Após eliminar o arquirrival Palmeiras na semifinal, em pleno Allianz Parque e com uma goleada por 4 x 0, o time feminino do Corinthians chega a sua sexta final de Campeonato Brasileiro consecutiva. As Brabas do Timão agora enfrentam o Internacional em busca do tetracampeonato da modalidade. Os jogos da inédita decisão entre as equipes serão realizados nos dias 18 e 24 de setembro, em Porto Alegre e São Paulo, respectivamente.
Para a grande decisão em Itaquera, a torcida alvinegra criou a campanha #InvasãoPorElas, com o intuito de quebrar o recorde de público do clube na Neo Química Arena em jogos do futebol feminino, nesta final de Brasileirão, que acontece no dia 24, um sábado, às 14h (de Brasília). Entretanto, a mobilização corinthiana não se restringe ao estádio alvinegro e parte da torcida já se prepara para acompanhar as Brabas no primeiro jogo decisivo, em Porto Alegre.
A Central do Timão conversou com a diretora de futebol feminino do Corinthians, Cris Gambare, e com alguns torcedores para saber como estão os preparativos e a expectativa para esta invasão à capital gaúcha.
A corinthiana Bruna Porto é uma das responsáveis pela campanha #InvasãoPorElas. Residente no estado de Santa Catarina, ela se revelou surpresa com a mobilização dos torcedores que vivem no Sul do país para este jogo.
“Eu fiquei bem surpresa com a movimentação aqui dos estados do Sul. Nós temos a Fiel Santa Catarina, a Fiel Sul e o Movimento Sul Corinthiano, e todos estão envolvidos nesta caravana para Porto Alegre para acompanhar o jogo das Brabas. Vamos levar charanga, instrumentos, faixas… A meta é sair daqui (de Santa Catarina) com dois ônibus cheios para encontrar o pessoal lá na sede e fazer uma recepção para as Brabas no hotel, depois vamos todos juntos para o Beira-Rio”, explicou Bruna.
Dila Bramer integra o departamento de bandeiras do Loucas Por Ti Corinthians, um coletivo de torcedoras alvinegras que acompanha o Timão em todas as modalidades esportivas e ainda realiza algumas ações sociais. Elas também estarão presentes na final em Porto Alegre, e conseguiram fretar um ônibus com a ajuda de Cris Gambare. À Central do Timão, a torcedora revelou que a expectativa para a sua segunda caravana em prol do futebol feminino é grande.
“A Cris falou que ia ajudar a conseguir um ônibus pra gente, ainda não tínhamos certeza se daria certo, mas reservamos nossos ingressos para chegarmos lá garantidas. Tá sendo muito emocionante pra gente, algumas meninas até choraram. Esse negócio de viver o Corinthians é muito louco, a gente gosta muito. Estaremos lá e cantaremos os 90 minutos”, afirmou Dila.
Paulo Guanes, liderança da torcida organizada Gaviões da Fiel no Rio Grande do Sul e membro da Fiel Porto Alegre, ajudou alguns coletivos e torcedores do Timão com as caravanas para o primeiro jogo da final. Além de receber os corinthianos que irão ao Beira-Rio, ele também está envolvido com os preparativos para a recepção das Brabas.
“Nossa expectativa já começou desde o chaveamento da semifinal, quando caiu São Paulo x Internacional, nos já sabíamos que havia uma possibilidade de termos uma final em Porto Alegre. Então, quando o Inter se classificou, nós já começamos a nos mobilizar por aqui. Falei com a Cris para saber do que elas precisavam e ela me respondeu que de muito apoio, pois será um jogo difícil”, contou Paulo à Central do Timão.
“A Cris também teve a iniciativa de buscar patrocinadores para viabilizar a presença da Fiel nesta final. E ela conseguiu um ônibus para São Paulo, dois que sairão de Santa Catarina e mais dois aqui para o Rio Grande do Sul, um que sairá de Pelotas e outro de Caxias do Sul. Só enaltecer o trabalho dela, que é fundamental não só para o Corinthians, mas para o futebol feminino, porque ao montar um time extremamente competitivo como o do Timão, ela, também com o excelente trabalho do Arthur Elias e toda a equipe, inspirou outras equipes que não valorizavam a modalidade a fazerem o mesmo”, continuou.
“O nosso pessoal aqui também está preparando uma recepção para as Brabas, com algumas surpresas. Queremos que elas se sintam acolhidas e saibam que não importa onde forem jogar, nós estaremos lá. Porque para a Fiel não existe distância. Eu penso que não adianta só fazer campanha pelas minas, nós temos que estar presentes, em todas as modalidades e todos os jogos, não só em finais, evidentemente que a mobilização é maior numa final, mas temos que apoiar sempre”, concluiu.
A diretora Cris Gambare, nome forte do futebol feminino do Corinthians, sabe que pode contar com a Fiel, dentro ou fora de casa, e disse que o apoio recebido é um reflexo do trabalho realizado.
“A Fiel está sempre conosco e esse é um dos nossos maiores títulos. Foi assim em 2017, no Paraguai, em 2019 no Espírito Santo e tenho certeza que também será assim em Porto Alegre. Fico muito feliz e, na minha opinião, é o reflexo do trabalho que fazemos. Sempre com muito profissionalismo e, sem dúvidas, com muita paixão pelo que fazemos e pela instituição”, afirmou.
Vale ressaltar que o Timão esteve envolvido em todos os jogos com maior presença de público desta temporada, além de ser o recordista geral da modalidade em solo nacional, com 30.077 presentes na final do Paulistão do ano passado, diante do rival São Paulo, na Neo Química Arena. Para a partida em Porto Alegre, no entanto, o Corinthians terá somente mil ingressos à disposição de sua torcida, carga destinada pelo mandante colorado.
Internacional e Corinthians fazem o primeiro duelo da final neste domingo, dia 18, às 11h, no estádio Beira-Rio. A partida será transmitida ao vivo para todo o Brasil pela Band e pelo SporTV.
Confira os maiores públicos do futebol feminino em 2022:
1º – Corinthians x Grêmio – 19.547 torcedores
2º – Corinthians x Palmeiras – 18.622 torcedores
3º – Corinthians x Palmeiras – 13.890 torcedores
4º – Corinthians x Real Brasília – 9.854 torcedores
5º – Palmeiras x Corinthians – 5.947 torcedores
Leia também:
Globo deve fechar acordo para transmitir Libertadores Feminina de 2022
Corinthians se mantém à frente de rivais e segue com maior arrecadação de bilheteria do Brasil
Corinthians se classifica para quarta final nacional em 2022; duas ainda podem ser alcançadas
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados