A vitória alvinegra por 3 x 0 sobre o Mirassol, no último domingo, na Neo Química Arena, provou mais uma vez que o esquema tático 4-4-4, implementado pelo técnico Fernando Lázaro, encaixou no Corinthians. Ao menos em relação ao sistema ofensivo, tendo em vista que a defesa permitiu 24 finalizações do adversário e só não foi vazada por conta de (mais uma) boa atuação do goleiro Cássio.
Prova do encaixe ofensivo é que a dupla de ataque do Corinthians lidera os rankings de gols e assistências do Paulistão. Róger Guedes se isolou como artilheiro da competição após marcar duas vezes contra o Mirassol, enquanto Yuri Alberto assumiu a primeira colocação na lista de assistências ao dar o passe para o primeiro gol do camisa 10, embora não marque um gol há cinco jogos.
Róger Guedes chegou ao seu sétimo gol em dez jogos no Paulistão (curiosamente, todos foram marcados dentro da Neo Química Arena). O atacante alvinegro, assim, ultrapassou John Kennedy, da Ferroviária, e Galoppo, do São Paulo, que estão empatados na segunda colocação do ranking de artilheiros, com seis gols. Vale destacar que ambos ainda entrarão em campo pela décima rodada.
Já Yuri Alberto deu seu quarto passe para gol no Paulistão ao servir Róger Guedes neste domingo. Nenhum jogador que entrou em campo na competição deu mais assistências do que o centroavante, que lidera o ranking de assistentes à frente dos companheiros Giuliano e Renato Augusto e de nomes como Camilo (Mirassol), Wellington Rato (São Paulo) e Raphael Veiga (Palmeiras), todos com três, de acordo com o Footstats.
As presenças de Giuliano e Renato Augusto na segunda colocação do ranking de assistências do Paulistão, inclusive, corrobora ainda mais com o bom momento ofensivo do Corinthians no 4-4-2. Isso porque 100% dos gols marcados pelo time em 2023 foram originados em lances com a bola rolando, de acordo com levantamento do SofaScore. Isso, portanto, também prova que o 4-4-2 encaixou o ataque alvinegro.
O Corinthians, agora, terá uma semana livre para treinos, em busca de melhorar ainda mais o sistema ofensivo e de que corrigir problemas na defesa. Os comandados de Fernando Lázaro só voltam a campo no domingo, dia 26, às 16h (de Brasília). O adversário será o Santos, na Vila Belmiro, em clássico válido pela 11ª rodada do Paulistão.
Veja mais:
Robert Renan faz primeiro treino no Zenit e explica homenagem ao Corinthians em chegada à Rússia
Dupla do Corinthians atua em derrota da Seleção Feminina para o Canadá na She Believes Cup
Semana do Corinthians tem estreia no Brasileirão Feminino e clássico no Paulistão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados