No dia 2 de setembro de 1923, o Corinthians conquistou seu quarto título do Campeonato Paulista em sua história, sendo esse o segundo de uma sequência de três seguidos (1922-1923-1924). A conquista veio com vitória para cima do São Bento no Estádio da Ponte grande e com a ajuda do rival Palmeiras, que venceu o Sírio. Vale lembrar que o campeão era definido pelo maior pontuador geral.
Logo, o aniversário de 99 anos de mais uma taça do Timão foi lembrado pelo clube alvinegro em suas redes sociais.
O que atualmente é conhecido como Paulistão ou Campeonato Paulista, à época recebia o nome de Campeonato de Foot-Ball da Associação Paulista de Sports Athleticos. Assim, o Corinthians ganhou o torneio pela quarta vez em sua história e segunda seguida – o que viria a se tornar um tricampeonato com o título de 1924.
A competição era disputada por todos os times filiados à Associação Paulista de Sports Athleticos e tinha seu regulamento fundamentado no seguinte molde: 12 equipes se enfrentavam entre si no primeiro turno. Então, as oito melhores se qualificavam para o segundo turno e duelavam, mas com o mando de campo invertido em relação ao primeiro turno. Por fim, o campeão era definido pela soma da pontuação nas duas etapas, ou seja, o maior pontuador geral. É importante informar também que, diferente dos padrões atuais, a vitória valia dois pontos e o empate, um ponto.
Logo, com vitória por 3 x 0 sobre o São Bento e triunfo do arquirrival por 2 x1 diante do Sírio, o Timão se sagrou campeão do Campeonato Paulista de 1923.
Veja tweet oficial do Corinthians relembrando a conquista alvinegra:
Veja mais:
Escalação: Corinthians faz penúltimo treino antes de enfrentar o Internacional
Corinthians deve chegar a R$ 750 milhões e ter maior receita de sua história em 2022, diz Duilio
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados