O Corinthians derrotou o Cuiabá neste sábado, por 2 x 0, na Neo Química Arena, três dias após vencer o Atlético-GO por 2 x 1, no mesmo estádio. O jogo desta noite teve início às 21h (de Brasília), e foi válido pela 29ª rodada do Brasileirão. A vitória alvinegra foi construída com gols dos atacantes Yuri Alberto e Róger Guedes, assim como aconteceu contra o Dragão.
O Cuiabá até começou mais ligado no primeiro tempo e conseguiu balançar as redes com Deyverson, aos três minutos, mas o gol foi anulado por impedimento milimétrico. O Corinthians foi se encontrando aos poucos, e matou o jogo ainda na etapa inicial, com gols de Róger Guedes e Yuri Alberto. Nos últimos 45 minutos, o Timão apenas administrou o resultado favorável.
E como fica?
Com a vitória, o Corinthians chegou aos 50 pontos e manteve a quarta posição, mas diminuiu para um ponto a diferença para o terceiro colocado, que agora é o Fluminense. O Timão ainda pode terminar a rodada com dez a menos em relação ao líder Palmeiras, que só joga na segunda-feira, contra o Botafogo.
Agora, o Corinthians terá pouco tempo para descansar. Isso porque nesta terça-feira, dia 4, às 21h30 (de Brasília), a equipe visita o Juventude, no Alfredo Jaconi, pela 30ª rodada do Brasileirão.
Escalação do Corinthians
Para o confronto, o técnico Vítor Pereira não pôde contar com quatro jogadores: o lateral-direito Rafael Ramos (em transição), os volantes Maycon (em transição) e Paulinho (se recupera de lesão no joelho) e o centroavante Júnior Moraes (em transição). O treinador ainda teve os retornos dos zagueiros Balbuena e Raul Gustavo, desfalques contra o Atlético-GO, na última quarta-feira.
Assim, Vítor Pereira conseguiu escalar um Corinthians bem próximo do considerado “ideal” para o duelo. O Timão entrou em campo com Cássio; Fagner, Balbuena, Raul Gustavo e Lucas Piton; Fausto Vera, Du Queiroz e Renato Augusto; Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto.
Escalação do Cuiabá
Buscando sair da zona de rebaixamento, o Cuiabá, que iniciou a rodada na 17ª colocação, não contou com o goleiro Walter, o lateral-esquerdo Uendel e o atacante Felipe Marques, todos lesionados. Por curiosidade, os dois primeiros passaram pelo Corinthians recentemente.
Apesar dos desfalques, o técnico António Oliveira escalou o que tinha de melhor para a partida. O Dourado começou com um esquema 3-4-3, composto por João Carlos; Alan Empereur, Marllon e Joaquim; Daniel Guedes, Camilo, Pepê, Rodriguinho e Sidcley; André Luís e Deyverson.
Arbitragem
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) escalou o potiguar Caio Max Augusto Vieira para comandar o jogo. Ele teve Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA-GO) e Brigida Cirilo Ferreira (FIFA-AL) como assistentes. Já Thiago Luis Scarascati (SP) foi o quarto árbitro, e Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR) ficou responsável pela operação do VAR.
Primeiro tempo
O Corinthians deu a saída de bola e começou pacientemente trocando passes em seu campo defensivo para encontrar espaços no meio-campo. Porém, quem arriscou a primeira finalização foi o Cuiabá, quando Fausto Vera errou passe no círculo central e deu nos pés de André Luís, que arriscou de longe buscando surpreender Cássio, adiantado. O chute saiu fraco e não levou perigo.
O Cuiabá, aliás, até marcou o primeiro gol do jogo, ainda no início. Rodriguinho abriu para Sidcley na esquerda, que dominou e acertou cruzamento nos pés de Deyverson. O centroavante mandou para as redes nas costas de Raul Gustavo, mas, após cerca de três minutos de revisão da equipe de vídeo, o gol foi anulado por impedimento milimétrico do atacante auriverde.
Depois de sofrer um susto no começo, o Corinthians começou a colocar a bola no chão para se acalmar. O Timão conseguiu chegar perto da meta de João Carlos pela primeira vez aos dez minutos, após jogada entre Adson e Renato Augusto pela direita. O meio-campista foi até a linha de fundo e buscou o cruzamento, mas a zaga adversária mandou para escanteio, que o time mandante desperdiçou.
Porém, o Cuiabá não se intimidava e seguia buscando suas chances. Pepê acionou Rodriguinho, que recebeu em condições na área e finalizou rasteiro. Cássio defendeu em dois tempos. O Dourado ainda teve escanteio aos 17 minutos e tentou cobrar com jogada (mal) ensaiada, que ficou com Piton.
Já aos 19 minutos, Renato Augusto deu um chutão da defesa e a bola sobrou para Róger Guedes na esquerda. O atacante dominou com a zaga auriverde desarrumada, tentou o passe, errou, mas recuperou e manteve a posse para o Corinthians no ataque. Logo em seguida, Fagner recebeu na direita e arriscou um cruzamento, que quase encobriu João Carlos e saiu pela linha de fundo.
Aos 21, Sidcley, que fazia bom jogo, sentiu lesão na coxa esquerda e teve de deixar o campo. O lateral-esquerdo deu lugar ao meio-campista Kelvin Osorio.
Logo depois da substituição no Cuiabá, o Corinthians quase abriu o placar. Róger Guedes puxou da esquerda para o meio, dentro da área, após troca de passes com Renato Augusto, e mandou para o gol. A bola desviou no meio do caminho e sobrou para Adson, que chutou dividindo com o zagueiro e viu a bola sair pela linha de fundo.
Aos 26 minutos, Deyverson foi lançado por Pepê e sofreu falta de Raul Gustavo no campo ofensivo. A cobrança foi alçada na área, mas ninguém chegou para completar e Cássio ganhou tiro de meta. O Corinthians, neste momento, encontrava dificuldades para furar a marcação do Cuiabá, que tinha o controle do jogo dentro de suas possibilidades.
O Timão só colocou João Carlos para trabalhar aos 29 minutos. Fagner cruzou rasteiro em busca de Yuri Alberto, a bola desviou no meio do caminho e ficou com o goleiro. Logo na sequência, Róger Guedes tocou para Yuri Alberto, que ajeitou na entrada da área, finalizou o viu o arqueiro adversário espalmar.
Primeiro gol do Corinthians: se encontrando aos poucos, o Corinthians abriu o placar aos 33. A jogada começou ainda no campo defensivo, com um belo drible de Fausto Vera. A bola chegou em Róger Guedes na esquerda, que puxou para o meio e inverteu para Renato Augusto na direita. O meio-campista nem dominou e, de primeira, emendou um cruzamento na cabeça de Yuri Alberto, que mandou para o fundo das redes de João Carlos – veja abaixo.
O Corinthians foi crescendo após abrir o placar, e logo quase marcou o segundo gol. Aos 35, Renato Augusto acionou Róger Guedes, que chutou e viu a finalização desviar e passar perto da meta auriverde. Dois minutos depois, Yuri Alberto recebeu em velocidade e tocou para Du Queiroz, que bateu forte e exigiu boa defesa de João Carlos. Do outro lado, o Cuiabá foi perdendo o ímpeto inicial e não conseguia mais assustar Cássio.
O árbitro acrescentou cinco minutos neste primeiro tempo. Já no tempo extra, o Corinthians quase fez o segundo: Róger Guedes deu passe de cavadinha para Renato Augusto, por cima da zaga auriverde, e viu o meio-campista parar no goleiro João Carlos.
Segundo gol do Corinthians: o segundo saiu ainda no primeiro tempo, e de forma magnífica. Aos 48 minutos, Renato Augusto deu passe de letra para Róger Guedes na intermediária, pela esquerda. O atacante dominou, carregou, passou por três marcadores, invadiu a área e, já do lado direito, bateu seco no canto de João Paulo – veja abaixo.
Sem mais chances de perigo, o árbitro Caio Max Augusto Vieira encerrou o primeiro tempo aos 50 minutos, como prometido.
Segundo tempo
Cada técnico realizou uma alteração para o segundo tempo. Vítor Pereira colocou Gil na vaga de Balbuena no Corinthians, e António Oliveira tirou Daniel Guedes para dar oportunidade a João Lucas no Cuiabá.
O Corinthians voltou do vestiário com paciência, trocando passes em busca de espaço na defesa do Cuiabá para logo marcar o terceiro e matar o jogo. Aos quatro minutos, Fausto Vera deu forte entrada em Camilo e sofreu cartão amarelo. Pela advertência, o volante argentino, que estava pendurado, terá de cumprir suspensão automática contra o Juventude, na terça-feira.
O segundo tempo começou morno, sem grandes emoções. Em uma das poucas chegadas no início, Rodriguinho partiu em contra-ataque pelo meio e acionou Osorio, que dominou na esquerda e cruzou. Raul Gustavo mandou para escanteio, mal aproveitado pelo Dourado.
A primeira chegada do Corinthians aconteceu aos 11 minutos. Du Queiroz fez o corta-luz na intermediária e deixou com Fagner na direita. O lateral cruzou para Yuri Alberto, que ia dominar para finalizar na marca do pênalti, mas a zaga adversária afastou.
Logo em seguida, Vítor Pereira realizou mais duas alterações: saíram Yuri Alberto e Renato Augusto para as entradas de Mateus Vital e Giuliano. Pouco depois, Valdivia, Denilson e Rafael Gava substituíram Rodriguinho, Pepê e André Luís. O Dourado, portanto, já havia gastado todas as suas modificações.
Neste momento, o rendido Cuiabá não demonstrava sinais de reação e sequer incomodava o Corinthians, que tinha o total controle do jogo. Aos 19, a equipe mato-grossense até tentou em duas oportunidades, com Deyverson e Valdivia, mas Cássio defendeu os dois chutes.
A primeira metade do segundo tempo foi fraca. O Corinthians não corria riscos e não forçava em busca do terceiro, enquanto o Cuiabá não encontrava forças para reagir, mesmo com as cinco alterações de António Oliveira.
O técnico Vítor Pereira fez nova modificação no Corinthians aos 28 minutos. O treinador português colocou Ramiro na vaga de Du Queiroz.
Já aos 33, após longa troca de passes do Corinthians, o time visitante recuperou a bola e conseguiu voltar a chegar perto da meta alvinegra: Osorio acionou Valdivia, que buscou Deyverson próximo à linha de fundo. Fagner protegeu e mandou para escanteio. A cobrança saiu fechada, em direção ao gol, e Cássio segurou.
A melhor chance do segundo tempo saiu apenas aos 36 minutos. João Lucas escorreu na esquerda e deixou Mateus Vital com o campo livre. Ele carregou até a entrada da área e chapou. O chute desviou no meio do caminho e acabou sobrando para Ramiro, que bateu esquisito e ia encobrindo João Carlos. O goleiro, no entanto, se esticou para evitar o terceiro gol do Corinthians.
Logo depois, o Timão quase marcou o terceiro, que seria um golaço, de novo em bom lance de Mateus Vital. O meio-campista driblou dois marcadores em velocidade, tabelou com Róger Guedes e recebeu limpo, na entrada da área. Ele até chutou, mas teve a finalização bloqueada. Dava a impressão de que o Corinthians marcaria pelo menos mais uma vez se apertasse o adversário.
Aos 41 minutos, Vítor Pereira fez sua última alteração. O técnico português tirou Róger Guedes e promoveu a estreia do centroavante Arthur Sousa no profissional. O jovem atacante, de 19 anos, foi o artilheiro da última edição do Brasileirão Sub-20, com oito gols, e marcou 16 vezes em 24 jogos pela categoria em 2022.
Pouco depois da substituição, o Corinthians teve boa troca de passes na esquerda, com Mateus Vital e Adson, e a bola foi recuada para Fausto Vera. De longe, o volante argentino arriscou chute forte, que passou perto da trave de João Carlos.
O árbitro Caio Max Augusto Vieira acrescentou quatro minutos no segundo tempo. Já nos acréscimos, aos 46, Deyverson recebeu de Valdivia e cabeceou, para defesa tranquila de Cássio. Sem sofrer sustos, o Corinthians saiu de campo com vitória por 2 x 0, construída no primeiro tempo, e mais três pontos na tabela de classificação.
Estatísticas gerais (SofaScore)
Corinthians: dois gols marcados, 60% de posse de bola, 15 finalizações (seis no gol, duas para fora e sete travadas), sete escanteios, um impedimento, 11 faltas cometidas, um cartão amarelo (Fausto Vera), duas grandes chances criadas (nenhum perdida), quatro defesas de Cássio, 563/653 passes, 24/58 bolas longas, 3/14 cruzamentos, 7/13 dribles, 135 perdas da posse de bola, 36 disputas de bola vencidas, dez disputas aéreas vencidas, 13 desarmes, 12 interceptações e 13 cortes.
Cuiabá: nenhum gol marcado, 40% de posse de bola, nove finalizações (quatro no gol, três para fora e duas travadas), quatro escanteios, dois impedimentos, seis faltas cometidas, nenhum cartão amarelo, nenhuma grande chance criada, quatro defesas de João Carlos, 344/422 passes, 19/40 bolas longas, 4/23 cruzamentos, 3/6 dribles, 128 perdas da posse de bola, 36 disputas de bola vencidas, nove disputas aéreas vencidas, 13 desarmes, sete interceptações e 21 cortes.
Veja mais:
Corinthians terá ação com filme de vilão da DC em jogo contra o Cuiabá
Corinthians divulga escalação para enfrentar Cuiabá pelo Brasileirão
Último jogo entre Corinthians e Cuiabá teve desempenho baixo e “lei do ex”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados