Primeiro e único reforço contratado pelo Corinthians nesta janela de transferências, Matías Rojas estreou com a camisa alvinegra na classificação à semifinal da Copa do Brasil sobre o América-MG, no último sábado, 15, na Neo Química Arena. O paraguaio deixou ótima impressão, sobretudo no primeiro tempo, e foi um dos destaques do jogo. A atuação do meia-atacante, inclusive, rendeu elogios do técnico Vanderlei Luxemburgo.
“O cara (Rojas) pediu para sair (no segundo tempo), não fui eu que tirei. Matías mostrou que é um grande jogador, nós já sabíamos dessa intensidade dele“, iniciou Luxemburgo, em entrevista coletiva após o jogo.
A expectativa inicial de boa parte da torcida era ver Rojas atuando pelo lado direito do ataque alvinegro, setor ocupado pelos jovens Adson e Guilherme Biro nos últimos jogos. Mas Luxemburgo surpreendeu e escalou o reforço como o meio-campista mais avançado em um 4-4-2 com um losango no meio-campo, com Gabriel Moscardo como primeiro volante e Renato Augusto jogando ao lado de Fausto Vera.
O esquema tático é o mesmo utilizado no começo da temporada pelo ex-técnico Fernando Lázaro, que rendeu boas atuações ao Corinthians no Paulistão. Luxemburgo disse que não inventou ao colocar Rojas como armador, apenas escalou o jogador em uma posição onde ele está acostumado a atuar. Para o treinador, o paraguaio é versátil e pode desempenhar várias funções no meio, sobretudo ao lado de Renato Augusto.
“‘Ah, o Luxemburgo inventou dele jogar por dentro’. Não, não inventei nada, simplesmente botei o jogador onde ele joga. Ele joga pelo lado, por dentro, pela esquerda… É um jogador versátil. Antes dele chegar, falei que era um jogador versátil e que eu poderia usá-lo da melhor maneira possível”, completou.
“Não mostrou que é possível (seguir com Rojas e Renato juntos). Eu acho que mostrou, não mostrou?“, enfatizou.
Luxemburgo também rebateu críticas de que faz várias alterações no Corinthians, que vinha jogando no 4-3-3 e até no 3-5-2 nos últimos jogos. O técnico acredita que o time ganha mais uma opção de variação tática com o 4-4-2 losango e disse que vai mudar o sistema de acordo com o adversário. Mas o treinador destacou que o esquema utilizado diante do América-MG ainda carece de ajustes.
“Eu já joguei com três zagueiros? Joguei, não joguei? Ganhamos, não ganhamos? Então temos mais uma opção. Essa de hoje foi mais uma opção. Já joguei com linha de quatro… ‘Ah, mas Luxemburgo mexe muito no time’. Todo mundo mexe, faz variações táticas. Também é normal aqui.”
“Temos que usar jogador de acordo com o adversário. Esse losango de hoje, que eu fiz, é feito há bastante tempo. Agora tem que encaixar, a marcação ser mais adiantada, como fizemos hoje. Essas variantes táticas estão bem tranquilas“, ressaltou.
“O Róger é artilheiro, quanto mais por dentro ele estiver, mais chances pode ter, vai facilitar a vida do Yuri e os meias vão ter para quem passar a bola. É a primeira vez que eu jogo com esse time junto, Matías e Renato, na composição que eu dei.”
“Muitas coisas ficaram faltando, como os meias passarem mais dos lados do campo. O Ruan (Oliveira) passou. O Fausto passou algumas vezes, mas muito tímido, precisa passar mais. O Renato também é de qualidade e precisa de aproximar mais do ataque. Muitas coisas aconteceram nessa nova formação e estamos no caminho certo. Está distante, tem que colocar os pés no chão e saborear a vitória”, afirmou.
Dentro de campo, os gols saíram todos no segundo tempo e o Corinthians venceu por 3 x 2, no tempo normal, levando a decisão para os pênaltis, onde se classificou após vitória por 3 x 1. O próximo adversário na Copa do Brasil será o São Paulo. A ordem dos mandos de campo será definida pela CBF em sorteio nesta segunda-feira, 17. A vaga na semifinal faz o clube chegar a quase R$ 19 milhões em premiações na competição.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Cássio celebra classificação na Copa do Brasil e vê Corinthians em evolução: ‘Time que tem caráter’
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados