O drama do Corinthians na busca por uma vaga na Copa do Brasil de 2024 ganhou um novo capítulo na noite da última quarta-feira, 16, com a eliminação na semifinal da edição de 2023 para o São Paulo, no Morumbi. Agora, o clube conta com uma opção a menos para se classificar para a competição nacional da próxima temporada.
Isso porque a CBF alterou o regulamento de distribuição de vagas para a Copa do Brasil. Antes, os clubes se classificavam pela posição no RNC (Ranking Nacional de Clubes), algo que sempre garantia a participação do Corinthians, mas, agora, os participantes da competição nacional são definidos através dos campeonatos estaduais. As novas regras terão validade já na edição de 2024.
Esse novo regulamento da CBF virou dor de cabeça para o Corinthians em função da má campanha alvinegra no Paulistão. Somente Palmeiras, Água Santa, Red Bull Bragantino, Ituano e São Bernardo garantiram vaga na Copa do Brasil de 2024 através da competição estadual. O Timão foi dono da sétima melhor campanha, atrás ainda do São Paulo, e não tem vaga garantida no torneio nacional da próxima temporada.
Agora, para disputar a Copa do Brasil de 2024, o Corinthians precisa se classificar para a Libertadores do ano que vem, uma vez que todos os clubes que vão para a competição continental garantem vaga direta na terceira fase do torneio nacional. Esse cenário é o único onde o Timão depende apenas de si, e não de rivais (entenda abaixo).
Em função do mau início no Brasileirão, onde o Corinthians ocupa apenas a 14ª colocação e está longe do G-6, grupo que garante vaga na Libertadores do próximo ano, a atual edição da Copa do Brasil era vista como um caminho “mais curto” para o time ir à competição continental e, consequentemente, ao torneio nacional de 2024. Entretanto, a eliminação para o São Paulo complicou ainda mais a situação.
Agora, para ir à Copa do Brasil de 2024 dependendo apenas de si, o Corinthians precisa conquistar a Copa Sul-Americana, que dá vaga direta ao seu campeão à Libertadores, ou terminar entre os seis melhores colocados do Brasileirão. Há, ainda, uma outra possibilidade, mas o clube teria de torcer para um bom desempenho de rivais no campeonato nacional.
Esse cenário seria em caso de classificação de Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo, juntos, à Libertadores de 2024, via Brasileirão ou Copa do Brasil, no caso do Tricolor. Assim, o Corinthians, dono da sétima melhor campanha no Paulistão, herdaria a vaga da competição nacional da próxima temporada distribuída para o torneio estadual.
Se ainda sonha com G-6 no Brasileirão, o Corinthians tem um turno inteiro pela frente para melhorar consideravelmente seu desempenho. A média dos clubes que terminaram na sexta colocação do campeonato nacional desde 2017 é de 58,5 pontos. Atualmente, o Timão soma 23 pontos e ainda tem 20 jogos para disputar. Já na Copa Sul-Americana, o elenco alvinegra enfrenta o Estudiantes, da Argentina, nas quartas de final.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Anderson Talisca se declara torcedor do Corinthians e diz que deseja jogar no clube
Volante do Corinthians tem conta em rede social invadida por hackers e faz alerta à torcida
Corinthians deixa de ganhar R$ 30 milhões, mas não terá impacto nas contas com eliminação
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados