O Corinthians está eliminado da Copa Sul-Americana de 2023. Na noite desta terça-feira, 3, o time foi derrotado no segundo jogo da semifinal pelo Fortaleza, por 2 x 0, na Arena Castelão, e se despediu da competição continental. Os comandados de Mano Menezes até competiram no primeiro tempo, mas sofreram um “apagão” após o intervalo, tomaram os dois gols e não conseguiram reagir.
O primeiro tempo começou com o Fortaleza exercendo forte pressão em cima do Corinthians, como era esperado, já que jogava diante de seu torcedor. Aos poucos, no entanto, o time de Mano Menezes, que estrou na terceira passagem à frente do clube, ia equilibrando e quase abriu o placar com Yuri Alberto, que recebeu ótimo passe de Renato Augusto e bateu em cima de João Ricardo.
O Fortaleza tinha o controle do jogo e abusava muito das bolas aéreas, com sequência de escanteios e cruzamentos, mas a zaga alvinegra levava a melhor na maioria das vezes. Em outras, os jogadores adversários cabeceavam sem direção. A melhor chance tricolor no primeiro tempo foi em um bombardeio já nos minutos finais, com três finalizações seguidas em cima da defesa do Corinthians.
Para o segundo tempo, os times voltaram sem alterações. No entanto, o Corinthians entrou bastante desligado e sofreu dois gols praticamente seguidos, sendo o primeiro de Yago Pikachu, após falha de marcação de Fábio Santos, aos quatro, e o outro de Tinga, em bola cruzada na área.
O Corinthians, com mental fraco, não encontrou forças para reagir. Mano Menezes fez as cinco alterações das quais tinha direito, mas o time não respondeu dentro de campo e saiu da Arena Castelão sem a vaga na final.
E como fica?
A derrota em Fortaleza elimina o Corinthians da Copa Sul-Americana de 2023. Os comandados de Mano Menezes, agora, terão apenas o Brasileirão para disputar até o final da temporada.
Próximo compromisso
O Corinthians, agora, terá o Flamengo pela frente para juntar os cacos da eliminação. Pela 26ª rodada do Brasileirão, os clubes medem forças no próximo sábado, dia 7, às 21h (horário de Brasília), na Neo Química Arena.
Escalação do Corinthians
A principal novidade alvinegra foi a presença de Mano Menezes no banco de reservas pela primeira vez na atual passagem pelo clube. Diante do São Paulo, no último sábado, 30, o treinador cumpriu suspensão automática. Agora, ciente da importância do jogo, o técnico escalou o Corinthians com força máxima em Fortaleza, com retornos de vários jogadores ausentes no clássico disputado no Morumbi.
O Timão, então, entrou em campo com Cássio; Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon e Renato Augusto; Matías Rojas, Ángel Romero e Yuri Alberto.
Os únicos desfalques foram o meio-campista Paulinho (se recupera de lesão ligamentar no joelho desde maio) e o atacante Giovane (em transição após sofrer lesão muscular na coxa).
Já no banco de reservas, Mano Menezes contou com as seguintes opções para o decorrer do jogo: Carlos Miguel, Fausto Vera, Caetano, Gustavo Mosquito, Giuliano, Matheus Bidu, Cantillo, Bruno Méndez, Pedro, Roni, Wesley e Felipe Augusto.
Escalação do Fortaleza
Do outro lado, o Fortaleza também jogou com força máxima para tentar fazer história e se tornar o primeiro clube nordestino a chegar em uma final da Copa Sul-Americana. O técnico argentino Juan Pablo Vojvoda manteve a base da equipe utilizada no primeiro jogo da semifinal, apenas com a troca do atacante Marinho, lesionado, pelo meia-atacante Yago Pikachu.
Assim, o Tricolor do Pici iniciou a decisão com João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre e Pochettino; Yago Pikachu, Guilherme e Lucero.
O treinador do Fortaleza não pôde contar com o meio-campista Hércules (lesão ligamentar no joelho esquerdo) e com os atacantes Pedro Rocha (lesão ligamentar no joelho esquerdo) e Marinho (estiramento ligamentar no joelho).
Os suplentes foram: Fernando Miguel, Tobias Figueiredo, Benevenuto, Lucas Crispim, Silvio Romero, Dudu, Pedro Augusto, Calebe, Machuca, Escobar, Lucas Sasha e Thiago Galhardo.
Arbitragem
A Conmebol escalou um quinteto da Colômbia para apitar o jogo na Arena Castelão. O árbitro Andrés Rojas recebeu auxílio dos assistentes Dionisio Ruiz e Jhon León, além do quarto árbitro Carlos Ortega. O VAR ficou sob a responsabilidade de Nicolás Gallo.
Primeiro tempo
O Fortaleza deu a saída de bola e, ainda com menos de um minuto, Guilherme tentou a primeira jogada de efeito pela esquerda do ataque tricolor. O atacante gingou em cima de Fagner e Moscardo, mas foi desarmado. A bola, no entanto, foi mal afastada e seguiu viva. Maycon, em seguida, mandou para escanteio, e o lance ofensivo não teve sequência.
Os comandados de Vojvoda seguiam em cima do Corinthians e, aos três, PIkachu chutou da entrada da área. A finalização desviou em Lucas Veríssimo e saiu em escanteio. Os jogadores adversários ficaram reclamando de possível toque de mão do zagueiro, mas a bola resvalou somente na barriga dele. A arbitragem mandou seguir.
Depois de uma pressão inicial do Fortaleza, o time de Mano Menezes tentou a primeira chegada aos quatro minutos. Renato Augusto recebeu na ponta esquerda e acionou Romero, mas o atacante paraguaio foi desarmado.
Aos poucos, o Corinthians tentava colocar a bola chão para inibir os ataques do Fortaleza. O time, pacientemente, tocava na defesa com seus homens de trás, buscando espaços no campo do adversário. No entanto, o Leão se fechava bem. Por volta dos dez minutos, Gil lançou para a ponta esquerda para Romero, mas Tinga se antecipou bem.
No lance seguinte, o Fortaleza deu a primeira finalização certa do jogo. Depois de cruzamento da esquerda, Lucero apareceu perto da marca de pênalti para cabecear. Cássio, entretanto, segurou firme no meio do gol. Um minuto depois, Rojas saiu jogando mal, entregou nos pés do adversário e a bola chegou em Pochettino, que fez cruzamento venenoso pela direita e quase encobriu o goleiro do Corinthians.
O atacante Guilherme, que começou o jogo pela ponta esquerda, apareceu pela direita e deu cruzamento na cabeça de Lucero, que finalizou com desvio de Fagner e levou perigo. O Fortaleza teve, então, uma série de três escanteios seguidos, afastados pela zaga alvinegra. No último, Brítez cabeceou por cima da meta de Cássio.
Aos 20 minutos, o Corinthians chegou com perigo pela primeira vez e quase abriu o placar, apesar de domínio tricolor no início. O time saiu bem da pressão no campo defensivo e Gabriel Moscardo encontrou ótimo passe para Renato Augusto na esquerda. O meio-campista logo ligou com Yuri Alberto, que apareceu cara a cara com João Ricardo, mas o goleiro adversário saiu bem do gol e fechou o ângulo no chute do centroavante.
Pouco depois, Lucas Veríssimo errou passe na saída de bola e o Fortaleza desceu pela direita. Renato Augusto chegou cometendo falta e o time cearense alçou bola na área, mas o zagueiro do Corinthians se recuperou do erro e afastou pelo alto. O Leão abusava muito das jogadas aéreas.
Aos 28 minutos, Pochettino deu forte entrada em Gabriel Moscardo no meio-campo, em disputa de bola, e sofreu cartão amarelo.
O jogo já era mais equilibrado, e o Fortaleza não exercia mais tanta pressão em cima do Corinthians. Mesmo assim, ainda levava perigo, como aconteceu aos 33 minutos: Guilherme arrancou contra Fagner pela esquerda, levou até a linha de fundo dentro da área e cruzou rasteiro, com veneno. Maycon chegou mandando para escanteio, que não teve sequência.
A melhor chance do Fortaleza até o momento veio aos 36 minutos. Na entrada da área, Caio Alexandre encontrou Pikachu sem marcação. O meia-atacante recebeu com liberdade e bateu cruzado, mas Cássio espalmou pelo chão. Na sequência, após escanteio para o adversário, o goleiro do Corinthians fez boa ponte para encaixar cabeçada de Brítez.
Aos 40, Renato Augusto sofreu falta na esquerda do ataque alvinegro. Rojas alçou na área, mas a zaga tricolor tirou o perigo pelo alto e, na sequência, o Fortaleza partiu em contra-ataque e quase abriu o placar. O adversário deu três finalizações dentro da área, com a defesa alvinegra um pouco descoordenada, mas Gil, Fábio Santos e Lucas Veríssimo bloquearam os chutes de Zé Welison, Pochettino e Pikachu, respectivamente.
A arbitragem ainda acrescentou três minutos no primeiro tempo. Porém, encerrou o jogo sem novos lances de perigo.
Segundo tempo
Os times voltaram do intervalo sem alterações. O Corinthians deu a saída de bola, mas o Fortaleza teve a primeira chance do segundo tempo, logo no primeiro minuto, quando Romero cometeu falta na lateral de campo. Bruno Pacheco cobrou para Lucero, que escorou na entrada da área e mandou por cima do gol de Cássio.
Primeiro gol do Fortaleza: no entanto, o Fortaleza foi o responsável pela abertura do placar. Lucero chutou dentro da área e carimbou a zaga do Corinthians, mas a bola ficou viva. Tite disputou e Pikachu apareceu como elemento surpresa para aproveitar a sobra. O meia-atacante ganhou da marcação de Fábio Santos, saiu na frente de Cássio e bateu forte, sem chances para o goleiro alvinegro.
O segundo tempo começou da mesma forma como o primeiro, com o Fortaleza pressionando o Corinthians e abusando das bolas pelo alto. Ao contrário da etapa inicial, porém, o time de Mano Menezes parecia mais desconcentrado.
Segundo gol do Fortaleza: não deu outra. O Leão do Pici logo ampliou o marcador, sem muita dificuldade. Depois de cruzamento pela esquerda, Gil afastou parcialmente e Bruno Pacheco aproveitou a sobra, cruzando na medida para Tinga. O lateral-direito, livre da marcação de Fábio Santos, cabeceou firme e aumentou a vantagem tricolor.
Irritado com o posicionamento do Corinthians, o técnico Mano Menezes fez suas duas primeiras alterações aos 15 minutos, colocando o atacante Wesley e o meio-campista Giuliano nas vagas de Romero e Gabriel Moscardo.
Um minuto depois, Zé Welison entrou de carrinho em Renato Augusto e sofreu cartão amarelo.
No lance seguinte, o Corinthians chegou bem com Yuri Alberto e Giuliano. Rojas foi acionado na entrada da área e bateu colocado, chutando por cima do gol de João Ricardo, sem perigo.
Em grande desvantagem, o Corinthians parecia sem forças para tentar buscar, ao menos, um empate.
Aos 24, Vojvoda colocou o atacante Machuca e o volante Pedro Augusto nos lugares de Guilherme e Pochettino. Pouco depois, Gustavo Mosquito substituiu Matías Rojas no Corinthians.
O Fortaleza diminuiu o ritmo depois dos gols, enquanto o Corinthians não encontrava forças para reagir e parecia entregue no jogo. Aos 32, Mosquito partiu em velocidade pela direita, foi até a linha de fundo e cruzou para Yuri Alberto, que cabeceou e exigiu boa defesa de João Ricardo. Mas o lance já não valia nada, porque a arbitragem marcou saída de bola.
Já aos 36, Mano Menezes tentou as últimas cartadas, colocando Bruno Méndez e Matheus Bidu nas vagas de Fagner e Fábio Santos, trocando as laterais. Vojvoda respondeu ao promover a entrada de Lucas Sasha no lugar de Caio Alexandre.
Sem nenhuma força de reação, o Corinthians tentava, de forma desorganizada, chegar ao ataque para buscar um gol para colocar fogo no jogo, algo que não aconteceu. O time forçava as jogadas em cima de Wesley pela esquerda, mas o garoto levava a pior contra a defesa do Fortaleza.
Aos 44, Thiago Galhardo substituiu Lucero no Fortaleza, e Lucas Crispim ocupou a vaga de Zé Welison. A arbitragem, em seguida, acrescentou seis minutos no segundo tempo. A torcida tricolor provocava o Corinthians com gritos de “eliminado” na Arena Castelão.
Na última chance que o Corinthians teve para marcar pelo menos um gol de honra, aos 49, Giuliano ergueu bola na área, Lucas Veríssimo protegeu como atacante e a bola sobrou para Yuri Alberto. O centroavante chutou forte, e João Ricardo agarrou firme.
Pouco depois, Andres Rojas encerrou o jogo. O Fortaleza se classificou para a final da Copa Sul-Americana e deixou o Corinthians pelo caminho.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Corinthians possui saldo positivo contra clubes brasileiros na Copa Sul-Americana
Zagueiro do Corinthians aparece entre os melhores jogadores de setembro do Brasileirão
Meia do Corinthians é escolhido para Seleção da Copa do Brasil de 2023
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Que jogo .os cara tinha que ter vergonha. Pede faz parte mas com dignidade. Não daque jeito . Duilio vc acabo com o time