Lançado em 30 de novembro de 2022 pelo laboratório norte-americano OpenAI, o ChatGPT se tornou febre nos últimos meses e conquistou milhões de usuários ao redor do mundo. Trata-se de uma inteligência artificial treinada para gerar conversas, com respostas detalhadas e articuladas, apesar de ainda carecer de uma maior precisão em suas informações.
E para entrar na “moda” que tomou o mundo, a Central do Timão decidiu fazer a seguinte pergunta ao ChatGPT: qual é o “time ideal” entre jogadores que passaram pelo Corinthians na história? A inteligência artificial respondeu e citou diversos ídolos do clube, mas cometeu uma gafe e se desculpou logo em seguida.
De início, o ChatGPT respondeu que o “time ideal” da história do Corinthians é composto pelo goleiro Gilmar, pelo lateral-direito Zé Maria, pelo lateral-esquerdo Wladimir, pelos zagueiros Gamarra e Luizinho (sic!), pelos meio-campistas Rivellino, Sócrates, Neto e Marcelinho Carioca e pelos atacantes Teleco e Ronaldo Fenômeno.
Mas, como você, torcedor, deve saber, Luizinho foi um exímio meio-campista que defendeu o Corinthians em 607 jogos, divididos em três passagens (1948-1962, 1964-1967 e 1996) – na última, disputou apenas cinco minutos de uma partida comemorativa aos 65 anos de idade. A Central do Timão corrigiu a gafe do ChatGPT, que se desculpou e trocou o Pequeno Polegar por Chicão, campeão da Libertadores e do Mundial em 2012.
“Peço desculpas pelo erro na minha resposta anterior. Luizinho foi um grande jogador do Corinthians, porém ele jogava na posição de meio-campo, e não como zagueiro. Dessa forma, sugiro a substituição de Luizinho por Chicão como zagueiro na seleção do Corinthians”, escreveu a inteligência artificial.
A “seleção ideal” definitiva da história do Corinthians para o ChatGPT, então, ficou composta pelo goleiro Gilmar, pelo lateral-direito Zé Maria, pelo lateral-esquerdo Wladimir, pelos zagueiros Gamarra e Chicão, pelos meio-campistas Rivellino, Sócrates, Neto e Marcelinho Carioca e pelos atacantes Teleco e Ronaldo Fenômeno.
E para ter certeza que o ChatGPT estava convicto de sua resposta, fizemos a pergunta novamente, mas de uma forma diferente. Um pouco confusa, a inteligência artificial citou uma escalação diferente em relação à anterior, agora com uma nova gafe: a presença do “atacante” Rivellino – que, por curiosidade, também foi colocado em sua função original, a de meio-campista.
“Montar o melhor Corinthians de todos os tempos é uma tarefa difícil, mas aqui está uma possível escalação baseada em jogadores icônicos que marcaram a história do clube”, respondeu.
A seleção da vez montada pela inteligência artificial, portanto, ficou com o goleiro Cássio, o lateral-direito Zé Maria, o lateral-esquerdo Wladimir, os zagueiros Gamarra e Marcelo Dijan, os meio-campistas Rivellino, Sócrates e Neto e os atacantes Ronaldo Fenômeno, Tévez e Rivellino (sic!).
O ChatGPT ainda colocou alguns reservas na seleção: o zagueiro Chicão, o lateral-esquerdo Roberto Carlos, o volante Vampeta e o atacante Viola. E complementou: “É importante ressaltar que existem muitos outros grandes jogadores que poderiam ser incluídos nesta lista, como por exemplo: Biro-Biro, Basílio, Zenon, Casagrande, entre outros”, concluiu.
Confira a gafe cometida pelo ChatGPT na escalação da seleção corinthiana de todos os tempos:
Veja mais:
Trio é convocado pela Seleção Brasileira Sub-20 e será desfalque para o Corinthians em abril
Pedrinho revela que tem Renato Augusto como inspiração e relembra pisada em treino do Corinthians
De olho em Copa do Mundo e Olimpíadas, lateral do Corinthians celebra convocações à Seleção
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados