O Corinthians recebe o Palmeiras na noite desta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), pela nona rodada da fase de grupos do Paulistão, com a missão de evitar que o adversário iguale o retrospecto do clássico na “era das Arenas”. Desde 2014, quando a Neo Química Arena e o Allianz Parque foram inaugurados, o Timão acumula uma vitória a mais do que o rival nos 28 clássicos já disputados nos dois modernos estádios.
Ao todo, na “era das Arenas”, o Corinthians venceu 11 Derbies, sendo sete na Neo Química Arena e quatro no Allianz Parque. Já o Palmeiras ganhou dez vezes: seis em Itaquera e quatro em seu estádio. Todo o levantamento foi realizado pela Central do Timão.
Assim, Corinthians e Palmeiras têm exatamente o mesmo retrospecto no Allianz Parque, com quatro vitórias para cada lado e outros três empates. Portanto, a Neo Química Arena, palco do Derby desta quinta-feira, desequilibra o histórico do clássico na “era das Arenas” a favor do Timão, que venceu uma vez a mais em Itaquera em relação ao adversário – ocorreram, ainda, outros quatro empates.
Sendo assim, o clássico de logo mais é decisivo para o histórico em questão. O Corinthians pode aumentar a vantagem no retrospecto do Derby na “era das Arenas” se vencer nesta quinta-feira, ou pode ver o Palmeiras igualar com uma vitória. Um empate mantém o Timão com um triunfo a mais.
Vale lembrar que, até o último ano, o Corinthians tinha uma vantagem mais confortável em relação ao Palmeiras na “era das Arenas”. Porém, o time alviverde venceu os clássicos disputados no Allianz Parque, pela primeira fase do Paulistão, e na Neo Química Arena, pelo segundo turno do Brasileirão, e diminuiu a desvantagem para o Timão. O duelo do primeiro turno do campeonato de 2022 foi disputado em Barueri e não entra na conta.
O Corinthians é o atual líder do Grupo C do Paulistão, com 14 pontos, e busca voltar a vencer após perder para o São Bernardo e empatar com a Portuguesa nas duas últimas rodadas. Já o Palmeiras soma 20 pontos, é o líder geral da competição estadual e quer manter a invencibilidade na temporada.
Veja o histórico geral do Derby na “era das Arenas”:
Neo Química Arena (17 jogos): sete vitórias e 17 gols marcados pelo Corinthians; seis vitórias e 18 gols marcados pelo Palmeiras;
Allianz Parque (11 jogos): quatro vitórias e 11 gols marcados pelo Corinthians; quatro vitórias e 13 gols marcados pelo Palmeiras.
Veja mais:
Promessa de 17 anos faz primeira cesta pelo Corinthians no NBB: ‘Muito importante para mim’
Corinthians perde nos pênaltis para o Ibrachina e é vice-campeão da série bronze da Copa FAM
Corinthians massacra Pato Basquete no Ginásio Wlamir Marques e volta a vencer no NBB
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados