Mais um ano se inicia, e a Copa São Paulo de 2024 se aproxima do pontapé inicial. A competição está marcada para começar nesta terça-feira, 2 de janeiro, com a estreia do Corinthians marcada para o dia seguinte. Para entrar no clima da principal competição de base do futebol brasileiro, a Central do Timão relembra como foi a participação do clube na Copinha de 2023.
Grupo
O Corinthians caiu no Grupo 12 na Copa São Paulo de 2023, ao lado de Zumbi-AL, Ferroviária e Fast-AM. A chave contou com jogos disputados na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara.
Fase de grupos
Assim como em 2024, o Corinthians estreou na edição de 2023 no dia 3 de janeiro. O adversário alvinegro na primeira rodada da última Copinha foi o Zumbi-AL, e os comandados de Danilo Andrade não encontraram dificuldades. O Timãozinho conseguiu se impor e goleou por 4 x 0, com gols de Matheus Araújo, Pedro, Jean (contra) e Ryan.
Na segunda rodada, o Corinthians enfrentou o Fast-AM, encontrou mais dificuldades para vencer e o placar foi menos elástico do que contra o Zumbi-AL. Diante dos amazonenses, o time de Danilo Andrade ganhou por 3 x 1, mas com o primeiro gol sendo marcado pelo adversário, com Claudinho. A virada veio apenas no segundo tempo, com gols de Higor e Felipe Augusto, duas vezes.
Com a classificação encaminhada para a segunda fase, o Corinthians encarou os donos da casa, a Ferroviária, na última rodada do Grupo 12. Diferentemente do que aconteceu contra o Fast-AM, o Timãozinho venceu com tranquilidade pelo placar de 4 x 0, garantindo a liderança da chave. Os gols foram marcados por Felipe Augusto, Juninho, Guilherme Henrique e Breno Bidon.
Segunda fase
Na primeira eliminatória da Copinha 2023, o Corinthians enfrentou o vice-líder do Grupo 11, Comercial-SP. Os comandados de Danilo Andrade encontraram mais dificuldades do que era imaginado, mas avançaram à terceira fase com o placar de 1 x 0. O jogo ia se encaminhando para os pênaltis, até Wesley acertar um chute de longe e dar a vitória para o Timãozinho nos acréscimos do segundo tempo.
Eliminação na terceira fase
A participação do Corinthians na Copinha de 2023 acabou de forma precoce ainda na terceira fase, após somente cinco jogos disputados. Diante do Sport, o time paulista abriu o placar aos 11 minutos do primeiro tempo, com Felipe Augusto. A vitória parecia que seria tranquila para a equipe de Danilo Andrade, mas não foi o que aconteceu.
O Corinthians não conseguiu ampliar a vantagem ao longo do jogo e o Sport passou a acreditar na classificação com uma postura ofensiva. O empate demorou para sair, mas veio aos 20 minutos do segundo tempo, com Fábio. E apenas dez minutos depois, aos 30, a virada veio com Nasson. No fim, Kauê ainda salvou o terceiro gol rubro-negro. O resultado causou a eliminação alvinegra na competição.
Edição de 2024
Maior campeão da Copinha, com dez conquistas, o Corinthians entra na edição de 2024 sonhando com o título para apagar as últimas participações ruins. A equipe está no Grupo 10, com sede em Marília, no interior de São Paulo. Os adversários serão Bangu-RJ, Ji-Paraná-RO e Marília. A estreia será no dia 3 de janeiro, contra os rondonienses.
Veja mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados