Em noite marcada pela despedida do Corinthians da temporada de 2023, o Alvinegro Paulista foi até o Estádio Couto Pereira para enfrentar o Coritiba na última rodada do Brasileirão, nesta quarta-feira, 6, e saiu de campo com uma vitória por 2 x 0, com gols marcados por Fausto Vera e Romero
O primeiro tempo foi de muito espaço para as duas equipes, mas apenas o Corinthians foi efetivo. Sem muitas dificuldades, o Timão explorou os espaços, fez o goleiro Pedro Morisco trabalhar em diversos momentos e marcou os dois gols ainda na primeira metade da primeira etapa. Já Carlos Miguel precisou fazer poucas intervenções.
Na segunda etapa, as equipes voltaram em um ritmo bem abaixo e apenas o Corinthians teve chance de ampliar o placar, mas Matheus Araújo desperdiçou. O jogo não teve mais lances de perigo e o Alvinegro Paulista apenas administrou a vitória no último duelo da temporada.
E como fica?
O resultado fez o Corinthians encerrar o Campeonato Brasileiro com 50 pontos, na 13ª colocação, garantindo vaga na próxima Copa Sul-Americana.
Escalação do Corinthians
Por já estar garantido na próxima Copa Sul-Americana e na Série A do Campeonato Brasileiro, Mano Menezes mandou uma equipe bem diferente para o último jogo da temporada, fazendo oito alterações na escalação.
O Corinthians, então, entrou em campo com Carlos Miguel; Fagner, Caetano, Gil e Matheus Bidu; Fausto Vera, Cantillo, Matheus Araújo e Biro; Romero e Yuri Alberto.
Foram, ao todo, seis desfalques para o técnico Mano Menezes: o zagueiro Lucas Veríssimo (suspenso), os volantes Gabriel Moscardo (suspenso), Roni (lesão no adutor da coxa esquerda) e Paulinho (lesão no joelho), o meia-atacante Matías Rojas (dores no músculo posterior da coxa esquerda) e o atacante Gustavo Mosquito (incômodo na panturrilha esquerda).
Já o banco de reservas contou com Matheus Donelli, Rafael Ramos, Léo Mana, Giovane, Bruno Méndez, Ruan Oliveira, Wesley, Felipe Augusto e João Pedro.
Escalação do Coritiba
Já o Coxa entrou em campo com seis mudanças em relação à equipe que foi derrotada pelo Red Bull Bragantino na rodada anterior do Campeonato Brasileiro.
O técnico Guto Ferreira escalou a equipe do Coritiba com: Pedro Morisco, Natanael, Thalisson, Thiago Dombroski e Jamerson; Willian Farias, Andrey, Sebastian Gómez, Gabriel Silva e Kaio; Edu.
No banco, o Coxa contou com: Luan Polli, Marcão, Hayner, Reynaldo, Maurício Antonio, Matheus Bianqui, Marcelino Moreno, Jorge Vinícius, Diogo Batista, Jean Pedroso, Éberth e Lucas Ronier.
Arbitragem
A arbitragem do jogo ficou a cargo de Jonathan Benkenstein Pinheiro. Tiago Augusto Kappes Diel e Maira Mostella Moreira foram os auxiliares, enquanto Ivan da Silva Guimarães Junior atuou como quarto árbitro. A cabine do VAR foi comandada por Daniel Nobre Bins.
Primeiro tempo
O Coritiba foi quem deu a saída de bola, mas foi o Corinthians quem teve a primeira chegada com mais perigo na partida. Em tentativa de cruzamento de Romero, a bola desviou na defesa e quase enganou o goleiro Pedro Morisco, que colocou a bola pra escanteio. Na sequência, Gil tentou o cabeceio, mas mandou por cima do gol.
Depois foi a vez do Coritiba assustar. Kaio carregou pelo lado direito do ataque e bateu com perigo, obrigando Carlos Miguel a fazer uma defesa difícil.
O primeiro gol do Corinthians: Aos 10 minutos, Fausto Vera recebeu a bola livre de marcação no meio de campo, girou, adiantou a bola e arriscou um belo chute de fora da área, sem chances para o goleiro. Foi o primeiro gol do argentino pelo Timão.
Na sequência do gol, Romero cruzou para Yuri Alberto, que cabeceou e obrigou Pedro Morisco a fazer grande defesa. Depois Biro tentou chute de fora da área, mas pegou mal e mandou longe do gol.
Aos 16 minutos, Yuri Alberto recebeu em profundidade, brigou com a marcação e mesmo caído conseguiu tocar para Fausto Vera. O argentino tocou para Biro, que limpou o zagueiro e bateu em cima de Pedro Morisco.
O segundo gol do Corinthians: Aos 20 minutos, Bidu cruzou, a defesa tirou mal, a bola rebateu em Yuri Alberto e sobrou para Romero. O camisa 11 finalizou, a bola desviou em Thalisson Gabriel e matou Pedro Morisco.
Aos 23 minutos, Fagner pegou bola rebatida pela defesa, arriscou de fora, mas a bola passou ao lado do gol. O ritmo da partida diminuiu e as equipes passaram a ter dificuldade para criar mais chances.
Aos 37 minutos o jogo voltou a ter uma chance de perigo, e foi do Coritiba. Thiago Dombroski recebeu cruzamento livre na pequena área, mas bateu para fora. Na sequência, Cantillo pegou a sobra após um cruzamento e chutou forte, obrigando o goleiro a espalmar a bola.
Aos 43 minutos, Gil subiu após escanteio, mas cabeceou fraco sem dificuldades para Pedro Morisco. Foi a última chegada da primeira etapa, que acabou com o placar de 2 x 0 para o Timão.
Segundo tempo
Na volta da segunda etapa as equipes demoraram a criar perigo, mas aos nove minutos o Corinthians teve uma chance clara. Yuri Alberto carregou a bola pelo lado esquerdo e tocou para Matheus Araújo livre no meio da área. Entretanto, o camisa 30 desperdiçou e bateu para fora.
O jogo ficou morno e as equipes deixaram de chegar com perigo nas metas adversárias. Só aos 28 minutos o Coritiba voltou a chegar. Jamerson arriscou chute de longe e obrigou Carlos Miguel a fazer uma bela defesa. Aos 31, Wesley tentou puxar contra-ataque, mas após driblar um dos marcadores, sofreu uma falta no meio de campo.
O segundo tempo continuou em uma temperatura baixa e as equipes não criaram chances de perigo até o final do duelo e o Timão saiu com a vitória por 2 x 0.
Veja mais:
Trio de atletas do Corinthians estão entre os que mais jogaram em 2023 fora da Europa
Trio de atletas do Corinthians estão entre os que mais jogaram em 2023 fora da Europa
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Boa vitória, deu uma pequena alegria à nossa gente que poderemos pelo visto ter mais avanços em 2024, Deus abençoe jovens e experientes que atuaram bem em Coritiba.