tarde. A partir de terça-feira, faremos o ecocardiograma e o isocinético. Sempre após as avaliações, fazemos trabalho em campo com bola. Não podemos perder tempo, temos que condicionar tudo isso a nível do que o treinador quer fazer. Temos que ter condição boa para, no primeiro jogo do campeonato, dar alegria à torcida“, concluiu.
Essa é a quarta passagem de Walmir Cruz pelo Corinthians. A primeira aconteceu entre 2009 e 2010, quando trabalhou com Mano Menezes. A segunda, entre 2017 e 2018, sendo bicampeão paulista e campeão brasileiro com Fábio Carille. Retornou ao clube em 2019 para trabalhar, novamente, ao lado de Carille, sempre como preparador físico.
Veja mais:
Presidente do Corinthians comenta conversa com Rojas: ‘Queremos resgatar o atleta’
VaideBet cresce mais de 200% nas redes sociais após acordo com Corinthians
Corinthians insiste e aumenta proposta por volante do Athletico-PR, diz jornalista
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados