Uma das conquistas mais simbólicas da história do Corinthians, o Paulistão de 1977 segue sendo utilizado como referência até para personagens rivais. Agora, foi a vez do presidente do São Paulo, Júlio Casares, usar o torneio disputado há 46 anos como exemplo para destacar a importância histórica da competição estadual. Para o mandatário tricolor, o campeonato regional tem um “grande valor”.
“Nós (São Paulo) ganhamos (o Paulista) em 2021. O campeonato regional tem um grande valor. Um coirmão (Corinthians), em 1977, ganhou um título que foi festejado no Brasil todo. Um outro coirmão (Palmeiras) ganhou em 1993, salvo engano. É importante sair da fila”, declarou Casares, em entrevista à ESPN.
Tido até os dias atuais como um dos maiores títulos da história alvinegra, o Paulistão de 1977 fez o Corinthians encerrar uma fila de 23 anos sem conquistar qualquer taça – a última havia sido o estadual de 1954. Há, porém, controvérsias, uma vez que o clube foi campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1966, apesar de ter dividido o troféu com Santos, Botafogo e Vasco.
Júlio Casares, inclusive, deve se lembrar bem da conquista de 1977 do Corinthians. Nascido em 1961, o atual presidente do São Paulo tinha 16 anos na época e viu o Tricolor ser eliminado na semifinal para o Timão, que venceu a fase eliminatória em decisão contra o Palmeiras e se classificou para a final geral, diante da Ponte Preta.
E a conquista de 1977 veio no melhor estilo corinthiano possível. Depois de uma vitória por 1 x 0 no primeiro jogo da final, contra a Ponte Preta, e de uma derrota por 2 x 1, de virada, no segundo confronto, o título foi decidido no terceiro duelo, onde o Corinthians venceu por 1 x 0, com um gol chorado do ídolo Basílio, e ficou com a taça.
O título de 1977 foi o 16º Paulistão conquistado pelo Corinthians na história. De lá para cá, o clube ergueu a taça mais 14 vezes, se consolidando como o maior campeão estadual em São Paulo. O time, no entanto, não fica com o troféu desde 2019, quando foi tricampeão seguido sob o comando de Fábio Carille.
Veja mais:
Corinthians recebe Santo André para disparar na liderança do grupo nos Paulistas Sub-15 e Sub-17
Corinthians x Cuiabá: escalação, onde assistir e arbitragem
Corinthians x Tubarão: escalação, onde assistir e arbitragem
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados