A torcida corinthiana foi, no mínimo, surpreendida com um dos nomes presentes na lista de relacionados do Corinthians para o jogo desta quarta-feira, 24, contra o Argentinos Juniors, na Argentina, pela Libertadores. Divulgada na última terça-feira, 23, a relação conta com o meio-campista Ruan Oliveira, jogador pouco conhecido por boa parte dos torcedores alvinegros, mas que frequenta o CT Joaquim Grava há três anos.
Mas, afinal, quem é Ruan Oliveira? Pensando em responder essa pergunta e apresentar o jogador para os corinthianos que não o conhecem, a Central do Timão traz, nesta matéria, tudo sobre o nome que é novidade do Corinthians para a decisão na Libertadores. Veja!
Chegada ao Corinthians
Ruan Oliveira veste preto e branco desde o início 2019. O meio-campista chegou ao Corinthians por empréstimo, inicialmente para o sub-20, após se destacar no profissional do Metropolitano, de Santa Catarina.
Sub-20: camisa 10 e Copinha
Pelo sub-20 do Corinthians, Ruan Oliveira disputou 49 jogos e marcou sete gols entre 2019 e 2020. O meio-campista era dono da camisa 10 na categoria, então comandada pelo técnico Dyego Coelho, e foi titular ao longo da Copa São Paulo de 2020.
A geração de três anos atrás, inclusive, contava com diversos nomes que, posteriormente, foram aproveitados no profissional, como Matheus Donelli, Lucas Piton, Xavier, Du Queiroz, Vitinho, Matheus Araújo, Adson, Gustavo Mantuan, Gabriel Pereira e Cauê.
Estilo de jogo
Ruan Oliveira é avaliado como um meio-campista armador clássico, e não à toa era dono da camisa 10 na base. Destro, o jogador também chega de trás e gosta de ajudar na transição entre defesa e ataque.
Subida para o profissional
Destaque no sub-20, Ruan Oliveira foi promovido ao profissional do Corinthians após chamar a atenção do técnico Tiago Nunes e fez quatro jogos com o elenco principal, todos em agosto de 2020 e sob o comando do treinador, no começo do Brasileirão daquele ano. Os duelos foram contra Atlético-MG (derrota por 3 x 2), Grêmio (empate por 0 x 0), Coritiba (vitória por 3 x 1) e Fortaleza (empate por 1 x 1).
Lesões
A trajetória de Ruan Oliveira no Corinthians, entretanto, foi interrompida durante três anos por conta de uma série de graves lesões. A primeira aconteceu pouco após o duelo com o Fortaleza, disputado em 27 agosto de 2020 (o jogador ainda foi relacionado para um clássico contra o São Paulo, três dias depois). Ele rompeu o ligamento do joelho esquerdo foi submetido a um processo cirúrgico, perdendo o restante da temporada.
Já em setembro de 2021, um ano após a primeira cirurgia e perto de encerrar a recuperação, Ruan Oliveira reclamou de dores e inchaço no local do procedimento e passou por uma revisão cirúrgica no joelho esquerdo. Mas, novamente quando estava próximo do retorno aos gramados, o meio-campista voltou a romper ligamento cruzado do mesmo joelho, passando por nova cirurgia.
Contrato
É importante lembrar que Ruan Oliveira chegou ao Corinthians por empréstimo. Obrigado por lei a renovar com jogadores que estão em processo de recuperação física, o clube foi prorrogando o contrato do meio-campista desde 2020. O contrato atual é válido somente até 30 de junho de 2023.
Ruan Oliveira, portanto, ainda pertence ao Metropolitano e tem apenas 10% de seus direitos econômicos ligados ao Corinthians. Se a diretoria alvinegra quiser comprá-lo após o término do vínculo, terá de desembolsar cerca de R$ 1,5 milhão por 80% do passe. Caso contrário, o jogador deve retornar ao clube catarinense.
Veja mais:
Lateral revelado pelo Corinthians é pré-convocado pela seleção profissional da Itália
Meia do Corinthians deve ser titular da Seleção Brasileira em decisão na Copa do Mundo Sub-20
Atacante que pertence ao Corinthians estreia no profissional do América-MG após destaque na base
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados