O relatório Convocados 2023, feito pelo economista Daniel Grafietti com apoio das empresas OutField Inc e Galapagos Capital, aponta que o Corinthians teve a segunda maior receita com bilheteria e sócio-Torcedor do futebol brasileiro na temporada 2022. Além disso, o levantamento ainda aponta outros números interessantes envolvendo essas fontes de receita.
De acordo com o relatório, o Corinthians arrecadou ao longo de 2022 cerca de 129 milhões de reais, somando bilheteria e o programa de sócio-torcedor. O valor que o clube arrecadou com a venda de ingressos para os jogos na Neo Química Arena foi de 98 milhões de reais, enquanto o valor ganho com o Fiel Torcedor foi de 32 milhões de reais. O Timão só fica atrás do Flamengo, que arrecadou cerca de 199 milhões de reais no total.
No quesito de ocupação média e ticket médio, o Corinthians, ao lado do Palmeiras, possui a performance mais eficiente no B2C, sigla utilizada no meio de negócios para quando uma empresa tem o cliente final como seu público-alvo. O clube tem como plataformas física o seu estádio, que oferece boas experiências aos seus torcedores.
Este levantamento foi feito tendo o Campeonato Brasileiro de 2022 como base, e o Alvinegro teve um ticket médio de aproximadamente R$65, enquanto teve uma taxa de ocupação média de seu estádio de aproximadamente 79%.
Durante o Campeonato Brasileiro de 2022, a taxa média de ocupação dos estádios foi de 47,5%. Os 79% registrados pelo Corinthians deixam o clube com a segunda maior taxa de ocupação, enquanto a maior foi a do Palmeiras, que teve 80%. O arquirrival terminou o torneio como campeão, enquanto o Timão terminou como quarto colocado.
Além disso, o Corinthians teve a segunda melhor média de público da Série A do Brasileirão, com 38.770. A média só não é maior que a do Flamengo, que teve 51.757. O Alvinegro ocupou a 36° colocação no ranking global de média de público.
Por fim, o relatório também aponta que, caso o clube decidisse repassar o custo da sua dívida inteiramente para seus torcedores mais engajados, aqueles que frequentam o estádio, o preço médio do ingresso necessário para sanar 100% da dívida teria que ser de R$1.396.
Veja mais:
Bruno Méndez atua pela seleção do Uruguai pela primeira vez desde chegada ao Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados