O Corinthians está na semifinal da Copa do Brasil! Na tarde deste sábado, 15, o Timão recebeu o América-MG na Neo Química Arena, em jogo que teve início às 16h30 (horário de Brasília), pelo duelo de volta das quartas de final da competição. O elenco de Vanderlei Luxemburgo precisava reverter uma derrota de 1 x 0 da ida e fez a lição de casa: venceu por 3 x 2, com gols de Renato Augusto, Yuri Alberto e Róger Guedes. Nos pênaltis, o clube da casa venceu por 3 x 1 e se classificou.
O América-MG entrou com uma marcação forte e o primeiro tempo foi bastante equilibrado. O Corinthians só levava perigo com lances individuais de Róger Guedes e, sobretudo, do estreante Matías Rojas, que deu um ótimo cartão de visitas com chutes de fora da área. Mas os times foram para o intervalo com o placar zerado, algo que ia dando a vaga na semifinal para o Coelho.
As equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo, que logo nos primeiros minutos mostrou que seria frenético. Logo no começo, Renato Augusto completou ótimo cruzamento de Fagner e abriu o placar para o Corinthians, igualando o placar agregado. Pouco depois, Yuri Alberto apareceu para completar assistência de Ruan Oliveira, dando a vaga parcial aos comandados de Vanderlei Luxemburgo.
Os visitante, no entanto, chegaram ao empate agregado com Benítez, que marcou um golaço após girar o corpo com a bola no ar. Mas o jogo não dava respiro e o Corinthians, logo em seguida, voltou à frente do agregado com Róger Guedes, que recebeu assistência de cabeça do zagueiro Gil, após escanteio. Só que o América-MG ainda marcou outro, com Mastriani, levando a decisão para os pênaltis, onde o Timão venceu por 3 x 1 e ficou com a vaga.
E como fica?
O resultado mantém o Corinthians vivo na Copa do Brasil. Vice-campeão em 2022, o clube se classifica à semifinal pela segunda edição seguida. O próximo adversário do Timão na competição será o São Paulo, que passou pelo Palmeiras nas quartas de final.
Próximo compromisso
O Corinthians, agora, volta o foco para a Copa Sul-Americana. Na próxima terça-feira, 11, às 21h30 (horário de Brasília), o clube enfrenta o Universitario, do Peru, no Estádio Monumental de Lima, pelo jogo de volta dos playoffs, valendo vaga nas oitavas de final. O primeiro duelo terminou com vitória alvinegra por 1 x 0.
Escalação do Corinthians
Depois de poupar todos os titulares no primeiro jogo dos playoffs da Sul-Americana, o técnico Vanderlei Luxemburgo voltou a escalar o Corinthians com força máxima para encarar o América-MG. Renato Augusto voltou a ser titular após se recuperar de um edema na panturrilha. O principal destaque ficou para a estreia do meia-atacante Matías Rojas, primeiro e único reforço contratado para o segundo semestre.
Portanto, o Timão entrou na Neo Química Arena com a seguinte formação: Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Fausto Vera, Matías Rojas e Renato Augusto; Róger Guedes e Yuri Alberto.
Os desfalques alvinegros para o duelo foram o meio-campista Paulinho (lesão no ligamento do joelho), o meia-atacante Chrystian Barletta (trauma no joelho direto) e os atacantes Gustavo Mosquito (em recuperação de lesão no joelho), Pedro (pancada no quadril) e Wesley (entorse no tornozelo). O volante Maycon não foi relacionado por opção técnica.
No banco de reservas, o treinador Vanderlei Luxemburgo contou com Carlos Miguel, Romero, Caetano, Giuliano, Matheus Bidu, Bruno Méndez, Guilherme Biro, Adson, Roni, Matheus Araújo, Ruan Oliveira e Felipe Augusto.
Escalação do América-MG
Do outro lado, o técnico Vagner Mancini também escalou uma equipe majoritariamente reserva no meio de semana, quando o América-MG visitou o Colo-Colo, do Chile, pelos playoffs da Sul-Americana, e perdeu por 2 x 1. Diante do Corinthians, o treinador entrou com força máxima e mandou a campo o que tinha de melhor à disposição.
Sendo assim, o clube mineiro começou o confronto com Mateus Pasinato; Marlon, Iago Maidana, Éder e Danilo Avelar; Lucas Kal, Juninho e Martinez; Pedrinho, Everaldo e Mastriani.
Foram, ao todo, sete desfalques para o técnico americano: Ricardo Silva, Dadá Belmonte e Adyson (lesionados), Rodrigo Varanda (emprestado pelo Corinthians), Daniel Borges (já atuou na Copa do Brasil pelo Botafogo), Aloísio (não relacionado) e Mikael (em transição).
O banco de reservas do Coelho foi composto pelos seguintes nomes: Matheus Cavichioli, Wanderson, Matheusinho, Wellington Paulista, Benítez, Felipe Azevedo, Alê, Henrique Almeida, Marcinho, Breno, Nicolas e Paulinho Bóia.
Arbitragem
Para a decisão em Itaquera, a CBF escalou o árbitro FIFA Ramon Abatti Abel. Ele contou com o auxílio dos assistentes Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos, enquanto o quarto árbitro foi Jefferson Ferreira de Moraes. Rodolpho Toski Marques ficou responsável pelo VAR.
Primeiro tempo
O Corinthians deu a saída no primeiro tempo e foi responsável pelo primeiro chute do jogo. Logo com um minuto, Róger Guedes recebeu pelo meio, levou para dentro e finalizou forte no canto, mas Mateus Pasinato espalmou para escanteio. Neste momento, Danilo Avelar, do América-MG, sentiu a coxa e teve de ser substituído logo no começo, dando lugar a Nicolas.
O escanteio foi cobrado pela esquerda e Renato Augusto dominou na ponta. O camisa 8 prendeu a bola e sofreu falta, cobrada pelo próprio meio-campista. Mas a zaga americana tirou o perigo. Em seguida, aos cinco, o Coelho desceu pela direita, fez o cruzamento e Fábio Santos desviou para escanteio, cobrado na cabeça de Éder e defendido sem dificuldades pelo goleiro Cássio.
Aos seis, Fagner fez falta em Martinez na esquerda do ataque do América-MG. O próprio meio-campista adversário cobrou direto para o gol, rasteiro, no canto e com endereço, mas Cássio se esticou bem para defender.
O Corinthians respondeu aos dez com um chute errado de Gabriel Moscardo na entrada da área, que saiu pela linha de fundo. Em seguida, Pedrinho partiu para cima de Gil no ataque, puxou para dentro e finalizou, parando novamente no goleiro alvinegro, que fez a defesa segura. Já aos 13, Everaldo fez boa jogada individual pela esquerda e ganhou escanteio, cobrado curto. E após cruzamento, Cássio segurou firme.
Nos primeiros minutos, o Timão encontrava dificuldades para tomar controle do jogo e via o Coelho levar perigo, sobretudo, pelos lados do campo, com Pedrinho pela esquerda e Everaldo pela direita. O estreante Rojas buscava criar lances no meio-campo do Corinthians, mas parecia que o desentrosamento com o restante do elenco atrapalhava o paraguaio neste início.
Aos 15, Yuri Alberto recebeu bom passe pela direita e foi parado com falta por Iago Maidana. Rojas cobrou com uma fatiada e encontrou Róger Guedes pela esquerda. O atacante apareceu para cabecear em direção ao meio da área, só que ninguém alcançou o passe de cabeça e a bola saiu pela linha de fundo.
O América-MG apertava a marcação individual e prometia dificuldades ao Corinthians. O experiente volante Juninho não desgrudava de Renato Augusto e atrapalhava uma saída de bola com mais qualidade pelo lado alvinegro. Aos 23, no entanto, Matías Rojas recebeu pelo meio e, de muito longe, arriscou um chute que raspou o travessão de Pasinato. Um minuto depois, o goleiro defendeu uma finalização de Róger Guedes antes da meia-lua.
Os comandados de Vanderlei Luxemburgo buscavam sempre finalizações de fora da área, testando Mateus Pasinato, melhor em campo no jogo de ida. Aos 29, Róger Guedes dominou bom lançamento de Gil, passou pela marcação de dois jogadores na ponta esquerda, levou mais para dentro e chutou fraco. O goleiro adversário segurou sem dificuldades.
E o time mineiro seguia levando perigo para os donos da casa. Pouco depois do chute de Guedes, Juninho encontrou bom passe para Nicolas, que foi para a linha de fundo na esquerda e cruzou para o meio da área, encontrando Everaldo. O atacante americano bateu com direção ao gol e Murillo apareceu no meio do caminho para afastar.
Logo em seguida, o Corinthians respondeu com Yuri Alberto, que recebeu ótimo passe de Matías Rojas em profundidade e apareceu dentro da área. O centroavante tinha a opção de tocar para Róger Guedes no meio da área ou de chutar cruzado. Ele bateu para o gol e acertou o lado de fora das redes de Mateus Pasinato. Aos 40, Fagner arriscou da entrada da área e a bola passou por cima do gol americano. Em seguida, o lateral fez falta em Pedrinho e sofreu cartão amarelo.
Dois minutos depois, Cássio deu ótima reposição de bola e Matías Rojas recebeu com o corredor direito livre. O paraguaio foi para cima do marcador, levou para a linha de fundo e, sem ângulo, achou excelente passe de três dedos para Róger Guedes, que apareceu na pequena área para cabecear no travessão. Foi a melhor chance do jogo até então.
Em seguida, o Coelho assustou. Martinez dominou no meio-campo e jogou na área, mas rasteiro. Gil não conseguiu afastar na entrada da área e Mastriani recebeu cara a cara com Cássio, que saiu bem e atrapalhou a finalização adversária. Logo depois, o árbitro Ramon Abatti Abel acrescentou quatro minutos neste primeiro tempo.
Já nos acréscimos, Yuri Alberto foi lançado no ataque, dominou no peito e viu Mateus Pasinato adiantado. Por isso, o centroavante arriscou um chute de cobertura, que saiu fraco e o goleiro pegou sem perigo. Pouco depois, Róger Guedes partiu em velocidade pela esquerda, invadiu a área e tocou para o meio, mas Maidana apareceu para mandar para escanteio. Rojas cobrou e a zaga adversária afastou.
Ainda deu tempo de Róger Guedes tentar nova arrancada pela esquerda, agora parando na marcação. Sem mais lances de perigo, a arbitragem encerrou o primeiro tempo sem gols. O placar ia eliminando o Corinthians da Copa do Brasil.
Segundo tempo
Os dois técnicos não realizaram alterações durante o intervalo. O América-MG começou jogando no segundo tempo e buscou chegar pela primeira vez com 40 segundos de jogos, com Pedrinho, que partiu para cima de Gabriel Moscardo na esquerda e foi desarmado pelo volante alvinegro.
Primeiro gol do Corinthians: mas quem abriu o placar foi o Corinthians, aos dois minutos, na primeira chegada alvinegra neste segundo tempo. Pelo lado direito, Róger Guedes encontrou Fagner na ponta e o lateral cruzou para dentro da área. Renato Augusto apareceu para subir alto na segunda trave, nas costas de Marlon, e cabeceou bonito para igualar o placar agregado.
Já aos cinco, o Corinthians ficou por centímetros de ampliar o placar. Moscardo recebeu na entrada da área e soltou uma bomba de pé direito. O chute assustou ao goleiro Pasinato, mas saiu pela linha de fundo.
Pouco depois, Renato Augusto achou excelente passe para Yuri Alberto na meia-lua, o centroavante dominou, entrou na área e finalizou forte. O arqueiro americano fez ótima defesa e mandou para escanteio. Antes da cobrança, o treinador Vagner Mancini colocou o meio-campista Benítez na vaga de Everaldo. O escanteio foi cobrado na cabeça de Murillo, que finalizou para fora.
Aos dez minutos, Vanderlei Luxemburgo fez suas primeiras duas substituições no Corinthians, colocando Bruno Méndez e Ruan Oliveira nas vagas de Fagner e Fausto Vera. Pouco depois das alterações, Rojas partiu pelo meio e, com confiança, arriscou de longe. Mas o chute saiu por fora.
Em busca de evitar pênaltis, o América-MG começou a sair mais de trás, mas o Corinthians se defendia bem e apostava nas saídas em velocidade no contra-ataque. Aos 18, Gil avançou pela direita e entrou na área, só que se atrapalhou e não conseguiu dar sequência na jogada.
Segundo gol do Corinthians: se o lance de Gil não surtiu efeito, o Corinthians ampliou o placar no lance seguinte, aos 19, com uma escapada em velocidade. Róger Guedes, na intermediária, tocou em profundidade para Ruan Oliveira, que apareceu na esquerda e cruzou rasteiro para o meio. Yuri Alberto apareceu no meio da área e completou para o fundo das redes de Mateus Pasinato, dando a vaga parcial ao Timão.
Yuri Alberto sofreu cartão amarelo por tirar a camisa na comemoração do gol. Atrás no placar agregado, o Coelho tentou a resposta aos 22, com Pedrinho, que pegou mal na bola e mandou muito por cima do gol de Cássio.
Primeiro gol do América-MG: o clube mineiro foi indo para cima do Corinthians e conseguiu diminuir aos 23 em um bom trabalho com a bola nos pés. O América rodou a bola na entrada da área alvinegra e encontrou Martínez, que deu bom passe para Benítez na meia-lua. O argentino dominou girando e finalizou com a bola no ar para igualar o placar agregado: 2 x 2.
Terceiro gol do Corinthians: não deu nem tempo de comemoração do América-MG e o Corinthians já marcou o terceiro, desempatando o placar agregado mais uma vez. Matías Rojas cobrou escanteio pelo lado esquerdo, Gil subiu mais alto do que a zaga americana e deu assistência de cabeça para Róger Guedes, que mergulhou no pé da trave para balançar as redes de Pasinato.
Róger Guedes também sofreu cartão amarelo por tirar a camisa na comemoração. Em seguida, Benítez foi advertido por reclamação. Aos 30 minutos, Vagner Mancini colocou Paulinho Bóia, Breno e Marcinho nas vagas de Lucas Kal, Marlon e Juninho no América-MG.
Já aos 32, Renato Augusto deu belo giro na marcação e sofreu falta perigosa perto da área e frontal ao gol americano. Róger Guedes foi para a cobrança e mandou na barreira. Na sequência, Gabriel Moscardo cometeu falta em Paulinho Bóia e foi advertido com cartão amarelo.
Segundo gol do América-MG: o jogo parecia resolvido para o Corinthians, mas o Coelho ainda marcou, aos 37 minutos, o gol que levou a decisão para os pênaltis. Benítez passou por três marcadores alvinegros, tabelou com Martínez, recebeu já dentro da área pela esquerda e rolou para Mastriani, que apareceu no meio para completar e igualar o placar agregado.
Logo após sofrer o segundo gol, Vanderlei Luxemburgo fez mais duas mudanças no Corinthians: Adson e Giuliano entraram nas vagas de Renato Augusto e Matías Rojas, que cansaram no segundo tempo. Adson entrou bem no jogo e, aos 40, arrancou pela direita, entrou na área e foi bloqueado na hora da finalização, chutando sem força e para fora. Em seguida, Moscardo deixou o campo e deu lugar a Matheus Araújo.
Aos 43, Matheus Araújo deu lindo passe em profundidade para Ruan Oliveira, que cruzou de novo na área e quase deu outra assistência para Yuri Alberto. Mas o centroavante, desta vez, não alcançou o passe e desperdiçou boa chance para o Corinthians. O jogo caminhava para uma disputa de pênaltis.
O árbitro Ramon Abatti Abel acrescentou oito minutos neste segundo tempo. O Corinthians ainda girou a bola no campo ofensivo, mas não encontrou espaços na defesa americana. Portanto, sem novos lances de perigo, a arbitragem encerrou o tempo normal com empate por 3 x 3 no placar agregado e a decisão foi para a marca da cal, onde o Timão venceu por 3 x 1.
Penalidades
Gols do Corinthians: Fábio Santos, Giuliano e Yuri Alberto.
Erros do Corinthians: Adson (Mateus Pasinato defendeu).
Gols do América-MG: Mastriani.
Erros do América-MG: Marcinho (isolou), Paulinho Bóia (Cássio defendeu) e Benítez (Cássio defendeu).
Estatísticas gerais (SofaScore)
Corinthians: três gols marcados, 60% de posse de bola, 21 finalizações (oito certas, dez erradas e três travadas), oito escanteios, dois impedimentos, 15 faltas cometidas, quatro cartões amarelos (Fagner, Moscardo, Yuri Alberto e Róger Guedes), cinco grandes chances criadas (duas perdidas), cinco defesas de Cássio, 350/433 passes, 23/47 bolas longas, 5/18 cruzamentos, 4/10 dribles, 126 perdas da posse de bola, 54 duelos ganhos, 16 disputas aéreas vencidas, 23 desarmes, três interceptações e nove cortes.
América-MG: dois gols marcados, 40% de posse de bola, 16 finalizações (sete certas, quatro erradas e cinco travadas), oito escanteios, um impedimento, 12 faltas cometidas, um cartão amarelo (Benítez), duas grandes chances criadas, cinco defesas de Mateus Pasinato, 209/283 passes, 22/50 bolas longas, 5/20 cruzamentos, 15/32 dribles, 139 perdas da posse de bola, 62 duelos ganhos, 21 disputas aéreas vencidas, 13 desarmes, dez interceptações e 16 cortes.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Corinthians pede apoio da torcida em ação contra cambismo no jogo contra América-MG
Trio do Corinthians entra pendurado para decisão contra América-MG na Copa do Brasil
Com quinteto revelado pelo Corinthians de titular, Zenit é campeão da Supercopa da Rússia
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados