O coordenador das seleções de base da CBF e tetracampeão mundial, Branco, disse que uma lista do Centro de Pesquisa e Análise da Seleção Brasileira conta com 18 nomes de jogadores com potencial para ser “melhor do mundo” no futuro. Entre eles, estão dois corinthianos: os atacantes Yuri Alberto, de 21 anos, e Pedro, de 16.
“A gente tem um planejamento para a geração 2030. O objetivo é formar bem e com espírito vitorioso. As gerações que vêm aí do futebol brasileiro são espetaculares. O dia a dia me dá confiança (de que o país terá de novo um melhor do mundo). Os treinos que a gente faz na Granja Comary e a qualidade individual de cada atleta dão essa certeza”, explicou Branco, em entrevista à Folha de S. Paulo.
“Começamos a abrir o campo de observação. A gente precisa ter controle geral do mercado porque trabalhamos em todas as seleções. Precisamos ter uma linha de trabalho boa porque o Brasil é um celeiro. A base sempre foi a saída para o futebol brasileiro. Temos tudo monitorado, mas a pandemia prejudicou muito por não podermos viajar. Temos uma ferramenta online para isso, mas in loco é sempre melhor. Você vê como é o atleta, conversa com as pessoas do clube dele, com familiares”, complementou.
Além dos dois jogadores do Corinthians, a lista da CBF ainda conta com nomes como Rodrygo (Real Madrid-ESP), Martinelli (Arsenal-ING), Kaio Jorge (Juventus-ITA), Reinier (Real Madrid-ESP), Lázaro (Flamengo), Marcos Leonardo (Santos), Matheus Martins (Fluminense), Patryck (São Paulo), Vinícius Tobias (Real Madrid), Andrey (Vasco), Ângelo (Santos), Vitor Roque (Athletico-PR), Nathan Ribeiro (Grêmio), Matheus Gonçalves (Flamengo), Endrick (Palmeiras) e Luis Guilherme (Palmeiras).
Formado nas categorias de base do Santos, Yuri Alberto chegou ao Corinthians há pouco mais de um mês. O centroavante está emprestado pelo Zenit, da Rússia, até o meio do ano que vem. Ele acumula seis jogos com a camisa alvinegra, mas ainda não marcou gols e nem deu assistências.
Já Pedro é uma das principais promessas da base do Corinthians. Nascido em 2006, o atacante acumula 22 jogos e oito gols marcados entre sub-17 e sub-20 do Timão. O garoto integrou o elenco alvinegro na última Copa São Paulo, mesmo com cinco anos a menos em relação à idade máxima permitida na competição. Ele ainda não recebeu chances no profissional, mas vem sendo observado pelo técnico Vítor Pereira.
Veja mais:
Dorival Júnior prega cautela antes de jogo decisivo contra o Corinthians: “Não podemos vacilar”
De olho neles! Saiba quem são os destaques do Flamengo, adversário do Corinthians, na Libertadores
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados