Nesta quarta-feira, 7, o Corinthians enfrenta o Independiente Del Valle, às 19h (de Brasília), fora de casa, em jogo válido pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O técnico Vanderlei Luxemburgo, que ainda não tem este título em seu currículo, completa a marca de 70 jogos na competição continental.
De acordo com levantamento feito pelo ge.globo, desde 1991, Luxa já participou de nove edições da Libertadores. O treinador esteve à frente de Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Santos, Grêmio e Corinthians. Na atual edição do torneio, o comandante fará seu terceiro jogo.
Foi na edição de 2007 que Vanderlei Luxemburgo chegou mais perto do título. O técnico comandava o Santos naquele ano, e levou a equipe até a semifinal da competição continental. No primeiro jogo, perdeu para o Grêmio por 2 a 0 em Porto Alegre. Na volta, venceu por 3 a 1, mas foi eliminado pelo critério do gol fora de casa.
Antes de chegar ao Corinthians nesta temporada, a última participação de Luxemburgo na Libertadores havia sido em 2020, no comando do Palmeiras. O treinador comandou o arquirrival do Timão por cinco jogos, mas foi demitido no decorrer daquela temporada. Após a saída de Luxa, o português Abel Ferreira assumiu a equipe e conquistou o título continental.
O jogo desta quarta-feira é de extrema importância para Luxemburgo e para o Corinthians. O Timão está fora da zona de classificação com apenas duas partidas a serem disputadas nesta fase de grupos. Em caso de derrota no Equador, o Alvinegro estará eliminado da competição. A equipe depende apenas de si para conseguir a classificação para o mata-mata do torneio.
Confira as participações de Luxemburgo na Libertadores ao longo de sua carreira:
2023- Corinthians: 2 jogos na fase de grupos
2020- Palmeiras: 5 jogos na fase de grupos
2013- Grêmio: 10 jogos- eliminado nas oitavas de final
2012- Flamengo: 2 jogos na pré-Libertadores
2009- Palmeiras: 12 jogos- eliminado nas quartas de final
2007- Santos: 14 jogos- eliminado na semifinal
2004- Santos: 3 jogos na fase de grupos
2004- Cruzeiro: 3 jogos na fase de grupos;
1994- Palmeiras: 8 jogos- eliminado nas oitavas de final
1991- Flamengo: 10 jogos- eliminado nas quartas de final
Veja mais:
Sem novidades, Corinthians define escalação para decisão contra Del Valle
Adversário do Corinthians possui marca positiva histórica na Libertadores
Paulinho faz declaração após confirmação de lesão e agradece mensagens de apoio: “Em breve eu volto”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados