- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
O Corinthians venceu o Real Brasília por 1 x 0, na manhã do último domingo, na Neo Química Arena, e confirmou sua vaga na semifinal do Brasileirão Feminino. Além da classificação, o Timão contou com a eliminação da Ferroviária nas quartas de final para se isolar como clube que mais vezes esteve entre os quatro melhores da competição nacional na história. O levantamento foi realizado pela Central do Timão.
Com a vitória por 3 x 0 no placar agregado contra o Real Brasília, o Corinthians chegou à sua sexta semifinal de Brasileirão Feminino, sendo todas de forma consecutiva. Uma das principais rivais do Timão no futebol feminino, a Ferroviária também poderia ficar entre as quatro melhores equipes do torneio pela sexta vez, mas acabou eliminada para o São Paulo, na noite de domingo, na Arena Barueri.
Vale lembrar que o Brasileirão Feminino foi realizado pela primeira vez em 2013 e o Corinthians estreou na competição em 2016, quando o clube reativou o futebol feminino. A edição de seis anos atrás, inclusive, foi a única em que o Timão não esteve na semifinal em suas sete participações, caindo na segunda fase ao ficar na terceira colocação de um grupo com Flamengo, São José e Iranduba.
Além de Corinthians e Ferroviária, apenas um outro time também esteve pelo menos cinco vezes na semifinal do Brasileirão Feminino. Trata-se do Rio Preto, campeão em 2015 e vice-campeão em 2016, para o Flamengo, e em 2018, para o Timão. O clube do interior paulista, no entanto, encerrou as atividades do futebol feminino no início de 2019 por não conseguir arcar com as despesas da modalidade.
Em tempo: o Corinthians enfrenta o Palmeiras na semifinal da atual edição do Brasileirão Feminino. O primeiro jogo deve acontecer no próximo domingo, com mando alvinegro, enquanto a volta está inicialmente marcada para o dia 11 de setembro, com mando alviverde. A CBF ainda não detalhou locais e horários dos confrontos. O Timão busca seu quarto título nacional.
Veja o ranking de clubes com mais semifinais na história do Brasileirão Feminino:
6 semifinais: Corinthians;
5 semifinais: Ferroviária e Rio Preto;
3 semifinais: Centro Olímpico, Avaí/Kindermann, Palmeiras, São José-SP e Flamengo*;
2 semifinais: São Paulo;
1 semifinal: Santos, Foz Cataratas, Botafogo, Tiradentes-PI, Iranduba e Internacional*.
*Flamengo e Internacional decidem, na tarde desta segunda-feira, no Beira-Rio, a última vaga na semifinal da atual edição do Brasileirão Feminino. O primeiro jogo terminou com vitória por 3 x 1 para o Colorado, no Rio de Janeiro. Corinthians, Palmeiras e São Paulo já estão classificados.
Veja mais:
Zagueiro que atuou com Gil e Felipe no Corinthians anuncia aposentadoria aos 35 anos
Escalação: Corinthians se reapresenta após derrota e inicia preparação para decisão na Copa do Brasil