Estádio onde o Corinthians mandou os seus jogos durante décadas conquistou um dos mais renomados prêmio de arquitetura da Europa. O Complexo Pacaembu, nome da restauração do Estádio Pacaembu, conquistou o AR Future Projects, da revista inglesa The Architectural Review. O projeto foi vencedor na categoria “Antigo e Novo”
A cerimônia de entrega para o Complexo Pacaembu será no início de junho, em Londres, na Inglaterra. Além da conquista na categoria, o projeto da antiga casa corinthiana foi nomeado em outras frentes arquitetônicas, ficando entre os três projetos com mais nomeações.
O Complexo Pacaembu tem o objetivo de ser mais do que um estádio. A ideia da Concessionária Allegra Pacaembu é ter uma edificação multiuso, onde está projetado centros de empreendimentos, hotéis, museus e diversos outros espaços de lazer e entretenimento. No entanto, é de objetivo da reforma manter a identidade original do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, construído em 1940.
Para Rafael de Carvalho, arquiteto e diretor da Concessionária Allegra Pacaembu, o prêmio reconhece a dedicação e o excelente trabalho realizado. “O projeto de restauro do Pacaembu passou por diversas etapas e vem sendo aprimorado pelo esforço conjunto das equipes envolvidas e dos órgãos de preservação do patrimônio histórico. O processo projetual é extremamente enriquecedor; poder coletar tantas contribuições e colocá-las em prática é um grande privilégio”.
A empresa adquiriu a concessão do Pacaembu no início de janeiro de 2020, o contrato assinado com a Prefeitura de São Paulo foi por 35 anos. Em junho de 2021, as obras foram iniciadas, onde já foram investidos mais de 500 milhões de reais, segundo a concessionária.
O Time do Povo teve uma história marcante com o Pacaembu, a qual perdurou por oito décadas. No estádio, o Corinthians soma 1699 partidas, com 969 vitórias, 399 empates e 331 derrotas. O Alvinegro marcou 3321 gols e sofreu 1934. Foram oito títulos conquistados.
A despedida oficial do Corinthians do Pacaembu ocorreu em 2014. Em partida válida pelo Brasileirão, o Timão venceu o Flamengo por 2×0. A partir de então, o Alvinegro passaria a atuar na Neo Química Arena. A última visita do Timão ao estádio foi em 2019, como visitante, quando disputou um Derby contra o Palmeiras e empatou por 1×1, em jogo do Brasileirão.
Confira algumas fotos do projeto Complexo Pacaembu:
Veja mais:
Corinthians recebe o Athletico-PR em busca de manter a liderança no Brasileirão Feminino
Corinthians é o segundo clube brasileiro mais citado por marroquinos antes de amistoso; veja ranking
Atacante do Corinthians estreia pelo profissional da Seleção Brasileira
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados