Reforço de peso do Cruzeiro para 2023, Byanca Brasil é o principal nome do time que está no mata-mata do Brasileirão Feminino pela primeira vez na história e vai enfrentar o Corinthians, maior campeão nacional, em busca de uma vaga na semifinal. Mas o passado da atacante já esteve do lado alvinegro: entre 2016 e 2017, a jogadora marcou 45 gols em 75 jogos pelo clube e conquistou os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores.
Byanca Brasil marcou seu nome nos dois primeiros anos do projeto de futebol feminino do Corinthians e deixou o clube para atuar na China. De volta ao Brasil em 2020, ainda defendeu Internacional, Santos e Palmeiras antes de chegar ao Cruzeiro. Agora, a atacante, aos 27 anos, quer utilizar sua experiência para fazer história pela Raposa contra o time pelo qual despontou para o futebol.
“Já joguei do outro lado (Corinthians), no Palmeiras, no Santos, então tenho uma bagagem. Sei que esses jogos são importantes e quem errar menos vai levar essas vaga para a semifinal. Então, tento passar um pouco da minha experiência do que eu venho fazendo, tentando marcar gol, tentando ajudar o Cruzeiro ao máximo, seja marcando, seja defendendo”, disse Byanca, em entrevista publicada pelo ge.globo.
“Sei que tive passagens boas pelo Corinthians, pelo Palmeiras, e consegui marcar meu nome na história dos clubes. Mas o que mexeu comigo foi como o Cruzeiro quer elevar o futebol feminino, com eles valorizam, o que eles dão de estrutura, então isso encheu meus olhos.”
“É um desafio. muitas pessoas acreditavam que o Cruzeiro não iria conseguir, assim como foi em outros anos. A gente conseguir essa classificação já é histórico para o clube, mas a gente quer mais e vamos buscar contra o Corinthians“, completou.
Corinthians e Cruzeiro iniciam a disputa pela vaga na semifinal nesta segunda-feira, 19, às 20h (horário de Brasília), no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé-MG. Esse será o reencontro dos dois clubes após uma goleada de 7 x 1 das comandadas de Arthur Elias contra a Raposa na primeira fase do Brasileirão Feminino, na Fazendinha, com direito a quatro gols da meio-campista Gabi Zanotti.
Byanca Brasil disse que o Cruzeiro aprendeu com os erros daquele jogo, disputado em 30 de abril. De lá para cá, o clube mineiro perdeu apenas duas vezes e vem de uma sequência de quatro partidas de invencibilidade, algo que ajudou na inédita classificação ao mata-mata. A Raposa empatou com o Real Brasília na última rodada e ficou com a última vaga nas quartas.
“A gente sabe que não saímos com a vitória, mas fizemos bons jogos contra grandes equipes e a bagagem que a gente conseguiu de lá para cá conta muito para a gente. Claro que a gente aprendeu com os nossos erros no jogo contra o Corinthians, a gente sabe que não fizemos um bom jogo.”
“Foi um jogo atípico, totalmente diferente das nossas outras partidas no Brasileirão. Então é buscar esse resto de semana para tentar evoluir, olhar os nossos erros, olhar o que a gente fez de bom também e ir para cima do Corinthians para a gente tentar buscar a vitória nesse primeiro jogo“, concluiu Byanca.
Enquanto o jogo de ida será realizado nesta segunda-feira, o duelo de volta entre Corinthians e Cruzeiro está marcado para a próxima semana, dia 26, às 18h30, na Fazendinha. Tricampeãs em 2020, 2021 e 2022, as Brabas buscam o pentacampeonato nacional.
Veja mais:
Corinthians encara a Ferroviária pela liderança do Paulistão Feminino Sub-17
Corinthians Basquete inicia LDB em duelo contra Rio Claro; confira inscritos e onde assistir
Corinthians alcança feito histórico com a estreia de Malcom na Seleção Brasileira
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados