O dia 4 de dezembro é bem especial na história do Corinthians. Há exatos 11 anos, o clube segurava um empate sem gols com o Palmeiras, no Pacaembu, e confirmava seu quinto título brasileiro. Além do ponto somado no Derby, o Timão contou com empate do vice-líder Vasco com o Flamengo para assegurar o troféu nacional.
O título se tornou mais especial por ter acontecido justamente no dia da morte do ex-meia Sócrates, um dos maiores ídolos da história do Corinthians. O Doutor faleceu na madrugada daquele domingo, às 4h30, vítima de uma falência de múltiplos órgãos em decorrência de um choque séptico.
O Corinthians não iniciou o Brasileirão de 2011 como favorito. Isso porque os comandados de Tite acabaram eliminados na fase preliminar da Libertadores daquele ano, para o modesto Tolima, da Colômbia, e foram vice-campeões do Paulistão, em final contra o Santos. O Timão, no entanto, superou todas as adversidades e começou o campeonato nacional com nove vitórias e um empate nas primeiras dez rodadas.
Um dos jogos mais marcantes daquela campanha, aliás, aconteceu logo nas primeiras rodadas. O Corinthians goleou o então líder São Paulo, que estava com 100% de aproveitamento, por 5 x 0, no Pacaembu, com três gols de Liédson, um de Jorge Henrique e um de Danilo.
Apesar da goleada, o Corinthians não teve vida fácil no Brasileirão de 2011. O time disputou a liderança rodada a rodada com o Vasco, que contava com nomes como Fagner, Fernando Prass, Juninho Pernambucano e Diego Souza. No confronto direto, o Timão levou a melhor sobre os cariocas, com vitória por 2 x 1 em São Paulo e empate por 2 x 2 no Rio de Janeiro.
O Corinthians teve uma campanha de 81 pontos no Brasileirão de 2011, dois a mais em relação ao vice-campeão Vasco. Ao longo das 38 rodadas, o Timão somou 21 vitórias, oito empates e nove derrotas, além de ter marcado 53 gols e sofrido apenas 36.
O título do Brasileirão de 2011 iniciou a década mais vitoriosa da história do Corinthians. No ano seguinte, os comandados de Tite conquistaram a inédita Libertadores, sobre o Boca Juniors-ARG, e o bicampeonato do Mundial, contra o Chelsea-ING, no Japão. Posteriormente, o clube ainda veio a levantar quatro troféus do Paulistão (2013, 2017, 2018 e 2019), uma Recopa Sul-Americana (2013) e dois Brasileirões (2015 e 2017).
Antes do título de 2011, o Corinthians já havia conquistado o Brasileirão em quatro oportunidades. Os troféus vieram em 1990, 1998 e 1999, em formato de mata-mata, e em 2005, já nos pontos corridos. O tetracampeonato, aliás, também faz aniversário neste domingo.
Veja mais:
Um dos maiores ídolos da história do Corinthians, Sócrates falecia há exatos 11 anos; clube relembra
Corinthians vence Santos nos pênaltis e vai à final do Paulista Sub-11, mas é eliminado no Sub-13
Zé Maria publica foto com jogadora do Corinthians e declara apoio ao futebol feminino
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados