Você sabia que em 1º de agosto de 1982, o Corinthians goleou o rival Palmeiras, no Morumbi, e Casagrande fechou a goleada marcando três gols em três minutos? Veja essa e outras histórias que marcam a data na história do Timão.
Com apenas 19 anos, o jovem Casagrande encarava o desafio do Dérbi no Morumbi, pelo Paulista de 1982. Após um placar de 2×1 até que controlado para o Timão, o centroavante deu show e marcou três gols em três minutos. A noite mágica de ‘Casão’ trouxe um sonoro 5×1 sobre o maior rival do Corinthians.
Começava o Campeonato Paulista, e o Corinthians disputava a extinta Taça de Prata (as quatro melhores equipes do Estadual disputavam a Taça de Ouro, o Corinthians era uma delas). O rival Palmeiras, recém-eliminado na primeira fase da Taça de Prata (atual segunda divisão). A rivalidade entre os dois estava acirrada, pois o Corinthians não vencia o rival desde 1980.
40 mil torcedores ocuparam as arquibancadas do Morumbi, mesmo com o Corinthians tendo iniciado o Estadual com derrota por 1×0 para o São Bento. Ainda no primeiro tempo, Biro-Biro abriu o placar para o Timão. Com o jogo equilibrado, Gilmar, o goleiro alviverde chuta Ataliba e, expulso, foi substituído por João Marcos. No segundo tempo, o Palmeiras empata, mas, em seguida, Sócrates faz 2×1 de pênalti para o Alvinegro.
Aí a estrela de Casagrande brilhou. O então garoto de 19 anos marcou três gols, aos 37, 38 e 40 minutos, fechando o placar em 5×1 para o Corinthians. Uma noite memorável para a Fiel torcida.
Naquele ano, o Corinthians acabou campeão Paulista mais uma vez, com grande campanha, vencendo o São Paulo duas vezes na final.
Ficha técnica do jogo
Corinthians 5×1 Palmeiras
1º de agosto de 1982
Estádio do Morumbi
Campeonato Paulista
Árbitro: Ulysses Tavares
Público: 40.542
Corinthians: Solito, Alfinete, Gomes, Mauro, Wladimir, Paulinho, Biro-Biro, Sócrates (Eduardo), Zenon, Ataliba e Casagrande. Técnico: Mário Travaglini.
Palmeiras: Gilmar, Benazzi, Luís Pereira, Polozzi, Jaime Bôni, Rocha, Célio, Jorginho, Barbosa, Aragonés (João Marcos) e Baroninho. Técnico: Fedato.
Gols: Biro-Biro (34′), Jorginho (50′), Sócrates (68′) e Casagrande (82′, 83′ e 85′).
O primeiro dia de agosto também é marcado pelo confronto contra um dos maiores fregueses internacionais do Corinthians, a italiana Roma. O jogo foi válido pela Pequena Taça do Mundo, realizada na Venezuela. O Timão de Luizinho e Cláudio não tomou conhecimento dos romanos e aplicou um 3×1.
Ficha técnica do jogo
Roma 1×3 Corinthians
1º de agosto de 1953
Estádio Olímpico de Caracas – Venezuela
Árbitro: Braumberger
Roma: Moro (Albani), Azimonti, Cardarelli, Bertoletto (Célio), Venturi, Venturi, Perissinoto, Pandolfini, Galli, Bronée (Ferracioli) e Ghiggia. Técnico: Mário Varglien.
Corinthians: Cabeção, Homero, Olavo, Idário (Sula), Goiano (Julião), Roberto, Cláudio, Luizinho, Vermelho, Carbone e Mário (Souzinha). Técnico: Rato.
Gols: Cláudio (27′), Galle (28′) e Luizinho (63′ e 88′).
Em 1º de agosto de 1992, o Corinthians fez um amistoso contra o ex-time do centroavante Jô, que na época se chamava Nagoya Grampus Eight. O jogo aconteceu na cidade de Nagoya, no Japão, e contou com gols já após os 35 minutos do segundo tempo. Wilson Mano fez o único do Timão em terras orientais.
Ficha técnica do jogo
Nagoya Grampus 1×1 Corinthians
1º de agosto de 1992
Nagoya-Shi Mizuho – Nagóia, Japão
Amistoso Internacional
Nagoya: não disponível
Corinthians: Ronaldo, Giba, Marcelo, Henrique, Nelsinho (Elias), Wilson Mano, Ezequiel, Neto (Embu), Fabinho (Tupãzinho), Nílson e Viola (Marques). Técnico: Basílio.
Gols: Attsuya Assano (83′) e Wilson Mano (89′).
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados