Giuliano foi contratado pelo Corinthians em 2021 para ser o principal jogador de um time que lutava na parte de baixo da tabela do Brasileirão e para ajudar na recuperação de Luan, com quem formou dupla no Grêmio, entre 2014 e 2016. Mas quase dois anos se passaram e o ex-camisa 7 não conseguiu desempenhar o futebol de outrora. Pior: deixou de fazer parte dos planos do clube e passou a treinar separado do elenco.
Em entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN, Giuliano apontou alguns motivos que levaram a passagem de Luan pelo Corinthians ao fracasso. Reforço badalado para a temporada de 2020, o ídolo do Grêmio não atua com a camisa alvinegra há mais de um ano e apenas cumpre seu contrato em horários alternativos no CT Joaquim Grava. De acordo com o camisa 11, seu companheiro “não tem instrução familiar”.
“É difícil de explicar só o lado profissional, porque vamos bater na mesma tecla. É um menino (Luan) que não tem instrução. As pessoas que estão perto… Não sei, mas não tem instrução familiar. Então, se você já não tem base, a sua cabeça já funciona diferente“, iniciou Giuliano.
Luan chegou ao Corinthians em dezembro de 2019, apenas dois anos após ser considerado o “Rei da América” com o título da Libertadores de 2017, ainda pelo Grêmio. Para Giuliano, no entanto, o ex-camisa 7 foi contratado para ser a estrela de um time que estava em um momento ruim, algo que fez ele não conseguir repetir as boas atuações dos tempos no Rio Grande do Sul.
“Depois, foi melhor da América, fez grandes jogos, teve grandes performances… E, de repente, vem no Corinthians para resolver o problema em um momento onde ele não estava preparado para isso. Então, ele carregou um peso muito grande e o Corinthians estava em um momento ruim. Ele não conseguiu carregar e desenvolver.”
“Ele foi ficando de lado… É muito fácil apontar o dedo e falar ‘a culpa é desse, desse e desse’. O jogador também tem que ser autorresponsável e dizer ‘não, o que eu fiz para mudar? Fui treinar mais? Não. Eu fiz mais? Não. Então o que está acontecendo é processo da minha escolha’“, concluiu Giuliano.
Luan completou um ano sem atuar pelo Corinthians há cerca de duas semanas. O último jogo dele com a camisa alvinegra foi em 19 de fevereiro de 2022, contra o Botafogo-SP. No período, o meio-campista ainda foi emprestado ao Santos, onde também não teve bom desempenho. Seu contrato é válido até dezembro de 2023.
Veja mais:
Semana do Corinthians tem quartas de final do Paulistão, Brasileirão Sub-20 e rodada dupla no NBB
Corinthians finaliza primeira fase do Paulistão como melhor mandante; veja números
Atacante do Corinthians exibe marca histórica no Brasileirão Feminino
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados